MARCAS & BRANDING




O que é uma marca?






    
         São Emblemas, Símbolos ou Signos, que são usados desde a Idade Média, como por exemplo, naquela época famílias e casas usavam brasões para representar-los. E com passar do tempo, com a imagem da revolução industrial como algo mais mecanizado, empresas queria retomar esses valores de antigamente se inspirando no estilo rococó que data de 1700 a 1780 e se tratava do movimento e formas da natureza como algo mais pomposo e artesanal.







Dentre os exemplos atuais citaremos três, o primeiro é a Apple que seu primeiro logo tem uma referência da inspiração com um desenho de uma maçã quando caiu na cabeça de Newton, com traços renascentistas, e com o tempo ficou em desuso adaptando a maçã proibida em uma proporção mais simples, memorável e de fácil reconhecimento, se tornando mais minimalista.




        A segunda marca é a Pepsi que nos traz uma fonte vermelha mais manuscrita no passado cheio de curvas que dificulta de reproduzir e com base nisso foi criado uma logo redonda que se assemelha ao círculo de Yin-Yang da Bandeira da Coréia do Sul, que foi se adaptando as décadas, tendo como a imagem da empresa o frescor das ondas e o equilíbrio da marca.






E por último temos a famosa Coca-Cola que foi na contramão em questão de sua atualização, pois no começo pelo produto se tratar de um medicamento tinha se letras garrafas e simples e depois dar uma reformulação na formula para se tornar um refrigerante as letras se adaptaram ao conceito de sua garrafa com letras rebuscadas e curvilíneas que vem sendo modelo até hoje.


Mas como foram criadas essas marcas e quais seus processos?


Existe um formato para descrever que tem um formato de duplo diamante e se trata de 4 etapas para se criar sua marca: Descobrir, Definir, Desenvolver e Deliberar.









Espaço para Expansão

Descobrir: Por onde começar, quais são suas referências e qual é seu público alvo?
Definir: Brainstorm que é a criação de conceitos, qual é o nosso problema principal?
Aqui temos o Afunilamento
Desenvolver: Depois de criado vem o fichamento de ideias e a criação da logomarca
Deliberar: E por último, mas não menos importante vem o Desenvolvimento: cores e formas.
E a entrega!




Branding VS Identidade Visual


Ao ramo de trabalho de criação existe dois conceitos que se diferem, mas com o mesmo objetivo e causa uma confusão de seus serviços. Quem atua no marketing faz branding que é o que: uma pesquisa do logotipo e seu posicionamento de seu perfil, sendo mais constante e consistente de apelo mais emocional, uma estratégia do marketeiro.

E já Design Gráfico adota mais a Identidade Visual, que são conceitos mais metódicos como o grafico: se a tipografia será em alto relevo ou chapado e as cores sendo degrade ou monocromático. Enfim a estética do logotipo.

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Por favor críticas, comentários e sugestões no site.


Agradecimentos:
João Gabriel
Karen Dubón
Matheus Reis
Daniel Lima
Guilherme Marchini
Eliana Gomes
Tiago Santana


Marketing / Branding / Marcas

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