Branding! Como fazer?



O que é o branding?


O branding define o que sua marca vai ser!
Branding nada mais é que um conjunto de técnicas que realizamos para gerar o fortalecimento de uma marca no trabalho.
Branding é o que dizem sobre sua marca!
Branding faz com que um potencial consumidor, indireto, direto, acionistas, parceiros e etc percebam sua marca como a única solução para o que eles buscam.
Branding é achar algo que atraia os consumidores para sua marca de forma automática, ao invés de você ter que caçar o consumidor.
Por exemplo, pensem no Mc Donald’s, quando se pensa em hambúrguer ou até mesmo no nome da empresa, facilmente a logomarca o famoso "M" vem a mente, isso ocorre porque o processo de branding foi eficiente, elaborado e executado.

Mas o que o branding já fez?



Vamos utilizar como exemplo a Unilever.
A multinacional possuía desde seu início um símbolo modernista que dava lusão a um "U" e simbolizava a união, a cor azul e a letra fechavam a letra da empresa em uma  marca conservadora e sólida.
Em 2005 a Unilever decidiu renovar sua marca, o desafio era representar as outras 13 submarcas da empresa em um só símbolo. Foi então criado um símbolo que representa um pouco da história da Unilever juntamente com os aspectos de natureza, produtos e vitalidade.
Depois de iniciar um projeto de branding em 2006, o índice de conhecimento da marca era 7% com faturamento bruto de R$9,5 bilhões.
Em 2015 passou para 73% o conhecimento da marca com faturamento de R$11,9 bilhões.

Mudanças dos logos de algumas empresas durante os anos:

APPLE


GOOGLE

COCA-COLA

Por que fazer?

A marca de uma empresa engloba tudo o que remete a ela, desde o nome da companhia, suas cores, seu logo, missão de trabalho e etc.
Como vimos acima, o branding transmite o valor da marca. Independente do preço os consumidores preferem uma experiência que não encontram em outras marcas.
O branding deve ser feito sempre, em todas as etapas de todos os processos.
O logo é apenas um dos elementos da marca. Ele é a representação visual de todos os elementos que compõem o Branding.


E como se faz um Branding? 

  • É importante conhecer sua marca!
Qual a missão? Qual a visão? Quais os valores? O que deseja transmitir para as pessoas?

  • Quem é seu público alvo?

Faça uma pesquisa detalhada sobre o público alvo, pode analisar concorrentes, redes sociais e se já possui um negócio, começar a anotar o perfil dos compradores!

  • O que sua marca vende?

O branding é diferente de marca para marca, justamente porque o que se vende, não é igual.

Por que seu público alvo compra o seu produto? O que diferencia a sua loja da loja que vende o mesmo que você?

  • Canais de comunicação
Como já conhece seu público alvo, fica fácil saber encontrar os canais de comunicação que seu público utiliza. Invista neles.

  • Investimento

Quanto está disposto e quanto tem disponível em caixa para trabalhar o branding?

É importante fazer uma análise financeira do seu negócio e observando o objetivo desejado com a campanha.

  • Planejamento estratégico
O planejamento estratégico do marketing é o que deixará o seu processo de branding organizado.

  • Implementação do Branding.

Hora de colocar em prática tudo que foi planejado.


Por:
Laís Herrea
Larissa Helena 

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