Comportamento do consumidor no e-commerce


E-commerce e o comportamento do consumidor. Vamos entender essa relação?


Ei, você empreendedor ou futuro empreendedor, está preparado para a nova era do auto-serviço? Que nada mais é que “Atendimento que é realizado exclusivamente pelo cliente, mas sem o acompanhamento de um vendedor”.
 Nós, do curso de marketing, já estudamos isso e podemos ver que é real e está cada vez mais forte. Prova disso, é o aumento das compras online e o fortalecimento das vendas por e-commerce.  
  
O grande número de pessoas com smartphones é um dos principais fatores para esse fortalecimento. No Brasil, são mais de 200 milhões de smartphones ativos e, segundo dados do IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 92,1% dos acessos à internet são efetuados via dispositivos móveis. 
  
O consumidor atual está cada vez mais confiante em relação as compras virtuais, perdendo o receio e a falta de confiança ao efetuar compras de modo não presencial. Alguns fatores que contribuíram para essa confiança maior, foi a facilidade de acesso a informações, o feedback de outros clientes que adquiriram o mesmo produto, os diversos meios para comparação de preços, variedades de produtos e tamanhos, tudo isso tornou mais prático e atraente efetuar compras de forma virtual. 
Pesquisas recentes apontam que 73% das pessoas usam a internet para fazer comparações de preços, 47% fazem pesquisa online antes de suas compras em loja física e 53% se sentem desapontados quando uma loja não vende também pela internet.  
  
Hoje, o mercado se encontra muito dinâmico, os varejistas precisaram se reinventar tecnologicamente para atender à necessidade dos consumidores e os novos hábitos de compra. Sendo assim, foi necessário adaptar-se a esses hábitos e também desenvolver novas formas de se destacarem dos concorrentes.  
Ter um e-commerce não é suficiente, é preciso oferecer mais para garantir sucesso em relação aos demais concorrentes.  
  
Algumas formas de se destacar são: o modo de se relacionar com clientes, o tipo de promoção de vendas, o atendimento personalizado, formas de pagamento mais atrativas e aplicativos de smartphones, que podem tornar a compra online uma experiência ainda melhor.  
  
Você deve estar se perguntando, será mesmo que é tudo isso? Será que a tecnologia está ultrapassando o famoso olho a olho?  
No Brasil, podemos citar como exemplo uma empresa bem conhecida, a Magazine Luiza, que é hoje um modelo em vendas online, com valorização de 4000% em quatro anos. Conta com uma equipe de 500 funcionários especializados em inovação e tecnologia, tudo isso para estar sempre a frente e oferecer sempre a melhor experiência possível através do seu e-commerce. Com 23 milhões de downloads, a Magazine é o aplicativo mais baixado na categoria varejo. A ferramenta é tão útil que até os vendedores de lojas físicas tem utilizado do app para tornar suas vendas mais eficazes, aproveitando da variedade de produtos e maior facilidade em encontrar o produto que seja mais compatível com a necessidade do cliente, evitando até que o cliente precise enfrentar filas, com a opção de concluir a compra ali mesmo e efetuando o pagamento no próprio app.             
  
A Magazine Luiza é só um exemplo de que é possível sim alavancar as vendas investindo no mundo de compras online.  
De acordo com o relatório Global Payments 2017 da Worldpay, o m-commerce no Brasil, deverá atingir US$ 10,1 bilhões até 2021. Estima-se que esses números sejam devido à alta penetração de smartphones — com 1,3 dispositivo móvel por pessoa.    
O mercado está aí para ser explorado e para beneficiar os varejistas, basta investirmos e acreditarmos que os tempos estão mudando e novas necessidades estão sendo geradas. Temos de frente a nossos olhos novos tipos de consumidores, que são consumidores com mais acesso a informação e conhecimento sobre preços e produtos, sendo assim, devemos cada vez mais oferecer melhores experiências de venda e pós-venda, desenvolvendo assim um relacionamento de satisfação do cliente com nossa empresa.   

Espero que tenham gostado da leitura! Caso tenha interesse em complementar as informações, tem vídeo no canal sobre o assunto também. 

Canal: Wolves Unicid.  

Obrigada e até a próxima! 




Fontes


https://www.profissionaldeecommerce.com.br/comportamento-do-consumidor-de-e-commerce-no-brasil/ 

https://exame.abril.com.br/negocios/dino/comportamento-do-consumidor-no-e-commerce-pode-ser-influenciado-por-acoes-de-marketing/ 

https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/como-magazine-luiza-valorizou-mais-1000/ 

https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/varejo-esta-de-olho-no-m-commerce-o-futuro-do-comercio-eletronico/

https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/entender-o-comportamento-do-consumidor-tornou-se-ponto-chave-no-e-commerce/

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