Pesquisa Mercadológica



Pesquisa de mercado: Saiba como ela pode transformar sua empresa.


Seja em um pequeno negócio familiar ou em uma grande multinacional, o dia-a-dia de qualquer empresa é pautado por inúmeras tomadas de decisões que, em conjunto, definem o sucesso ou o fracasso do negócio. Em um mundo cada vez mais competitivo, onde tudo parece estar mudando o tempo todo, errar não parece uma boa opção.
A tomada de decisões em um novo empreendimento é cercada de dúvidas e de cuidados, já que muitas vezes não se conhece exatamente o mercado em que se está empreendendo, sendo necessário buscar por ferramentas alternativas,a pesquisa mercadológica, ou pesquisa de mercado, é uma importante ferramenta para o investidor que quer começar um novo empreendimento ou que precisa traçar um curso de ação para a expansão de seus negócios.
E se você se sente perdido, não sabe como começar e até mesmo como funciona e para que serve uma pesquisa de mercado, nós do Marketing Unicid estamos aqui para te ajudar e tirar todas essas dúvidas.


O que é uma pesquisa de mercado?
É possível definir a pesquisa de mercado como um processo de coleta de informações, a fim de identificar oportunidades, desafios e problemas relacionados à área de atuação da empresa ou de seus produtos e serviços.
Esta ferramenta irá identificar de uma forma geral: Qual a necessidade do seu consumidor, o que pode ser aproveitado das ações dos concorrentes e qual a opinião do seu cliente em relação a sua empresa, ou seja, ela irá mostrar a real posição da empresa em relação ao seu nicho de mercado.
Sendo um recurso muito importante para definir as estratégias de negócio, costuma ser utilizada para entender como traçar os melhores caminhos no planejamento estratégico, tomadas de decisões mais fundamentadas e garantir mais eficiência nos negócios.
Seu principal objetivo consiste em orientar o empreendedor em suas estratégias e nas decisões que precisam ser tomadas para que o negócio obtenha bons resultados. No entanto, vale destacar que apenas obter as informações não é suficiente para o sucesso do negócio, sendo necessário implementar ações baseadas nas informações obtidas e buscar fundamentar as decisões de acordo com os objetivos definidos.



Para que serve uma pesquisa de mercado?
As pesquisas de mercado devem ser feitas para conseguir dados específicos sobre a área de atuação do empreendedor se não estiverem disponíveis em nenhuma outra fonte. Podem ser dados sobre a aceitação de um produto ou serviço específico, ou conhecer de maneira mais profunda o perfil comportamental do seu público-alvo.


Quais os principais tipos de pesquisa de mercado utilizados?
Para entender melhor como realizar a pesquisa, é necessário compreender quais são os principais tipos existentes e também quais as situações onde elas são utilizadas. Isso permite escolher a metodologia mais adequada para sua necessidade e obter informações mais precisas e de qualidade.

Pesquisa exploratória
Esse tipo de pesquisa tem um caráter mais livre, ou seja, não tem uma limitação acerca do que se quer descobrir. Toda dúvida é pertinente e pode representar uma grande descoberta para enriquecer as etapas seguintes. Os questionários, portanto, são mais flexíveis e sua formulação fica a cargo do profissional responsável pela pesquisa.
Não se deve esperar conclusões estatísticas de uma pesquisa exploratória, afinal de contas, ela funciona como preparação do terreno para descobertas mais sólidas nas demais etapas.


Pesquisa descritiva
Mais aprofundado do que a exploratória, a pesquisa descritiva parte de uma situação onde já existem informações obtidas através da pesquisa exploratória, permitindo aprofundar as dados e obter maior inteligência de mercado, a pesquisa descritiva visa, essencialmente, validar hipóteses e encontrar possíveis falhas no planejamento desenvolvido.
Observando assim podemos dizer que ela tem um caráter qualitativo na análise, mas é uma abordagem fundamentalmente quantitativa.
Desta forma, é plausível dizer que a pesquisa descritiva se aprofunda no tema previamente trabalhado na pesquisa exploratória.


Pesquisa causal
Como o nome sugere, a pesquisa causal determina relações de causa e efeito, tendo como base as descobertas feitas em pesquisas exploratórias e descritivas, a empresa passa a fazer testes de validação. Diversas variáveis são aplicadas com o objetivo de legitimar ou desmentir as informações obtidas anteriormente.
Não tem um caráter exato, certo e errado ou seja, alguma variável pode se mostrar parcialmente adequada, por exemplo.



Quando é necessário fazer?
Ao contratar uma pesquisa de mercado, a empresa conquistará uma série de benefícios para o seu negócio, principalmente em relação a deixar o negócio muito mais atraente para o seu público.
Claro que essa ação deve ser realizada de forma criteriosa e pensando nisso destacamos algumas situações em que vale a pena investir nesse tipo de estratégia:






Análise dos concorrentes
Conhecer bem a concorrência pode ser uma mão na roda para você alcançar seu sucesso. Ao observar e analisar o comportamento das empresas que atuam em seu nicho, é possível verificar aquilo que está dando certo ou errado. Dessa forma, poderá ter uma visão poderosa, que irá fazer todo sentido para a estratégia da sua organização.
Tenha em mente que as pesquisas de análise de concorrência oferecem informações-chave que serão indispensáveis para estabelecer o seu posicionamento de mercado.

Avaliação de um novo produto
Você precisa saber se o seu produto tem, de fato, boa aceitação junto aos seus potenciais clientes, será que ele resolve uma dor ou atende a uma necessidade da sua audiência? Ele cumpre as expectativas das pessoas que irão consumi-lo?
Caso você esteja certo da qualidade do seu produto e se ele verdadeiramente atende uma demanda particular do mercado ou dos clientes, comece realizando uma pesquisa para testá-lo.
Por meio de uma pesquisa de avaliação ou validação do produto, dependendo de cada caso, é possível descobrir a quais pessoas a mercadoria se destina. Você também saberá quanto as pessoas pagarão pelo produto.


Expansão do negócio
Quando você expande seu negócio, irá se deparar com um mundo de novidades. Mesmo sendo um expert na área em que pretende avançar, é sempre prudente realizar uma pesquisa de satisfação ou uma ação de cliente oculto.
Assim que um produto ou serviço é testado, você terá uma ideia mais concreta da sua viabilidade. Fazer um investimento alto em um produto de baixa aceitação, por exemplo, pode ser um verdadeiro tiro no pé, resultando em danos graves para a empresa.
É o momento de ter cautela e entender exatamente aquilo que o mercado e o seu público estão buscando ou precisando.




Considerações Finais.


Realizado uma pesquisa de mercado com a adequada identificação dos pontos fortes e vulneráveis, da legalidade e regularidade das operações comerciais praticadas, é possível verificar quais as necessidades da empresa e quais pontos devem ser analisados para que obtenham os resultados desejados.


Caso você tenha ficado com alguma dúvida, você pode deixar um comentário aqui que logo vamos esclarecê-la.


Por: Ana Clara, Darli Cabral, Douglas Carneiro, Gustavo Toledo, Inês Teixeira, José Henrique, Rafael Gimenes e Victor Augusto.


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