Merchandising é uma técnina de planejamento e promoção de um produto, no local, e no tempo adequado,o merchandising tem como objetivos comunicar, evidenciar, diferenciar, e motivar uma mensagem, com o intuito de chamar a atenção dos consumidores, ao seu produto, ou sua marca, o merchandising também agrega valor à marca em questão, vende os produtos de forma conjunta, atendendo as necessidades do cliente, existem vários tipos de Merchandising,os principais são:
Merchandising no Ponto de venda: Reforço quando à comunicação mercadológica de um determinado produto, fazendo com que ele seja visto pelo consumidor, por meios de exposição, usando gôndolas e prateleiras, e grande parte das vezes podemos ver isso em mercados, com degustação do produto.
Merchandising fora do ponto de venda: São ações que utilizam materiais promocionais, com o objetivo de reforçar a imagem da marca na cabeça do cliente, por exemplo em panfletos, ou degustações em palestras temáticas relacionados a área do produto.
Merchandising Editorial: São aquelas ações que são feitas em TV, Rádio, como novelas um também com digital influencers, que narram a sua experiência com determinado produto, e postam em suas redes sociais.
Merchandising de Organização: Uma estratégia bem usada em Supermercados, onde os produtos mais rentáveis são colocados em um lugar estratégico, como por exemplo a Coca-Cola, ela sempre está em um destaque no mercado, comparando a outras marcas de refrigerante.
Merchandising Pela Gestão: Uma estratégia bem usada em Hipermercados, os produtos são dispostos a partir da determinação do tamanho de cada seção, distribuição linear em família, rotação e rentabilidade.
Merchandising de Sedução: Nesse caso, a empresa faz uma ação, onde o cliente tem a primeira experiência com o produto, ou serviço, ficando assim, mais fácil de tomar uma decisão, pois o cliente já conheceu o produto, e sabe como funciona.
Vantagens do Merchandising:
-Facilita a tomada de decisão de compra do consumidor
-Economiza Tempo
-Evidencia as necessidades que o produto pode satisfazer
-Gera fidelização e cria advogados da marca
-Atrai novos consumidores
-Aumenta o lucro da marca
-Valoriza espaço físico da empresa
-Maximiza a rotatividade dos produtos
-Gera diferenciação da concorrência
-Estimula a compra por impulso.
Integrantes:
Barbara Barboza
Daniel Vicente
Gabriela Nunan
Jean Marley
João Victor Santos
Júlio César da Silva
Leonardo Moura
Luiza Barbosa
Marco Antonio Miranda
Renan Ferreira
Comentários
Postar um comentário