Preparação pessoal: essa sem dúvidas é uma das etapas
mais importantes para se tornar um bom vendedor para aquilo que deseja colocar
no mercado. Ter uma boa preparação de estudos e pesquisas, ter conhecimento
sobre a persona do produto e ter uma boa comunicação na hora de apresentar traz
para o cliente confiança em você e no que deseja vender.
Preparação profissional: saber se comportar como um
profissional não é tão fácil como parece, você precisa ter propriedade no que
faz e apresenta, ter uma boa carga de estudos pessoal e profissional. Uma das
coisas mais importantes é estar por dentro de toda a tecnologia e novidades do
mercado em que atua e um pouco mais, é importante lembrar que o cliente hoje em
dia tem bastante conhecimento sobre o que procura então você como profissional
precisa estar sempre a frente.
Prospecção: essa é uma das fases em que o vendedor
encontra certa dificuldade. O conceito é basicamente você traçar uma estratégia
em que o objetivo seja conquistar o cliente potencial para a sua empresa, agora
iremos citar uma lista para te ajudar em como fazer a sua prospecção:
1 – Estude bem o seu produto e o mercado
2- Conheça o seu cliente
3- Seja simples e objetivo na hora de apresentar o produto
4- Entenda que prospectar é diferente de vender
5- Esteja sempre de prontidão.
Abordagem ativa e receptiva: a primeira técnica de abordagem diz respeito ao domínio
do produto que você possui sobre o serviço ou produto é, interessante você se
adaptar ao atendimento para cada cliente isso demonstra que se importa com ele
e, ele sentir interesse da sua parte faz com que desperte uma confiança. Fazer
perguntas abertas e não invasivas prolonga a abordagem sem que seja uma perca
de tempo para o cliente.
Investigação: a investigação de mercado, mais
conhecida como PESQUISA de mercado serve para que você entenda as intenções de
compra do consumidor para que você conheça sobre o crescimento do mercado ao
qual pertence. Dentre essa pesquisa é importante conhecer sobre o financeiro,
pontos positivos e negativos, aspectos pessoais e corporativos.
Apresentação: saber apresentar o produto ou serviço
de forma adequada faz toda diferença no momento da venda, pois você mostra ou
fala o que o cliente precisa ouvir. Um bom exemplo seria sobre as
características X os benefícios do produto, aqui damos um exemplo
CARACTERITICAS X BENEFICIOS
Objeção: esse tipo de assunto é mais comum do que
parece, a objeção ocorre quando o cliente coloca mais expectativa no produto do
que ele realmente oferece isso pode acontecer quando o vendedor não apresenta
de forma clara e adequada, ou simplesmente ouve um equívoco sobre o
produto/serviço. É importante lembrar que jamais confronte o cliente e sim
tente contornar a situação de uma forma que fique viável para ambos.
Decisão: por fim chegamos na etapa em que ocorre a
decisão da venda, após passar pelo processo de reconhecer que existe um
problema e que o cliente precisa solucioná-lo ele parte para a etapa da compra
de um produto/serviço. Essa jornada leva a pesquisas de possíveis soluções,
aqui ele busca por preços, características e vantagens oferecidas onde você
aprende a oferecer nos tópicos anteriores.
Pós-venda: a pós-venda é indispensável para a
fidelização de um cliente, sendo necessário a demonstração de preocupação com o
feedback após a venda do produto/serviço.
Entender se o serviço oferecido supriu a necessidade em que o cliente se
encontrava. É importante oferecer garantia dos seus serviços, mostrar algum
tipo de exclusividade e procurar fazer uma ligação ou mandar mensagem em datas
comemorativas. A pós-venda bem-feita significa a preocupação em mante o
cliente.
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