Quem são os responsáveis por fazer o Marketing “acontecer” nas empresas?



Ainda subestimado no mercado, a área de marketing acaba sendo deixada de lado por muitos empreendedores que não lhe dão a devida importância, decisão que pode comprometer toda empresa. Vamos mostrar o porquê o marketing é uma das principais áreas da empresa, se mostrando essencial para a sobrevivência da mesma.
Mais do que ser “vendas”, o papel do marketing em uma empresa vai além da elaboração e criação de um produto ou serviço, marketing é fundamental para o relacionamento cliente–empresa, além de criar a personalidade e imagem da empresa no mercado.
Muito além da comunicação, o marketing é responsável por mensurar dados e informações extremamente importantes para o planejamento estratégico de uma organização, que, a partir destes dados, irão direcionar a mesma a conquistar ainda mais prospects e clientes.
Mas quem são os responsáveis por fazer esta área “acontecer”? Como já vimos, o marketing é vital para a sobrevivência de uma empresa, mas agora iremos ver quem está por trás do funcionamento estratégico na área.

Assistente de Marketing
O assistente de Marketing ainda está começando na área, desenvolvendo relatórios, acompanhando a margem de venda da empresa, ajuda em alguns processos em conjunto a outras áreas, auxilia na criação de campanhas, organiza eventos e etc.
Sem falar que, para trabalhar desempenhar as funções exigidas por este cargo, você precisa ser criativo, ter boa comunicação e facilidade para falar em público. Mesmo sendo assistente, o cargo é importante para empresa, pois o mesmo desenvolve um trabalho operacional além de dar suporte a todos do departamento.

Analista de marketing
Inúmeras são as atribuições de um analista de marketing, porém, resumidamente esse profissional fica responsável por elaborar e analisar estratégias com o intuito de proporcionar resultados significativos à organização. Em suma, desenvolve e coordena atividades administrativas relacionadas à área de marketing, ele visa o atendimento das necessidades de promoção e divulgação de serviços, produtos e imagem da empresa.
Um analista de marketing deve trazer consigo algumas competências profissionais, tais como: responsabilidade, agilidade, facilidade de interpretação e comunicação. Porém, antes de querer “abraçar” a profissão, é necessário que você saiba que para se ter um bom desempenho, além da graduação é essencial possuir conhecimento sobre planos de ação de marketing, uma vez que, a responsabilidade é imensa.
Este cargo entra como uma peça fundamental na estratégia de uma empresa; sob a supervisão de um gerente de marketing, o analista contribui para que os objetivos da empresa sejam alcançados, sendo assim, ele apresenta soluções utilizando as diversas ferramentas de marketing que aprendeu durante a graduação ou através da sua bagagem de conhecimento e experiências que adquiriu ao longo da carreira.

Gerente de marketing
Como em todas as áreas de uma empresa, o marketing também merece atenção, dedicação e supervisão, para fazer com que a equipe dê o seu melhor, adote as estratégias mais adequadas e, assim, sempre consiga ótimos resultados.
Como todas as áreas que já vimos, para chegar ao cargo de gerente, é necessário muito estudo e dedicação na carreira. O gerente de marketing está apto a ser responsável por gerir a equipe de marketing, por isso requer que o mesmo seja muito responsável e tenha em mente que irá lidar com grandes desafios.
A maior tarefa de um gerente de marketing é criar estratégias que tragam maiores lucros a empresa, bem como manter sua equipe bem preparada e motivada para cumprir as metas da área. Contudo, isso implica em diversas ações que, atualmente, exigem um bom trabalho.
Você sabe o que faz um gerente de marketing na prática? Veja aqui uma lista com as principais funções desse profissional.
  • Melhorar a imagem da empresa;
  • Elaborar pesquisas de mercado;
  • Conhecer seu publico alvo;
  • Criar estratégias para aumentar as vendas;
  • Fazer pesquisas de mercado;
  • Ajudar o desenvolvimento de novos produtos;
  • Apresentar relatórios para a diretoria;
  • Conhecer e aproveitar as tendências de mercado e da economia;
  • Liderar ações para o crescimento da empresa na qual ela atua;
  • Manter um olho na concorrência.
  • Acompanhar os 4p’s do marketing;
  • Tomar decisões fáceis ou difíceis;
  • Supervisionar e acompanhar a equipe;

Para que tudo isso venha acontecer com excelência, é preciso que a sua equipe de marketing esteja alinhada, pois com a sua equipe trabalhando em conjunto o resultado será satisfatório gerando bons resultados.

Diretor de marketing
O diretor de marketing é o responsável por toda a área do marketing, ele desenvolve estratégias de marketing e a identidade visual das marcas, define canais de comunicação específicos exclusivos e dedicado para cada público tanto interno quanto externo. O diretor de marketing, ou o CMO (Chief Marketing Officer), também atua planejando e definindo campanhas voltadas para a promoção de um produto/serviço.
E com a entrada de novas tecnologias no mercado, o público ficou cada vez mais exigente e seletivo em relação as empresas que costumam comprar seus produtos, então o CMO tem uma função essencial nesta hora, que é de estabelecer os objetivos, políticas e ações com base nas tendências do mercado atual, não só visando vender o produto/serviço, mas sim, promover a boa imagem da sua organização para que ela tenha um posicionamento adequado no mercado e venha a ser diferente e destacar-se de forma positiva em um ambiente desafiador, que é a área de MARKETING. 
Neste post vimos que cada área do marketing possui suas particularidades e seus benefícios, exigido um grande foco em estudos para sempre estar atualizado, buscando o crescimento até atingir o sucesso desejado.
Vale ressaltar que para chegar a um lugar de destaque é necessário muito esforço e dedicação e entender que tudo tem suas etapas. Vimos que quem decide fazer carreira em marketing não está condenado a ser apenas um vendedor ou trabalhar apenas na parte de comunicação de uma empresa.
A carreira oferece diversas diretrizes a serem seguidas, basta traçar um foco e ir em direção, vencendo obstáculos e mostrando a todos que esta área pode nos proporcionar a ser um profissional de grande sucesso.
Seja em qual caminho você escolher no marketing, lembre-se sempre de ser um destaque, pois um bom profissional de marketing nunca se limita, mas sim, sempre se supera.
E aí, o que mais te interessou? Vamos juntos atrás do sucesso?

Autores:
Bárbara Cáes
Caroline Malgueiro
Isabella Menezes
Janaína Velozo
Laís Santos
Suzana Caroline

Fontes:
https://www.domboscoead.com.br/pos-graduacao/noticias/qual-a-funcao-de-um-gestor-de-marketing/469
https://tomerodrigues.com/a-importancia-e-funcao-do-gestor-de-marketing/
https://www.infojobs.com.br/artigos/Analista_de_Marketing__2282.aspx
http://www.ignicaodigital.com.br/o-que-faz-um-assistente-de-marketing/

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