Se você compreender o processo de
decisão de compras dos seus consumidores e os fatores que os levam a comprar
seus produtos ou serviços, irá aumentar suas vendas!
Com a crise que estamos passando
em nosso país e ainda mais com o desemprego em alta muitas empresas tiveram
queda em seu faturamento e outras foram severamente afetadas a ponto de terem
de fechar suas portas.
O processo de decisão de compras
do consumidor ocorre antes, durante e depois de realizarem quaisquer compras.
Geralmente se inicia quando o
consumidor percebe que tem alguma necessidade e identifica que precisa fazer
alguma coisa para mudar a situação em que se encontra.
Aí ocorre o processo de buscas
por informações, onde os consumidores buscam em diversas fontes se o produto ou
serviço que querem adquirir irá suprir suas necessidades, uma indicação conta
muito nessa hora e fatores como memória ajudam bastante, a internet e as redes
sociais são importantes nessa avaliação de compras pois hoje em dia temos as
informações na palma de nossa mão pelos nossos smartphones.
Assim que já verificou as
informações necessárias o consumidor passa a selecionar e escolher entre as
alternativas que tem disponível, um método bastante comum é o modelo
compensatório, onde considerando as características do produto o cliente o
define através de pontos fortes e pontos fracos para que chegue a sua
conclusão. Esta etapa é de extrema importância, pois devemos conhecer bem os
atributos que nosso consumidor-alvo busca no produto a ser adquirido, pois ele
pode abrir mão de algumas características do produto que lhe é oferecido em
troca de outras que julga que irão satisfazer melhor suas necessidades.
O próximo processo que ocorre é a
Compra, onde o consumidor adquire o produto ou serviço desejado, é importante
garantir que os produtos estejam acessíveis e disponíveis e que os serviços
possam ser executados de acordo com o que é ofertado. Muitas empresas hoje
buscam neste processo da compra, garantir ao consumidor, um momento memorável
com experiências únicas.
Este processo é de extrema
importância para garantir que a pessoa que compre seu produto venha a se tornar
seu futuro cliente o “Pós-compra”, esta etapa faz com que as empresas consigam
identificar se seu produto ou serviço foi capaz de satisfazer as necessidades
de quem o consumiu, além de permitir que as empresas consigam construir um
relacionamento duradouro e lucrativo com seus clientes.
Muitas compras são realizadas em
momentos de ansiedade, de impulso, ou, ainda, efetuadas como realização de um sonho
ou sonhos, no entanto, o que ocorre após essa compra é que realmente leva à
sensação de sonho realizado, o verdadeiro relacionamento entre o consumidor e
um produto ou marca nasce após o momento da compra.
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Fontes:http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/os-consumidores-e-oprocesso-de-decisao-de-compra/91764/
http://apasshow.com.br/blog/index.php/2016/08/10/consumidor-so-nao-compra-no-e-commerce-porque-sua-loja-nao-oferece/
Autores:
- · Iago Jose Matos Martins Lyra
- · Arinne de Souza Almeida
- · João Carlos Fonseca Pereira
- · Laura da Silva Jacomini
- · Marcus Vinicius Oitaven
- · Milva Hilda dos Santos
- · Paulo Eduardo de Souza Barbosa
- · Paulo Vitor Rios Junior
- · Regiane Silva Costa
- · Vitor de Souza Bastos
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