O comportamento do consumidor na era digital.


Você sabe que hoje a internet é o ponto de partida para a compra de produtos e serviços, criar relacionamentos, atrair novos negócios e desenvolver a identidade de uma marca.




O consumidor do século XXI pesquisa e se informa antes de comprar qualquer coisa, os sites dão poder aos usuários, que deixam suas experiências e permitem que as experiências de terceiros sejam consultadas, dando ao indivíduo informações antes de finalizar a compra.

O Google fez uma grande pesquisa onde foi concluído que a internet mudou a decisão da compra do ponto de venda convencional para a rede, veja algumas conclusões que o Google chegou por meio dessa pesquisa:

Mais de 62% dos consumidores consultam informações on-line antes de fazer uma compra. Eles procuram indicações em sites de buscas e nas redes sociais.

32% dos consumidores conversam ou compartilham informações antes de comprar.

83% dos usuários que buscaram informações na internet confiavam na opinião de outros usuários da rede para realizar as compras, com uma procura de quatro a sete opiniões.

No primeiro momento nós temos uma pessoa com um desejo que se tona necessário, uma dúvida ou um pensamento. Ele busca o no Google o que chamamos de palavra-chave, por exemplo: “Remoção de Tatuagem”, aí analisa os resultados e clica em quais achou mais interessante. Chegou a fase de fazer uma comparação qual site tem a “melhor resposta”. Lembre-se que essa mesma busca pode ser iniciada no Facebook, Youtube ou nas demais redes sociais.

O consumidor separa os sites e blogs que responderam melhor a seu desejo, a seleção dos sites e blogs incluem vários fatores objetivos e subjetivos como qualidade do texto, imagens, área de atendimento, combinação de cores, rapidez no carregamento da página e diversos outros fatores.
Depois vem a hora de comprar. Aqui o consumidor verifica a relação entre os valores e os preços de cada local. Veja como é simples:

Preço é a quantidade de dinheiro que você paga por algo, valor é quanto você percebe as vantagens de um produto ou serviço, por exemplo, uma das clínicas tem vários depoimentos de clientes, muitas curtidas no Facebook, tem vários vídeos mostrando os procedimentos realizados, responde rapidamente um e-mail ou recado que você mandou e que teve um ótimo atendimento por telefone, o consumidor sempre ficará mais confortável em ir a uma clínica com essas características, que demonstra mais valores do que a concorrência.


Se o consumidor tiver um ótimo atendimento, um excelente serviço que atenda as suas expectativas, com um preço que ele julgue justo, com certeza ele comentará e indicará a seus amigos e seguidores da rede, e te classificará positivamente no seu site. Mas se ele for mal atendido, comentará em todas essas mesmas redes sociais e no reclame aqui e dificilmente a clínica se manterá no mercado.


No marketing digital, conquistar seu consumidor se dá de uma forma muito mais sutil, e perdê-lo também pode ser mais fácil. Por isso, o importante é desenvolver um relacionamento a longo prazo, que tragam resultados a cada venda, enquanto se garante uma boa experiência do cliente.

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Autor:
  • ·         Iago Jose Matos Martins Lyra




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