Marketing Institucional: Salvando vidas no negócio


No post de hoje, daremos a continuidade ao nosso tema de marketing institucional de uma forma diferente e que talvez muitos de vocês não tenham conhecimento...


Como havíamos falado nos posts anteriores, o marketing institucional é uma das formas de divulgar a empresa e pode estar atrelado a diversas ações.
Hoje trouxemos uma ação que está em ascensão e é muito interessante para você!

Fonte da imagem:https://br.freepik.com/vetores-premium/

Você sabia que é possível salvar vidas através do marketing institucional?

Pensando em como as coisas devem ser e não como elas são” para o meio-ambiente, atrelamos essa ideia ao marketing institucional e trouxemos como exemplo prático uma empresa que tem essa visão e que está há 42 anos no mercado, a The Body Shop.

Para quem não conhece muito sobre a marca, ou já ouviu falar, mas não conhece a fundo, vamos dar um breve resumo sobre ela:

A primeira loja foi inaugurada em 1976 em Brighton no litoral sul da Inglaterra fundada por Anita Roddic. Desde o inicio esta empresa tem o ativismo como DNA da marca, ao qual atrelado aos seus produtos abrange as preocupações dos seus clientes com relação às consequências do sistema capitalista, a fim de promover mudanças positivas no mundo.
Em sua historia, temos diversas campanhas lançadas com este intuito e separamos três exemplos para mostrar a vocês:

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https://www.thebodyshop.com.br/ 
Campanha “Salve as Baleias” no ano de 1986 a The Body Shop em parceria com o Greenpeace teve sua primeira grande campanha lançada , ao qual, parte do lucro das vendas dos seus produtos iria para esta campanha. Foi o que deu o impulso inicial para a evolução da marca.

Mais tarde, em 1990 foi criada a fundação The Body Shop, que financiaria projetos em prol dos direitos humanos, animais e do meio ambiente.


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http://propmark.com.br
Posteriormente, uma das principais ações e mais evidenciadas até hoje é a campanha contra testes em animais. Em 1996 através desta campanha, foram recolhidas quatro milhões de assinaturas, a maior petição da marca, e o documento foi entregue para a comissão europeia. Em novembro de 1998, a campanha resultou na proibição total de testes em animais.

Foi a primeira marca internacional de cosméticos a ser reconhecida como promotora da ideia e a ser apoiada pelos principais grupos internacionais de proteção animal.


Ainda assim, aproximadamente 80% dos países aceitam testes em animais para a comercialização de cosméticos, e é por isso que atualmente esta campanha está em parceria com a Ampara Animal no Brasil.

Neste resumo, visualizamos nestas ações atitudes que fizeram parte do "negócio" da The Body Shop no inicio de sua carreira e que foram determinantes para seu sucesso atualmente, utilizando o conceito do marketing institucional.


Viu que através de diferentes ferramentas de comunicação é possível não só promover a marca de forma consciente, mas também salvar vidas?

Se você entendeu as semelhanças e quer saber mais, assista o vídeo abaixo disponível no nosso canal do YouTube.




Palavras chaves: ação, marketing institucional, marketing, social, imagem 
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Autores
Aline de Paula Godoy
Camila Mirelly Silva Souza
Cecília Pereira Ferreira
Juliana dos Santos Carneiro
Mariana Prado
Rodrigo Afonso do Nascimento
Stéfani de Lima Moreira
Thiago Oliveira de Castro

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