Com certeza você já ouviu falar em CRM e se não ouviu logo ouvirá, então para que não seja pego de surpresa a gente te conta tudo sobre essa ferramenta que está mudando a forma como as empresas fazem seus negócios.
Para te ambientalizar melhor é importante dizer que, muitas são as definições entorno do CRM, mas a mais adequada é que, CRM não é apenas um software, mas também um conjunto de ações estratégicas de gerenciamento de relacionamento com o cliente usadas por pequenas, médias e grandes empresas para estruturar seu negócio de forma a antecipar e suprir as necessidades de seus leads, prospects e suspects.
Concentrando-se em colocar o cliente como principal foco em todas as etapas, desde o primeiro contato ao pós-venda, buscando a fidelização e um relacionamento mais longo com o cliente, adaptando e antecipando exatamente ou o mais próximo possível para suprir suas necessidades.
Na prática
O CRM possibilita a coleta, o armazenamento e o gerenciamento dos dados dos clientes e possíveis clientes de uma empresa, buscando otimizar principalmente as estratégias de marketing e vendas, mas impactando em todo o sistema empresarial, uma vez que este depende de seus clientes para se manter funcionando.
Através dele é possível aproveitar as informações mais relevantes para o negócio e usá-las de forma estratégica no marketing de relacionamento, na distribuição de conteúdo, melhorias e criações de produtos ou serviços e etc.
Ah, mas e os benefícios disso?
Sabendo que cada cliente é um cliente e tendo as informações necessárias para poder suprir essas necessidades únicas de cada um deles, é o que torna possível alcançar benefícios como:
- Acesso rápido a métricas e dados importantes;
- Armazenamento de histórico do relacionamento empresa e cliente;
- Aumentar a longevidade no relacionamento cliente e empresa;
- Produtividade dos canais de relacionamento e vendas;
- Redução do tempo de negociação;
- Redução de decisões incorretas;
- Aumento de vantagens competitivas;
- Entre inúmeros outros benefícios.
E existem riscos?
Como em toda estratégia o uso do CRM deve ser bem planejado e executado para que dê certo sendo visto não apenas como um software e sim como uma ferramenta estratégica, caso contraria os riscos podem surgir como:
- Escolha de um CRM de difícil a adaptação e sem personalização;
- A não adaptação das equipes com uma nova cultura empresarial existente;
- Pouco treinamento dos times de vendas e marketing;
- Dificuldade na mudança dos processos gerenciais;
- Esquecer que um bom atendimento mesmo que automatizado precisa de contato humano para funcionar bem,
- E a não padronização do uso da ferramenta.
Funções básicas de um bom CRM:
Integração entre setores internos;
E-mail marketing;
Gestão territorial;
Gestão estratégica;
Automação de Marketing;
Sistemas de calendário ou lembretes,
Qualificação de leads.
Os 5 CRM’s mais usados do mercado
Salesforce:
Está entre os mais usados do mundo, já passando uma grande segurança para seus usuários e tem como principais funções para seus usuários: configuração inicial rápida e fácil, personalização fácil e planos e recursos adaptáveis aos seus clientes.
Zoho CRM:
Um CRM com versão gratuita para até 3 usuários, reconhecido por sua alta qualidade e premiado por uma ótima experiência de usuário e com versões pagas de ampla opção de recursos.
Hubspot:
Um sistema 100% gratuito, completo e totalmente adaptável a diferentes tipos de negócio, suas funções incluem: integração interna, e-mail marketing, gestão de tarefas, automação, sistema de calendário e qualificação de leads.
PipeDrive:
Sendo usado por mais de 75.000 empresas em todo o mundo o CRM promete facilitar a vida da sua empresa, para isso oferece recursos de grande facilidade de uso e praticidade desde o primeiro contato.
Agendor:
Um CRM brasileiro criado para auxiliar pequenas empresas de qualquer segmento, prometendo aprimorar todo o processo comercial e diminuir o desperdício de oportunidades, usando para isso funções como: acompanhamento de cada lead e lembretes para follow-ups.
Dica
Para uma boa implementação leve em conta o tamanho de sua empresa, a cultura atual da mesma, a intimidade com tecnologia dos usuários e a abertura para mudanças dos colaboradores da empresa.
Busque também começar a adaptação a estratégia de CRM combinando com fundamentos de marketing de relacionamento e endomarketing agregando valor a empresa e implantando a cultura em todos os setores da empresa, assim a propaganda começa de dentro para fora mantendo a imagem da empresa a mesma por onde for.
Esperamos te ajudar e se quiser saber mais sobre o assunto e outras dicas e novidades do mundo do marketing é só clicar nos links a baixo e aproveitar os conteúdos das nossas redes sociais!
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