Você sabe o que é o Marketing Esportivo e sua importância?

 


    

Você sabe o que é o Marketing Esportivo e sua importância?

 

Marketing Esportivo é uma segmentação do Marketing que visa gerar oportunidades de negócio no mundo dos esportes.

Cada vez mais forte e mais presente, o Marketing Esportivo vem se mostrando como uma ferramenta muito eficiente e lucrativa para gerar oportunidades de negócios.

 

O Marketing Esportivo e a diferença para outros tipos de Marketing

 

Para entender o que é o Marketing Esportivo é necessário, primeiramente, saber o que é o Marketing.

Segundo Philip Kotler, uma autoridade mundial do assunto, o Marketing é a capacidade de produzir e entregar uma demanda de mercado e gerar lucro e a capacidade de enxergar essa demanda, e não simplesmente desejos.

É a partir daí que o Marketing e suas ferramentas entram em ação para oferecer e promover os serviços e produtos demandados por um determinado mercado.

Agora que o significado de Marketing está mais claro, podemos falar sobre o Marketing Esportivo.

O Marketing Esportivo é uma segmentação do Marketing que tem como principal função gerar oportunidades de negócios por meio do mundo dos esportes e usá-lo como uma ferramenta para as estratégias de Marketing.


Ou seja: criação e execução dos artifícios do Marketing no meio esportivo e em tudo o que o envolve, sejam marcas, clubes, times, atletas, equipamentos ou personalidades.

 

Por que o Marketing Esportivo funciona



Tudo começa com a paixão das pessoas e também torcedores por um determinado esporte, time, evento ou atleta.

Em cima desse “fator passional”, as estratégias de Marketing Esportivo atuam para efervescer esse sentimento e atrair novos adeptos. A matemática é simples.

O Marketing Esportivo, quando bem planejado, elaborado e aplicado, dá retorno.

 

Um exemplo disso é o surfista Gabriel Medina


Benefícios são:



1.  Aumento da exposição na mídia: as pessoas são atingidas em massa pela mídia, principalmente a TV, onde a maioria da publicidade esportiva é exposta.


 

2.  Aumento de práticas esportivas para a população: os produtos esportivos ficam mais disponíveis para um maior número de possíveis consumidores que possam ser influenciados. Essa influência alcança todas as classes sociais.

 

3.  Aumento do patrocínio e apoio ao esporte nas comunidades: grandes empresas apoiam o esporte, principalmente para o ganho de imagem de "responsabilidade social" e aparecer na mídia globalmente, por exemplo: a Coca-Cola na copa do mundo.

 

4.  Aumento de projetos em escolas e comunidades voltados para a prática esportiva e formação de novos atletas.

Todos influenciados pelo patrocínio aos atletas mais famosos e seguidos do mundo

 

Outro exemplo da menina Raissa, ela incentivou muito no esporte juvenil Pessoas da idade dela com certeza se sentiram mais influenciadas e motivadas pelo esporte por conta da repercussão, isso mostra que o esporte é para todas as idades

O primeiro indicio de marketing esportivo no mundo, segundo Pitts e Stotlar (1996) é de 1921, quando Hillerich & Bradsby (H&B) tornaram-se líderes de mercado na venda de bastões de baseball com a marca Louisville Slugger.

É por meio da associação da marca com o atleta ou clube que ocorre o processo de agregação de valor a marca.



Objetivos são:

1.  Aumento das vendas

2.  Maior potencial de divulgação


3.  Abrir novos canais de comunicação com clientes, fornecedores, parceiros.

4.  Maior influência no segmento esporte

 

O surf é um esporte que movimenta bilhões por ano em vestuários, acessórios, equipamentos, turismo, gerando direta e indiretamente milhares de empregos.

Englobam tanto o público masculino quanto o feminino, de diversas classes sociais, diversas faixas etárias, sendo eles praticantes ou não do esporte.

Nos últimos anos o surfe extrapolou o cenário da praia e se tornou um estilo de vida que muitos admiram. Grandes marcas, sendo elas de surfwear ou não, utilizam do surf como estratégia de marketing, investindo milhões com publicidade, propaganda, eventos, filmes, atletas, entre outros, alavancando as vendas e divulgando a marca das mesmas.

 

Conclusão

 

A indústria esportiva se tornou uma indústria bilionária a partir da promoção de eventos e torneios, licenciamento de produtos, patrocínio de times, clubes e atletas, naming rights e diversas outras vertentes de negócios relacionados.

O Marketing Esportivo se utiliza do conteúdo oferecido pelos esportes para oferecer serviços e produtos em diferentes formas aos públicos-alvo em questão.

E quando bem-feito, o Marketing Esportivo cumpre muito bem os seus objetivos: gerar vendas e lucros e garantir entretenimento e emoções para o público envolvido.







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