Conheça as principais áreas de atuação do marketing institucional

No post anterior, discutimos o conceito e a importância do marketing institucional. Mas, como o marketing institucional funciona?


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Fonte: https://h2web.com.br/

O marketing institucional utiliza diversas áreas para atingir o objetivo de cativar seu público e proporcioná-lo experiências que o façam se apaixonar pela marca, mas as principais são:

Ambiental: Podemos considerar que esta é a área mais explorada pelas empresas que querem construir uma boa imagem ou que desejam apresentar diferenciais no mercado. Comumente as organizações adotam o chamado “marketing verde” por meio de projetos que visam a sustentabilidade e, consequentemente, a aproximação do consumidor, seja através da preocupação com a reciclagem de produtos, conscientização do uso de recursos naturais, e demais ações que não somente beneficiam o indivíduo, mas a sociedade como um todo. Uma das empresas que adotou esta visão é o Santander, que possui um programa de reciclagem de pilhas, baterias e celulares que são recolhidos através do “Papa-Pilhas”, projeto que até 2014 tinha reciclado 155,5 milhões de toneladas destes materiais.

Esportivo: Consiste no patrocínio de equipes ou eventos esportivos. Uma das alternativas mais comuns são as corridas beneficentes, um exemplo é a corrida anual promovida pelo McDonald’s com o objetivo de fortalecer a mensagem do outubro rosa, mês de combate ao câncer de mama.

Cultural: Assim como o esportivo, a organização patrocina eventos deste segmento, seja da categoria audiovisual, musical ou literatura. Através desse tipo de plataforma a marca pode se aproximar do consumidor. Como exemplo, temos o Rock in Rio, festival de música em que diversas marcas disputam a atenção do público, entre elas está a Heineken, que desembolsa 25% da sua verba de marketing para participar do evento e é responsável por montar uma tirolesa para entretenimento do público.

Social: Promovendo mudanças e atitudes comportamentais pensando no futuro do mundo, nesta atuação as empresas trabalham com todos os tipos de causas sociais, de forma a criar uma maneira autêntica de aplicar o DNA social na marca sem perder o foco no cliente, este pensamento é uma das evoluções do estudo do Marketing.
Através das pesquisas apresentadas no Livro Marketing 3.0 de Philip Kotler, nos países Estados Unidos e Reino Unido é explícito a relevância deste assunto para a sociedade:



O novo consumidor está conectado 24 horas por dia e, consequentemente, antenado as informações das marcas que fazem parte do seu cotidiano, por este motivo, o marketing institucional é um impulsionador do interesse positivo dos clientes.

Palavras-chave: Marketing, institucional, marca imagem, valor, ação, ambiental, esportivo, social, cultural, consumidor.


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Autores:
  • Aline de Paula Godoy
  • Camila Mirelly Silva Souza
  • Cecília Pereira Ferreira
  • Juliana dos Santos Carneiro,
  • Mariana Prado
  • Rodrigo Afonso do Nascimento
  • Stéfani de Lima Moreira
  • Thiago Oliveira de Castro

Referências:
KLOTER, P. Marketing 3.0 – As forças que estão definindo o novo marketing
centrado no ser humano.

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