Somos ou não induzidos ao consumo?

 

         Entenda como o neuromarketing pode estar envolvido em suas compras



Antigamente vender era algo muito mais fácil, com pouca concorrência no mercado os consumidores eram reféns dos preços elevados e da pouca variedade dos produtos e serviços, com a evolução tecnológica este cenário mudou, atualmente o mercado possui muitas empresas em competição acirrada pelo consumidor, que se tornou mais exigente, possui mais opções de escolhas e por preços menores.

Para continuarem relevantes no mercado, as empresas implementam ferramentas, pesquisas e direcionam ações baseadas no conhecimento que possuem do consumidor. O marketing é fundamental para continuar resistindo no mercado, segundo a American Marketing Association - AMA (2013) definem marketing como “a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os clientes, parceiros e sociedade em geral.” O marketing por si só revela descobertas incríveis sobre o consumidor, mas será que poderia ter algo que pudesse gerar ainda mais conhecimento e influência para aumentar o consumo?

 A resposta é sim, o neuromarketing!

A junção de neurociência e marketing, a neurociência realiza estudos sobre o funcionamento do nosso sistema nervoso. Neuromarketing é a ciência que estuda o comportamento humano e sua influência na tomada de decisão conforme os estímulos causados no cérebro. Tornou-se popular com Gerald Zaltman, médico que utilizava aparelhos de imagens como as ressonâncias magnéticas para observar os estímulos neurológicos, em 2000 o neuromarketing foi registrado como ferramenta de marketing. É utilizado por diversas empresas para entender os estímulos que seus produtos podem causar através das ações de marketing, propaganda e publicidade, para através dos resultados guiá-las com maior assertividade.

Segundo o médico e neurocientista Paul D. Maclan, responsável pela teoria de Trino, o cérebro humano é constituído por três divisões, o cérebro neocórtex, réptil e límbico.

O cérebro neocórtex é responsável pelas decisões racionais, o reptiliano permite que nossos instintos de sobrevivência existam, um exemplo é a fome e o límbico é o responsável pelas emoções, sentimentos como raiva e felicidade.

 

Você conhece as ferramentas utilizadas pelo neuromarketing?

São elas:

 

Posicionamento dos elementos de uma imagem;

                     Psicologia das cores;

Gatilhos mentais;

Storytelling;

Repetição de ideias e conceitos de forma estratégica.

 

Sabendo que as emoções possuem um fator importantíssimo sobre as tomadas de decisões, grandes organizações utilizam deste fator para tornarem-se relevantes, o neuromarketing auxilia neste conhecimento, algumas das empresas que utilizam deste recurso são a Coca-Cola, Netflix, Hyundai, McDonald`s entre outras. Este interesse irá proporcionar além do amplo conhecimento, o consumo mais eficiente e uma vantagem frente à concorrência, resultando em um domínio sobre as escolhas dos consumidores.

Podemos evidenciar em pesquisas entre concorrentes no mercado o poder da marca, um exemplo é a pesquisa realizada sobre o consumo de refrigerantes, entre as marcas Coca-Cola e Pepsi. Os estudos envolvendo as duas marcas ocorrem desde os anos de 1970, em 2003 novos estudos foram desenvolvidos com uma amostra de 67 pessoas de 19 a 50 anos.

Os pesquisadores desenvolveram esta pesquisa para analisar o grau de preferência dos consumidores, foi utilizado análises através de ressonâncias magnéticas funcional e testes de paladar comportamental.

A primeira etapa ficou conhecida como etapa cega, os participantes experimentaram as bebidas sem saberem a qual marca correspondiam.

Na segunda etapa do experimento houve a distribuição de dois copos aos participantes, onde em um continha a marca explícita e no outro não. Ao entregarem o copo explícito com descrições entre as marcas, o público que ingeriu o refrigerante da Coca cola, foi identificado atividades cerebrais no hipocampo e mesencéfalo, o que não ocorreu ao ingerirem o refrigerante da Pepsi. O hipocampo faz parte do sistema límbico possuindo grande importância para o processamento de informações sensoriais e emocionais.

Os resultados gerais da pesquisa identificaram que as regiões cerebrais que estavam ligadas às tomadas de decisões foram as identificadas com grandes intensidades de atividades, o refrigerante Coca-Cola continuou em vantagem frente a concorrência mesmo quando em um dos copos de refrigerante não havia a descrição da marca. É perceptível que a Coca cola possui vantagens sobre as tomadas de decisões dos consumidores, os estímulos cerebrais causados pela marca tornam suas vantagens competitivas superiores aos concorrentes, vantagens estas inimagináveis por John Styth, quando desenvolveu o refrigerante pela primeira vez.

 

Há empresas que com base nas pesquisas destes estímulos podem direcionar as ações de marketing, publicidade e propaganda, como a Netflix.

A Netflix é uma plataforma provedora de filmes, séries e documentários via ‘streaming’, ela utiliza de algumas técnicas de neuromarketing para fazer com que os usuários não sejam incomodados e consigam captar as informações transmitidas. A técnica mais utilizada pela Netflix é chamada ‘Product Placement’ que, pela tradução significa “colocação de produtos”. Essa ferramenta possibilita que a marca seja colocada de forma discreta e quase imperceptível no decorrer dos filmes ou séries. O objetivo maior não é muito diferenciado dos demais meios de publicidade, mas consegue desenvolver tal ação com menor intromissão, aumentando o percentual de memória, notoriedade, aceitação e simpatia de uma marca ou empresa, para que o consumidor não seja incomodado, mas receba as comunicações direcionadas durante a utilização da plataforma.

Será que realmente compramos o que queremos consumir ou somos influenciados pelo consumo? Descobrimos que as empresas possuem mecanismos importantíssimos para chamar nossa atenção.

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Referências:

https://rockcontent.com/br/blog/o-que-e-marketing/

https://resultadosdigitais.com.br/especiais/marketing/

https://blog.fortestecnologia.com.br/tecnologia-e-inovacao/neuromarketing/amp/

https://administradores.com.br/noticias/como-aplicar-o-neuromarketing-e-entender-melhor-o-comportamento-do-consumidor

https://www.mundodomarketing.com.br/reportagens/planejamento-estrategico/33094/neuromarketing-mostra-como-capturar-a-atencao-do-consumidor.html

https://www.mundodomarketing.com.br/reportagens/marca/27614/coca-cola-conteudo-para-se-manter-no-topo.html

 

 



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