Código de Ética do Profissional de Marketing

Ética é sempre um assunto que envolve muita discussão. Hoje iremos abordar a ética no profissional de marketing em todos os âmbitos da profissão.

Para ser um profissional ético, tem que ser primeiramente um cidadão ético, não se consegue ter uma divisão entre os dois mundos, não se escolhe quando utilizar a ética, ou melhor, não deveria ser assim.

·        Os deveres com a sociedade

O profissional de marketing deverá, como toda pessoa, cumprir os deveres essenciais de cidadania;
Contribuir para o constante progresso das instituições e do bem-estar da população;
Respeitar de forma rigorosa o direito a privacidade dos cidadãos com quem se relacione;
Zelar para que suas atividades não resultem direta ou indiretamente em qualquer agressão ao meio ambiente ou ainda qualquer discriminação por motivos de ordem étnica, religiosa, politica, cultural, de gênero, nacionalidade, estado civil, idade, aparência ou classe social;
Colaborar para o desenvolvimento da profissão buscando sempre, para si mesmo e para os demais profissionais, maior capacitação e constante atualização.

·        Deveres em relação às estratégias de marketing

Procurar certifica-se tanto quanto seja possível e razoável, de que os produtos e serviços que oferece ao mercado são adequados aos fins propostos, alertando sempre seus clientes, com clareza e nitidez, sobre qualquer potencial consequência negativa;
Informar sempre, de forma clara e completa a todos os seus clientes efetivos os critérios de remuneração de seus produtos e serviços, sempre sem deixar qualquer duvida sobre o respectivo valor final total;
Identificar com exatidão a origem de qualquer outra informação relevante para aferir sua confiabilidade de qualquer dado de pesquisa de mercado que utilize na comunicação;
Não utilizar qualquer forma de venda, promoção ou comunicação que possa induzir em erro seja por omissão de dados relevantes, seja pela apresentação falsa ou distorcida de informações e dados.
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·        Deveres no exercício cotidiano da profissão

Buscar com diligencia os resultados de natureza material ou institucional que tenham sido estabelecidos na estratégia de marketing da instituição para qual trabalhe;
Manter sigilo absoluto sobre qualquer informação que não seja de caráter público e a que venha ter acesso, direta ou indiretamente, no exercício de sua atividade profissional e cuja divulgação possa ainda que minimamente, prejudicar seus clientes ou a instituição em que trabalha;
Não apresentar como seu, total ou parcialmente, o trabalho de outra pessoa;
Ao participar de reuniões ou encontros sobre assuntos de proveito coletivo, em que haja potenciais conflitos de interesses, informar previamente aos demais participantes da existência dessas divergências.

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Autores: Alef Moraes, Aline Hermann, Caroline Rufino, Douglas Carneiro, Giuliana Cardena, Ismael Rúbio, Murilo Dias, Thyanne Siqueira, Vanessa Félix e Victoria Barbieri

Fontes:
http://www.hofmanndesign.com.br/market/codigo-de-etica-do-profissional-de-marketing/
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552003000400004
http://www.implantandomarketing.com/etica-profissional-nao-e-opcao/ 

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