A SAGA: OS GIGANTES DO VAREJO.


   Chegamos ao terceiro e último gigante, e com estes três exemplos de líderes podemos entender um pouco mais sobre a diversidade que o setor varejista abrange. Observar a trajetória de grandes empresas é um método importante para compreendermos melhor este universo de comercialização, capaz de abrigar inúmeras inovações que estão constantemente surgindo e transformando o mercado mundial.  Neste post os holofotes estarão voltados para a DROGASIL.
  


FONTE:  BLOG, M2Farma; Disponível em: <https://m2farma.com/blog/drogasil-aplica-vacinas-sao-paulo/>

 A Drogasil vem se expandindo cada vez mais, e passou distante da crise econômica que assola o país, ainda que o setor farmacêutico tenha passado por alguns apuros. A empresa já está em 18 estados brasileiros e continua se expandindo.

O NASCIMENTO DO GIGANTE

  A empresa surgiu com a união de pequenas farmácias em São Paulo, Drogaria Bráulio e Drogaria Brasil, para que ambas pudessem unir as forças e compartilhar entre si suas qualidades. Dessa forma ouve a necessidade de mudar o título da empresa, transformando-se na atual Drogasil (mistura de drogaria com Brasil.), e algum tempo depois agregou outras redes também tornando-se ainda maior. A Drogasil foi a primeira empresa farmacêutica a negociar ações na bolsa de valores, uma estratégia importante para se fortalecer durante crises econômicas.

  A marca cresceu e evoluiu, estava constantemente modernizando-se e inovando no mercado. Criou seu próprio laboratório e abriu novos centros de distribuição e lojas em vários Estados. Mas uma das fusões mais importantes para a empresa foi a união das Marcas Drogasil e Droga Raia, pois impulsionou a chegada da gigante farmacêutica na região nordeste do país.

  Com 80 anos de caminhada, ela tem sido exemplo no setor varejista. Seu sucesso baseia-se numa história de renovos, construção de confiança e preocupação com clientes e colaboradores. Está ai o motivo para o prestígio que alcançou no mercado brasileiro.

O MARKETING FARMACÊUTICO

  O segmento farmacêutico desde sempre exigiu cuidado e atenção, por estar lidando com um tipo e consumo delicado. Além disso, diversas normas específicas esbarram na forma como deve ser feita a publicidade dos serviços.

   Sabendo destes detalhes, a estratégia mais utilizada neste ramo é o MARKETING DE FIDELIZAÇÃO. O foco do marketing de fidelização é reforçar o envolvimento do cliente com a marca, criando uma manutenção desta relação. E isto encaixa-se perfeitamente com o público alvo farmacêutico, uma vez que adquirem produtos/serviços baseando-se na confiança e segurança que sentem das empresas.

  Outras estratégias também são utilizadas, desde promoções especiais até parcerias com profissionais da saúde, no entanto a principal é o sistema de relacionamento.

DROGASIL HOJE

   A DROGASIL,é referência no quesito faturamento, está expandindo-se cada vez mais pelo Brasil  rede de drogarias do país no quesito faturamento, oferece o atendimento de profissionais especializados na área em todas as lojas da sua rede durante todo o período de funcionamento, inclusive nas unidades que funcionam 24 horas. A rede emprega grande número de pessoas, sempre preocupando-se com a satisfação de seus colaboradores. E seus ótimos resultados econômicos influenciam na atração constante de investidores para a empresa.

Referências

REDAÇÃO, Da. O Fenômeno Raia Drogasil. EXAME. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/negocios/o-fenomeno-raia-drogasil/>
Nossa História. DROGASIL. Disponível em: <http://www.drogasil.com.br/nossa-historia>
Drogasil. MUNDO DAS MARCAS. Disponível em: <http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2010/05/drogasil.html>

Marketing farmacêutico: o que é preciso para conquistar o público? MARKETING DE CONTEÚDO. Disponível em: <https://marketingdeconteudo.com/marketing-farmaceutico/>




Os autores


Milena Pereira, Gabriel Messias, Larissa Macedo, Carla Carvalho, Stefanie Marino, Larissa Helena e Laís Herrera.

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