Falta de ética das empresas nas publicações de marketing


O texto de Guilherme Deara nos mostra que as marcas erram e acertam muitas vezes com precisão e criatividade. Em 2017 não faltaram exemplos de grandes gafes e ideias ruins com campanhas de marketing que não saíram do papel e que acabaram não funcionando como planejado.




Hoje com o uso avançado das redes sociais é muito fácil a noticia se espalhar, criando memes e piadas entre os consumidos, gerando uma grande catástrofe. 
Temos como exemplo as empresas:
JBS
Após o escândalo da Operação Carne Fraca, que acabou envolvendo a JBS e algumas de suas marcas na investigação da Polícia Federal, a empresa correu para lançar uma campanha onde ressaltava a qualidade de suas carnes. Mas uma gafe não passou batido entre os consumidores: ao usar uma imagem de arquivo, a empresa mostrou uma carne Friboi com etiqueta de validade de 2013, com a postagem em 2017.
ADIDAS
Na 121ª edição da maratona de Boston.  A Adidas enviou uma mensagem automática a todos os corredores  com os seguintes dizeres  "Parabéns, você sobreviveu a maratona de Boston" essa mensagem foi muito mau interpretada pois em 2013 na maratona de Boston houve um atentado que morreram  3 pessoas. A marca teve que se desculpar  publicamente.
MARISA
Em um momento de luto para o ex Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ele foi convocado para depor referente ao caso do apartamento no depoimento ao Juiz Sergio Moro. Onde ele diz que é para realizar a pergunta a sua falecida esposa, a loja Marisa não perdeu a oportunidade de fazer uma piada com o assunto dizendo "se sua mãe ficar sem presente, a culpa não é da Marisa" uma boa oportunidade para não brincar com o sentimento dos outros.
Em contrapartida em 2017, não faltaram bons exemplos. Das campanhas milionárias cuidadosamente planejadas até aquelas que não demoraram mais do que alguns segundos e um tweet para serem feitas, os bons resultados devem servir de inspiração para as outras marcas que ainda estão atrás de seu gol de placa (ou que estão tentando se esquecer da última gafe).
O bom conceito, criatividade, boa recepção do público, grande engajamento e reverberação, sintonia com a sociedade do século 21, e criação de bons debates, tem um resultado direto nas vendas ou na valorização da marca: estas são algumas das coisas que fazem com que uma campanha de marketing seja considerada um sucesso.
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Autores: Alef Moraes, Aline Hermann, Caroline Rufino, Douglas Carneiro, Giuliana Cardena, Ismael Rúbio, Murilo Dias, Thyanne Siqueira, Vanessa Félix e Victoria Barbieri

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