A importância do conteúdo para um profissional de marketing




Você sabe a importância do conteúdo que você ou sua empresa têm para seu público? Geralmente, esta responsabilidade está nas mãos do setor de marketing, por isso, vamos falar sobre importância do conteúdo para quem está pensando em fazer carreira em marketing.

Para todo profissional de marketing, do estagiário ao diretor, é importante ter em mente que, a criação de conteúdo estará relacionada aos seus produtos ou serviços, os divulgando para fazer sua marca presente no mercado, nas redes sociais, site e em outros canais digitais, atraindo cada vez mais prospects e clientes potenciais.

Mas como?

Em marketing, isso é chamado de Inbound Marketing, que engloba o marketing de conteúdo e outras formas que atraiam o interesse de pessoas a sua marca. Atualmente, este é um dos principais segmentos do marketing digital, mas é preciso cuidado e ter muita estratégia para executá-lo, como, primeiramente, saber quem é seu público (personas), ter planejamento, definir seus objetivos e prioridades e como e onde divulgar sua mensagem.

Identificar e estudar quem é o seu público é primordial. Somente assim, você irá identificar as necessidades e desejos dos mesmos, usando estes aspectos a favor do seu negócio. O conteúdo proposto precisa passar o que seu público procura, o atraindo para o caminho dos seus resultados.

Onde?

Você poderá divulgar o conteúdo em um blog, nas redes sociais, e-mail, artigos feitos no site, vídeos ou em outros canais. É importante estudar qual será o melhor canal que lhe dará retorno e resultados, ou seja, o canal em que seu conteúdo será mais visto e terá maior divulgação!

Por isso, o conteúdo do seu texto precisa chamar a atenção do público e atraí-los, e isso pode ser feito através de textos que contenham títulos impactantes, palavras-chaves que atraiam pessoas, hashtags e hiperlinks, que dão conexão a outra página que você deseja que seja vista também. Tais pontos, são estratégias chamadas de estratégias de SEO (Search Engine Optimization).

SEO

Brevemente falando, para o profissional de marketing, é preciso entender o conceito e a importância da estratégia de SEO, que se leva em conta os pontos já destacados antes, além de outras técnicas de otimização em seu site, visando o crescimento de tráfego de seus canais digitais apenas usando práticas de qualidade de conteúdo para melhorar sua posição nos mecanismos de buscas via web.

Você, profissional de marketing

Na maioria das vezes, a criação de um conteúdo precisa ser planejada e executada pela área de marketing, mas isso não significa que isso é um aspecto exclusivo para nós. É importante que outras áreas estejam relacionadas e participem da criação do conteúdo, como a área de produtos e vendas, por exemplo, pois eles irão ajudar ainda mais na qualidade do conteúdo com informações importantes, pois assim, a probabilidade de atrair novos leads é ainda maior.

Como profissionais de marketing, para a criação de um conteúdo, precisamos deixar a marca presente, bem como a especificação de seus produtos e serviços, de forma objetiva, que irá atrair o público a se interessar pelo conteúdo, assim, atingindo seu objetivo.

Muito além de ter um planejamento, objetivo, metas e executar os processos de criação de conteúdo, o profissional de marketing deve se em mente questões que vão além do marketing digital e suas ferramentas. É preciso estudar, pesquisar e ser curioso, indo além das ferramentas digitais no cotidiano, seja qual for o segmento da carreira em marketing.

A criação de conteúdo será eficaz somente se tivermos estes importantes aspectos em mente, deixando claro que suprir a necessidade de procura do cliente é mais importante, pois assim, a probabilidade de as metas e objetivos traçados pela área e pela empresas serão alcançados e irão trazer os resultados desejados.

Autores:

Bárbara Santos
Beatriz Coutinho
Caroline Malgueiro
Fernanda Farias
Isabella Menezes
Janaina Velozo
Laís Santos
Suzana Caroline
Taína Araújo
Wilma Quispe

Fontes:


Palavras-chave:

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