Ética é sempre um assunto que envolve muita discussão.
Hoje iremos abordar a ética no profissional de marketing em todos os âmbitos da
profissão.
Para ser
um profissional ético, tem que ser primeiramente um cidadão ético, não se
consegue ter uma divisão entre os dois mundos, não se escolhe quando utilizar a
ética, ou melhor, não deveria ser assim.
·
Os deveres com a sociedade
O profissional de marketing
deverá, como toda pessoa, cumprir os deveres essenciais de cidadania;
Contribuir para o constante
progresso das instituições e do bem-estar da população;
Respeitar de forma rigorosa
o direito a privacidade dos cidadãos com quem se relacione;
Zelar para que suas
atividades não resultem direta ou indiretamente em qualquer agressão ao meio
ambiente ou ainda qualquer discriminação por motivos de ordem étnica,
religiosa, politica, cultural, de gênero, nacionalidade, estado civil, idade,
aparência ou classe social;
Colaborar para o desenvolvimento
da profissão buscando sempre, para si mesmo e para os demais profissionais,
maior capacitação e constante atualização.
·
Deveres em relação às estratégias de
marketing
Procurar certifica-se tanto
quanto seja possível e razoável, de que os produtos e serviços que oferece ao
mercado são adequados aos fins propostos, alertando sempre seus clientes, com
clareza e nitidez, sobre qualquer potencial consequência negativa;
Informar sempre, de forma
clara e completa a todos os seus clientes efetivos os critérios de remuneração
de seus produtos e serviços, sempre sem deixar qualquer duvida sobre o
respectivo valor final total;
Identificar com exatidão a
origem de qualquer outra informação relevante para aferir sua confiabilidade de
qualquer dado de pesquisa de mercado que utilize na comunicação;
Não utilizar qualquer forma
de venda, promoção ou comunicação que possa induzir em erro seja por omissão de
dados relevantes, seja pela apresentação falsa ou distorcida de informações e
dados.
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Deveres no exercício cotidiano da profissão
Buscar com diligencia os
resultados de natureza material ou institucional que tenham sido estabelecidos
na estratégia de marketing da instituição para qual trabalhe;
Manter sigilo absoluto sobre
qualquer informação que não seja de caráter público e a que venha ter acesso,
direta ou indiretamente, no exercício de sua atividade profissional e cuja
divulgação possa ainda que minimamente, prejudicar seus clientes ou a
instituição em que trabalha;
Não apresentar como seu,
total ou parcialmente, o trabalho de outra pessoa;
Ao participar de reuniões ou
encontros sobre assuntos de proveito coletivo, em que haja potenciais conflitos
de interesses, informar previamente aos demais participantes da existência dessas
divergências.
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Autores: Alef Moraes, Aline
Hermann, Caroline Rufino, Douglas Carneiro, Giuliana Cardena, Ismael Rúbio,
Murilo Dias, Thyanne Siqueira, Vanessa Félix e Victoria Barbieri
Fontes:
http://www.hofmanndesign.com.br/market/codigo-de-etica-do-profissional-de-marketing/
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552003000400004
http://www.implantandomarketing.com/etica-profissional-nao-e-opcao/
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