Marketing e logistica


Marketing e Logística

Será que é importante essas duas áreas trabalharem juntas?
Bom, se você busca fazer com que produtos e serviços, sejam entregues à pessoa certa no local combinado e a um preço justo, é claro que sim.



O que faz a Logística?


Logística é a área que realiza a gestão dos meios de distribuição dos bens como estoques, frota, prazos de entrega, entre outros.
A logística cuida tanto da entrada como da saída dos bens e serviços, tendo um papel importante no desenvolvimento da empresa. Inclusive, como uma ferramenta para redução de custos. Existem alguns fatores importantes que impulsionam a Logística: Custos de informação, O varejo, Níveis de estoque, Expansão do número de produtos e Pulverização dos pontos de venda.

Parceria entre logística e marketing

Agora imagine logística e marketing trabalhando em parceria, com o objetivo de atender as exigências do atual mercado consumidor, demonstrando valorização ao seu cliente.

 “As estratégias de marketing convencionais, fundamentavam a ideia que os caminhos para a vantagem competitiva da empresa, se baseava em marcas fortes, imagens corporativas, propaganda e preço. Porém, no turbulento mercado atual, não basta apenas ter produtos atraentes, preços competitivos e anúncios criativos. Os clientes querem novos patamares de serviços, devendo a empresa se ajustar as exigências específicas dos clientes, e desenvolver estratégias para atendê-los da melhor forma. ” (CHRISTOPHER, 1999).

É aí que entra a logística, deixando de ser empresarial para se transformar em logística estratégica, trazendo um serviço eficiente e buscando a fidelização do cliente. 

A importância do Marketing para a logística vai além do pensamento de comercializar os produtos, embora isso seja importante. Mas não devemos nos ater somente nisso. A amplitude de marketing na cadeia está para o posicionamento de mercado, ou seja, como a empresa posiciona-se em relação ao mercado (Dalva Santana).

Em tese logística e marketing deveriam se entender bem, mas nem sempre é o que acontece. Na prática, os profissionais que trabalham nas respectivas áreas podem defender pontos de vista diferentes, tendo uma competição natural, isso traz problemas? Como se resolve?
Apesar de tudo, há sim uma compreensão entre os dois setores. Quando voltamos a falar em obter soluções para sua empresa, as áreas trabalham em parceria e surge a competição com as suas concorrentes e não entre si mesmo.


Bibliografia






Autores (Wild Minds): Amanda Alves, Gabriel Lopes, Hamilton Bertocco,
Samantha Nascimento, Rodrigo Santos, Renata Moraes, Leonardo Lucena,
Luana Nascimento, Letícia Frigério, Uerisson Silva.

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