Você sabe que hoje a internet é o
ponto de partida para a compra de produtos e serviços, criar relacionamentos,
atrair novos negócios e desenvolver a identidade de uma marca.
O consumidor do século XXI
pesquisa e se informa antes de comprar qualquer coisa, os sites dão poder aos
usuários, que deixam suas experiências e permitem que as experiências de
terceiros sejam consultadas, dando ao indivíduo informações antes de
finalizar a compra.
O Google fez uma grande pesquisa onde
foi concluído que a internet mudou a decisão da compra do ponto de venda
convencional para a rede, veja algumas conclusões que o Google chegou por meio
dessa pesquisa:
Mais de 62% dos consumidores
consultam informações on-line antes de fazer uma compra. Eles procuram
indicações em sites de buscas e nas redes sociais.
32% dos consumidores conversam ou
compartilham informações antes de comprar.
83% dos usuários que buscaram
informações na internet confiavam na opinião de outros usuários da rede para realizar
as compras, com uma procura de quatro a sete opiniões.
No primeiro momento nós temos uma
pessoa com um desejo que se tona necessário, uma dúvida ou um pensamento. Ele
busca o no Google o que chamamos de palavra-chave, por exemplo: “Remoção de
Tatuagem”, aí analisa os resultados e clica em quais achou mais interessante.
Chegou a fase de fazer uma comparação qual site tem a “melhor resposta”.
Lembre-se que essa mesma busca pode ser iniciada no Facebook, Youtube ou nas
demais redes sociais.
O consumidor separa os sites e
blogs que responderam melhor a seu desejo, a seleção dos sites e blogs incluem
vários fatores objetivos e subjetivos como qualidade do texto, imagens, área de
atendimento, combinação de cores, rapidez no carregamento da página e diversos
outros fatores.
Depois vem a hora de comprar.
Aqui o consumidor verifica a relação entre os valores e os preços de cada local.
Veja como é simples:
Preço é a quantidade de dinheiro
que você paga por algo, valor é quanto você percebe as vantagens de um produto
ou serviço, por exemplo, uma das clínicas tem vários depoimentos de clientes, muitas
curtidas no Facebook, tem vários vídeos mostrando os procedimentos realizados, responde
rapidamente um e-mail ou recado que você mandou e que teve um ótimo atendimento
por telefone, o consumidor sempre ficará mais confortável em ir a uma clínica
com essas características, que demonstra mais valores do que a concorrência.
Se o consumidor tiver um ótimo
atendimento, um excelente serviço que atenda as suas expectativas, com um preço
que ele julgue justo, com certeza ele comentará e indicará a seus amigos e
seguidores da rede, e te classificará positivamente no seu site. Mas se ele for
mal atendido, comentará em todas essas mesmas redes sociais e no reclame aqui e
dificilmente a clínica se manterá no mercado.
No marketing digital, conquistar
seu consumidor se dá de uma forma muito mais sutil, e perdê-lo também pode ser
mais fácil. Por isso, o importante é desenvolver um relacionamento a longo
prazo, que tragam resultados a cada venda, enquanto se garante uma boa
experiência do cliente.
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Autor:
- · Iago Jose Matos Martins Lyra
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