Você sabe o que é o Marketing Esportivo
e sua importância?
Marketing
Esportivo é uma segmentação do Marketing que visa gerar oportunidades de negócio
no mundo dos esportes.
Cada vez mais
forte e mais presente, o Marketing Esportivo vem se mostrando como uma ferramenta muito eficiente e lucrativa para
gerar oportunidades de negócios.
O Marketing Esportivo e a diferença
para outros tipos de Marketing
Para entender o que é o Marketing Esportivo é necessário, primeiramente, saber o que é o Marketing.
Segundo Philip Kotler, uma
autoridade mundial do assunto, o Marketing é
a capacidade de produzir e entregar uma demanda de mercado e gerar lucro e a capacidade de enxergar essa
demanda, e não simplesmente desejos.
É a partir daí
que o Marketing e suas ferramentas entram em ação para oferecer e promover os serviços e produtos demandados por um determinado mercado.
Agora que o
significado de Marketing está mais claro, podemos falar sobre o Marketing Esportivo.
O Marketing
Esportivo é uma segmentação do Marketing que tem como principal função gerar oportunidades de negócios por meio do
mundo dos esportes e usá-lo como uma ferramenta para as estratégias de Marketing.
Ou seja: criação e
execução dos artifícios do Marketing no meio esportivo e em tudo o que o envolve, sejam marcas, clubes, times,
atletas, equipamentos ou personalidades.
Por que o Marketing Esportivo
funciona
Tudo começa com
a paixão das pessoas e também torcedores por um determinado esporte, time, evento ou atleta.
Em cima desse “fator
passional”, as estratégias de Marketing Esportivo atuam para efervescer esse sentimento e atrair novos adeptos.
A matemática é simples.
O Marketing
Esportivo, quando bem planejado, elaborado e aplicado, dá retorno.
Um exemplo disso é
o surfista Gabriel
Medina
Benefícios são:
1. Aumento da exposição na mídia: as pessoas são atingidas em massa pela mídia, principalmente a TV, onde a
maioria da publicidade esportiva é exposta.
2. Aumento de práticas
esportivas para a população: os produtos esportivos
ficam mais disponíveis para um maior número de possíveis consumidores que possam ser influenciados. Essa influência
alcança todas as classes sociais.
3. Aumento do
patrocínio e apoio ao esporte nas comunidades: grandes empresas apoiam o esporte, principalmente para o ganho de imagem
de "responsabilidade
social" e aparecer na mídia globalmente, por exemplo: a Coca-Cola na copa do mundo.
4. Aumento de projetos em escolas e comunidades voltados
para a prática esportiva e formação de novos
atletas.
Todos influenciados pelo patrocínio aos atletas mais famosos e seguidos do mundo
Outro exemplo da menina Raissa,
ela incentivou muito no esporte
juvenil Pessoas da idade dela
com certeza se sentiram mais influenciadas e
motivadas pelo esporte por conta da repercussão, isso mostra que o esporte
é para todas as idades
O primeiro indicio
de marketing esportivo no mundo, segundo Pitts e Stotlar (1996) é de 1921, quando Hillerich & Bradsby
(H&B) tornaram-se líderes de
mercado na venda de bastões de baseball com a marca Louisville Slugger.
É por meio da associação da marca com o
atleta ou clube que ocorre
o processo de agregação de valor a marca.
Objetivos são:
1. Aumento das vendas
2. Maior potencial
de divulgação
3. Abrir
novos canais de comunicação com clientes, fornecedores, parceiros.
4. Maior influência no segmento esporte
O
surf é um esporte que movimenta bilhões por ano em vestuários, acessórios, equipamentos, turismo,
gerando direta e indiretamente milhares de empregos.
Englobam tanto
o público masculino quanto o feminino, de diversas classes sociais, diversas
faixas etárias, sendo eles praticantes ou não do esporte.
Nos últimos anos
o surfe extrapolou o cenário da praia e se tornou um estilo de vida que muitos admiram. Grandes marcas, sendo elas de surfwear ou não, utilizam do surf como
estratégia de marketing, investindo
milhões com publicidade, propaganda, eventos, filmes, atletas, entre
outros, alavancando as vendas
e divulgando a marca das mesmas.
Conclusão
A indústria
esportiva se tornou uma indústria bilionária a partir da promoção de eventos e torneios, licenciamento de produtos,
patrocínio de times, clubes e
atletas, naming rights
e diversas outras vertentes de negócios relacionados.
O Marketing
Esportivo se utiliza do conteúdo oferecido pelos esportes para oferecer serviços e produtos em
diferentes formas aos públicos-alvo em questão.
E quando
bem-feito, o Marketing Esportivo cumpre muito bem os seus objetivos: gerar vendas e lucros e
garantir entretenimento e emoções para
o público envolvido.
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