É
interessante analisar o boom de mudanças no comportamento do consumidor a
partir da década de 90 devido ao avanço da tecnologia no mundo. A tecnologia
vem determinando comportamentos e tendências em todas as áreas desde o
lançamento comercial da internet e, principalmente, com a explosão dos
smartphones e das redes sociais, já na segunda década do século 21, fazendo com
que o consumidor se entregasse de vez à tecnologia. Atualmente é possível fazer
tudo a toque e a um clique em qualquer hora e lugar, exemplo disso são os
aplicativos móveis.
Foi
com a tecnologia que, hoje, os hábitos de mobilidade urbana estão mudando cada
vez mais e levando mais opções para consumidores que já estavam fartos de muito
trânsito, corridas de táxi por preços absurdamente caros e com o transporte
público cada vez mais lotados. Com os aplicativos de mobilidade urbana
existentes hoje, em segundos e por preços acessíveis, é possível ir para
qualquer lugar a qualquer momento do dia e onde quer que você esteja.
As
plataformas como 99 TÁXI, UBER, CABFY, EASY TAXY e entre outras, são exemplos bem
comuns atualmente, já que consumidores que antes não pegavam táxi por conta do
preço, hoje estes mesmos aplicativos fazem parte do dia a dia dos mesmos, além
de oferecerem maior comodidade. Não podemos esquecer da Yellow e Grin, que além
de ajudar o meio ambiente com o aluguel de bikes e patinetes, caíram na graça
de consumidores agitados das grandes cidades, facilitando e mudando o hábito
das mesmas.
Muito
além dos centros urbanos, a tecnologia também avançou na área do turismo,
transformando e causando uma incrível evolução nos últimos 20 anos, mudando
totalmente a maneira de se viajar dos consumidores. Os turistas não pararam de
viajar, apenas mudaram os seus critérios, não levando somente em consideração
destinos mais baratos e as formas de pagamento, agora também é necessário e
essencial ter praticidade para achar tudo isso em um só lugar.
Quando
falamos de duas décadas atrás para fazer uma viagem simples, era preciso ficar
horas e horas em uma fila para comprar passagens aéreas, fazer inúmeras
ligações para hotéis pesquisando o melhor preço ou ir até uma agência de
turismo para comprar um pacote de viagem. Hoje, isso se tornou muito mais
prático, fácil e rápido, com apenas alguns cliques e alguns toques no
smartphone, através de aplicativos como Kayak, Trivago, Decolar.com, CVC e etc,
é possível comprar passagens aéreas, reservar quartos de hotel, alugar carros e
agendar passeios em alguns minutos e em uma só plataforma. Usa-se estas novas tecnologia
para deixar tudo mais fácil e agregar a experiência de viajar.
Não
podemos deixar de citar um dos comportamentos favoritos do consumidor que, com
a ajuda da tecnologia, se tornou ainda mais fácil de se fazer: comer! Tais
tecnologias, que também foram ditados por tais mudanças no hábito do
consumidor, está permitindo o surgimento de novos modelos de venda e entrega de
refeições e alimentos, prova disso é a expansão da tecnologia dos aplicativos
de entrega. De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
(Abrasel) o mercado dos App de delivery fechou 2018 com um faturamento de 11
bilhões, ou seja, um número bastante significativo. Os aplicativos de delivery
mais conhecidos são o Ifood, Rappy, uber eats, loggi e Apptite (este último é
dedicado a um público interessado em alta gastronomia), tais plataformas buscam
se diferenciar das demais para conquistar e atrair cada vez mais o público
através de descontos especiais, facilidades na entrega, dentre outros quesitos.
Agora
não existe mais desculpas para você não pedir o seu lanche/prato favorito, não
é?! Ah, e nem de deixar de ir para aquela festa que você marcou no fim de
semana lá do outro lado da cidade, ou para fazer aquela viagem com os amigos.
Não importa onde, quando, com quem ou como, as mudanças estão acontecendo bem
diante dos nossos olhos, basta ver ao redor. Cabe a você acompanhá-las... ou
não!
Fontes:
https://www.techtudo.com.br/listas/2019/04/aplicativos-delivery-veja-cinco-apps-para-entrega-de-comida-e-produtos.ghtml
https://www.mundodomarketing.com.br/artigos/daniel-dandrea-e-rafael-dandrea/37022/a-compra-de-alimentos-online-e-nova-fronteira-do-e-commerce-mundial.html
https://exame.abril.com.br/negocios/dino/como-os-aplicativos-de-delivery-vem-mudando-o-mercado-de-entrega-de-comida-no-brasil/
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=2ahUKEwiMn8X1xPjkAhWLD7kGHaKWDwIQFjAAegQIAhAB&url=https%3A%2F%2Fblog.sonda.com%2Fmobilidade-tecnologica-agilizando-a-comunicacao-dentro-do-negocio%2F&usg=AOvVaw1jG7MucA28HwroSHf3O5Kx
http://www.turismo.gov.br/ultimas-noticias/415-como-a-tecnologia-esta-mudando-o-
https://www.megacurioso.com.br/acontecimentos-historicos/40337-voce-consegue-imaginar-como-era-viajar-de-aviao-nas-decadas-de-50-e-60-.htm
https://blog.i9tec.com.br/impactos-transformacao-digital-no-turismo/
http://www.envisiontecnologia.com.br/comportamento-do-turista-quais-mudancas-de-comportamento-crise-trouxe-seus-clientes/
Comentários
Postar um comentário