Ainda subestimado no mercado, a área de marketing acaba sendo deixada de lado por muitos empreendedores que não lhe dão a devida importância, decisão que pode comprometer toda empresa. Vamos mostrar o porquê o marketing é uma das principais áreas da empresa, se mostrando essencial para a sobrevivência da mesma.
Mais
do que ser “vendas”, o papel do marketing em uma empresa vai além da elaboração
e criação de um produto ou serviço, marketing é fundamental para o
relacionamento cliente–empresa, além de criar a personalidade e imagem da
empresa no mercado.
Muito
além da comunicação, o marketing é responsável por mensurar dados e informações
extremamente importantes para o planejamento estratégico de uma organização,
que, a partir destes dados, irão direcionar a mesma a conquistar ainda mais
prospects e clientes.
Mas
quem são os responsáveis por fazer esta área “acontecer”? Como já vimos, o
marketing é vital para a sobrevivência de uma empresa, mas agora iremos ver
quem está por trás do funcionamento estratégico na área.
Assistente de Marketing
O
assistente de Marketing ainda está começando na área, desenvolvendo relatórios,
acompanhando a margem de venda da empresa, ajuda em alguns processos em
conjunto a outras áreas, auxilia na criação de campanhas, organiza eventos e
etc.
Sem
falar que, para trabalhar desempenhar as funções exigidas por este cargo, você
precisa ser criativo, ter boa comunicação e facilidade para falar em público. Mesmo
sendo assistente, o cargo é importante para empresa, pois o mesmo desenvolve um
trabalho operacional além de dar suporte a todos do departamento.
Analista de marketing
Inúmeras são as atribuições
de um analista de marketing, porém, resumidamente esse profissional fica
responsável por elaborar e analisar estratégias com o intuito de proporcionar
resultados significativos à organização. Em suma, desenvolve e coordena
atividades administrativas relacionadas à área de marketing, ele visa o
atendimento das necessidades de promoção e divulgação de serviços, produtos e
imagem da empresa.
Um analista de marketing
deve trazer consigo algumas competências profissionais, tais como:
responsabilidade, agilidade, facilidade de interpretação e comunicação. Porém,
antes de querer “abraçar” a profissão, é necessário que você saiba que para se
ter um bom desempenho, além da graduação é essencial possuir conhecimento sobre
planos de ação de marketing, uma vez que, a responsabilidade é imensa.
Este cargo entra como uma
peça fundamental na estratégia de uma empresa; sob a supervisão de um gerente de
marketing, o analista contribui para que os objetivos da empresa sejam
alcançados, sendo assim, ele apresenta soluções utilizando as diversas
ferramentas de marketing que aprendeu durante a graduação ou através da sua
bagagem de conhecimento e experiências que adquiriu ao longo da carreira.
Gerente
de marketing
Como em todas as áreas de
uma empresa, o marketing também merece atenção, dedicação e supervisão, para
fazer com que a equipe dê o seu melhor, adote as estratégias mais adequadas e,
assim, sempre consiga ótimos resultados.
Como
todas as áreas que já vimos, para chegar ao cargo de gerente, é necessário
muito estudo e dedicação na carreira. O gerente de marketing está apto a ser
responsável por gerir a equipe de marketing, por isso requer que o mesmo seja
muito responsável e tenha em mente que irá lidar com grandes desafios.
A
maior tarefa de um gerente de marketing é criar estratégias que tragam maiores
lucros a empresa, bem como manter sua equipe bem preparada e motivada para
cumprir as metas da área. Contudo, isso implica em diversas ações que, atualmente,
exigem um bom trabalho.
Você
sabe o que faz um gerente de marketing na prática? Veja aqui uma lista com as
principais funções desse profissional.
- Melhorar a imagem da empresa;
- Elaborar pesquisas de mercado;
- Conhecer seu publico alvo;
- Criar estratégias para aumentar as vendas;
- Fazer pesquisas de mercado;
- Ajudar o desenvolvimento de novos produtos;
- Apresentar relatórios para a diretoria;
- Conhecer e aproveitar as tendências de mercado e da economia;
- Liderar ações para o crescimento da empresa na qual ela atua;
- Manter um olho na concorrência.
- Acompanhar os 4p’s do marketing;
- Tomar decisões fáceis ou difíceis;
- Supervisionar e acompanhar a equipe;
Para que tudo isso venha acontecer com excelência, é preciso que a sua equipe de marketing esteja alinhada, pois com a sua equipe trabalhando em conjunto o resultado será satisfatório gerando bons resultados.
Diretor de marketing
O diretor de marketing é o responsável por toda a área do marketing, ele
desenvolve estratégias de marketing e a identidade visual das marcas, define
canais de comunicação específicos exclusivos e dedicado para cada público tanto
interno quanto externo. O diretor de marketing, ou o CMO (Chief Marketing Officer), também atua planejando e definindo
campanhas voltadas para a promoção de um produto/serviço.
E com a entrada de novas tecnologias no mercado, o público ficou cada
vez mais exigente e seletivo em relação as empresas que costumam comprar seus
produtos, então o CMO tem uma função essencial nesta hora, que é de estabelecer
os objetivos, políticas e ações com base nas tendências do mercado atual, não
só visando vender o produto/serviço, mas sim, promover a boa imagem da sua
organização para que ela tenha um posicionamento adequado no mercado e venha a
ser diferente e destacar-se de forma positiva em um ambiente desafiador, que é
a área de MARKETING.
Neste
post vimos que cada área do marketing possui suas particularidades e seus
benefícios, exigido um grande foco em estudos para sempre estar atualizado,
buscando o crescimento até atingir o sucesso desejado.
Vale
ressaltar que para chegar a um lugar de destaque é necessário muito esforço e
dedicação e entender que tudo tem suas etapas. Vimos que quem decide fazer
carreira em marketing não está condenado a ser apenas um vendedor ou trabalhar
apenas na parte de comunicação de uma empresa.
A
carreira oferece diversas diretrizes a serem seguidas, basta traçar um foco e
ir em direção, vencendo obstáculos e mostrando a todos que esta área pode nos
proporcionar a ser um profissional de grande sucesso.
Seja
em qual caminho você escolher no marketing, lembre-se sempre de ser um destaque, pois um bom profissional de
marketing nunca se limita, mas sim, sempre se supera.
E aí,
o que mais te interessou? Vamos juntos atrás do sucesso?
Autores:
Bárbara
Cáes
Caroline
Malgueiro
Isabella
Menezes
Janaína
Velozo
Laís
Santos
Suzana
Caroline
Fontes:
https://www.domboscoead.com.br/pos-graduacao/noticias/qual-a-funcao-de-um-gestor-de-marketing/469
https://tomerodrigues.com/a-importancia-e-funcao-do-gestor-de-marketing/
https://www.infojobs.com.br/artigos/Analista_de_Marketing__2282.aspx
https://tomerodrigues.com/a-importancia-e-funcao-do-gestor-de-marketing/
https://www.infojobs.com.br/artigos/Analista_de_Marketing__2282.aspx
http://www.ignicaodigital.com.br/o-que-faz-um-assistente-de-marketing/
Palavras-chave:
#CarreiraemMarketing,
#Marketing, #Empresas, #PapeldoMarketing, #ImportanciadoMarketing,
#AssistentedeMarketing, #AnalistadeMarketing, #GerentedeMarketing, #Sucesso,
#MarketingUnicid, #Wolves
Comentários
Postar um comentário