As fases da Venda e Suas Etapas

 


Preparação pessoal: essa sem dúvidas é uma das etapas mais importantes para se tornar um bom vendedor para aquilo que deseja colocar no mercado. Ter uma boa preparação de estudos e pesquisas, ter conhecimento sobre a persona do produto e ter uma boa comunicação na hora de apresentar traz para o cliente confiança em você e no que deseja vender.

Preparação profissional: saber se comportar como um profissional não é tão fácil como parece, você precisa ter propriedade no que faz e apresenta, ter uma boa carga de estudos pessoal e profissional. Uma das coisas mais importantes é estar por dentro de toda a tecnologia e novidades do mercado em que atua e um pouco mais, é importante lembrar que o cliente hoje em dia tem bastante conhecimento sobre o que procura então você como profissional precisa estar sempre a frente.

 

Prospecção: essa é uma das fases em que o vendedor encontra certa dificuldade. O conceito é basicamente você traçar uma estratégia em que o objetivo seja conquistar o cliente potencial para a sua empresa, agora iremos citar uma lista para te ajudar em como fazer a sua prospecção:

1 – Estude bem o seu produto e o mercado

2- Conheça o seu cliente

3- Seja simples e objetivo na hora de apresentar o produto

4- Entenda que prospectar é diferente de vender

5- Esteja sempre de prontidão.

 

Abordagem ativa e receptiva: a primeira técnica de abordagem diz respeito ao domínio do produto que você possui sobre o serviço ou produto é, interessante você se adaptar ao atendimento para cada cliente isso demonstra que se importa com ele e, ele sentir interesse da sua parte faz com que desperte uma confiança. Fazer perguntas abertas e não invasivas prolonga a abordagem sem que seja uma perca de tempo para o cliente.

 

Investigação: a investigação de mercado, mais conhecida como PESQUISA de mercado serve para que você entenda as intenções de compra do consumidor para que você conheça sobre o crescimento do mercado ao qual pertence. Dentre essa pesquisa é importante conhecer sobre o financeiro, pontos positivos e negativos, aspectos pessoais e corporativos.

 

Apresentação: saber apresentar o produto ou serviço de forma adequada faz toda diferença no momento da venda, pois você mostra ou fala o que o cliente precisa ouvir. Um bom exemplo seria sobre as características X os benefícios do produto, aqui damos um exemplo

 

CARACTERITICAS X BENEFICIOS


Objeção: esse tipo de assunto é mais comum do que parece, a objeção ocorre quando o cliente coloca mais expectativa no produto do que ele realmente oferece isso pode acontecer quando o vendedor não apresenta de forma clara e adequada, ou simplesmente ouve um equívoco sobre o produto/serviço. É importante lembrar que jamais confronte o cliente e sim tente contornar a situação de uma forma que fique viável para ambos.

 

Decisão: por fim chegamos na etapa em que ocorre a decisão da venda, após passar pelo processo de reconhecer que existe um problema e que o cliente precisa solucioná-lo ele parte para a etapa da compra de um produto/serviço. Essa jornada leva a pesquisas de possíveis soluções, aqui ele busca por preços, características e vantagens oferecidas onde você aprende a oferecer nos tópicos anteriores.

 

Pós-venda: a pós-venda é indispensável para a fidelização de um cliente, sendo necessário a demonstração de preocupação com o feedback após a venda do produto/serviço.  Entender se o serviço oferecido supriu a necessidade em que o cliente se encontrava. É importante oferecer garantia dos seus serviços, mostrar algum tipo de exclusividade e procurar fazer uma ligação ou mandar mensagem em datas comemorativas. A pós-venda bem-feita significa a preocupação em mante o cliente.


Comentários