E-commerce e o comportamento do consumidor.
Vamos entender essa relação?
Ei, você empreendedor ou futuro empreendedor, está preparado para
a nova era do auto-serviço? Que nada mais é que “Atendimento que é
realizado exclusivamente pelo cliente, mas sem o acompanhamento de um
vendedor”.
Nós, do curso de marketing, já estudamos isso e podemos ver
que é real e está cada vez mais forte. Prova disso, é o aumento das compras
online e o fortalecimento das vendas por e-commerce.
O grande número de pessoas com smartphones é um dos principais
fatores para esse fortalecimento. No Brasil, são mais de 200 milhões de
smartphones ativos e, segundo dados do IBGE(Instituto Brasileiro
de Geografia e Estatística), 92,1% dos acessos à internet são efetuados via
dispositivos móveis.
O consumidor atual está cada vez mais confiante em relação as
compras virtuais, perdendo o receio e a falta de confiança ao efetuar compras
de modo não presencial. Alguns fatores que contribuíram para essa
confiança maior, foi a facilidade de acesso a informações, o feedback
de outros clientes que adquiriram o mesmo produto, os diversos meios
para comparação de preços, variedades de produtos e
tamanhos, tudo isso tornou mais prático e atraente efetuar
compras de forma virtual.
Pesquisas recentes apontam que 73% das pessoas usam a
internet para fazer comparações de preços, 47% fazem pesquisa online antes
de suas compras em loja física e 53% se sentem
desapontados quando uma loja não vende também pela internet.
Hoje, o mercado se encontra muito dinâmico, os varejistas
precisaram se reinventar tecnologicamente para atender à necessidade
dos consumidores e os novos hábitos de compra. Sendo assim, foi necessário
adaptar-se a esses hábitos e também desenvolver novas formas de se destacarem dos
concorrentes.
Ter um e-commerce não é suficiente, é preciso oferecer mais para
garantir sucesso em relação aos demais concorrentes.
Algumas formas de se destacar são: o modo de se relacionar com
clientes, o tipo de promoção de vendas, o atendimento personalizado, formas de
pagamento mais atrativas e aplicativos de smartphones, que podem tornar a
compra online uma experiência ainda melhor.
Você deve estar se perguntando, será mesmo que é tudo isso? Será
que a tecnologia está ultrapassando o famoso olho a olho?
No Brasil, podemos citar como exemplo uma empresa bem conhecida, a
Magazine Luiza, que é hoje um modelo em vendas online, com valorização de 4000%
em quatro anos. Conta com uma equipe de 500 funcionários especializados em
inovação e tecnologia, tudo isso para estar sempre a frente e oferecer sempre a
melhor experiência possível através do seu e-commerce. Com 23 milhões de
downloads, a Magazine é o aplicativo mais baixado na categoria varejo. A
ferramenta é tão útil que até os vendedores de lojas físicas tem utilizado do
app para tornar suas vendas mais eficazes, aproveitando da variedade de
produtos e maior facilidade em encontrar o produto que seja mais compatível com
a necessidade do cliente, evitando até que o cliente precise enfrentar filas,
com a opção de concluir a compra ali mesmo e efetuando o pagamento no próprio
app.
A Magazine Luiza é só um exemplo de que é possível sim alavancar
as vendas investindo no mundo de compras online.
De acordo com o relatório Global Payments 2017
da Worldpay, o m-commerce no Brasil, deverá atingir US$
10,1 bilhões até 2021. Estima-se que esses números sejam devido à
alta penetração de smartphones — com 1,3 dispositivo móvel por pessoa.
O mercado está aí para ser explorado e para beneficiar os
varejistas, basta investirmos e acreditarmos que os tempos estão mudando e
novas necessidades estão sendo geradas. Temos de frente a nossos
olhos novos tipos de consumidores, que são consumidores com mais
acesso a informação e conhecimento sobre preços e
produtos, sendo assim, devemos cada vez mais oferecer melhores
experiências de venda e pós-venda, desenvolvendo assim um relacionamento
de satisfação do cliente com nossa empresa.
Espero que tenham gostado da leitura! Caso tenha interesse em complementar as informações, tem vídeo no canal sobre o assunto também.
Canal: Wolves Unicid.
Obrigada e até a próxima!
https://www.profissionaldeecommerce.com.br/comportamento-do-consumidor-de-e-commerce-no-brasil/
https://exame.abril.com.br/negocios/dino/comportamento-do-consumidor-no-e-commerce-pode-ser-influenciado-por-acoes-de-marketing/
https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/como-magazine-luiza-valorizou-mais-1000/
https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/varejo-esta-de-olho-no-m-commerce-o-futuro-do-comercio-eletronico/
https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/entender-o-comportamento-do-consumidor-tornou-se-ponto-chave-no-e-commerce/
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