CRM DE UM JEITO QUE NUNCA TE CONTARAM ANTES




 Com certeza você já ouviu falar em CRM e se não ouviu logo ouvirá, então para que não seja pego de surpresa a gente te conta tudo sobre essa ferramenta que está mudando a forma como as empresas fazem seus negócios.


Para te ambientalizar melhor é importante dizer que, muitas são as definições entorno do CRM, mas a mais adequada é que, CRM não é apenas um software, mas também um conjunto de ações estratégicas de gerenciamento de relacionamento com o cliente usadas por pequenas, médias e grandes empresas para estruturar seu negócio de forma a antecipar e suprir as necessidades de seus leads, prospects e suspects.


Concentrando-se em colocar o cliente como principal foco em todas as etapas, desde o primeiro contato ao pós-venda, buscando a fidelização e um relacionamento mais longo com o cliente, adaptando e antecipando exatamente ou o mais próximo possível para suprir suas necessidades.



Na prática


O CRM possibilita a coleta, o armazenamento e o gerenciamento dos dados dos clientes e possíveis clientes de uma empresa, buscando otimizar principalmente as estratégias de marketing e vendas, mas impactando em todo o  sistema empresarial, uma vez que este depende de seus clientes para se manter funcionando.


Através dele  é possível aproveitar as informações mais relevantes para o negócio e usá-las de forma estratégica no marketing de relacionamento, na distribuição de conteúdo, melhorias e criações de produtos ou serviços e etc.


Ah, mas e os benefícios disso?


Sabendo que cada cliente é um cliente e tendo as informações necessárias para poder suprir essas necessidades únicas de cada um deles, é o que torna possível alcançar benefícios como:


- Acesso rápido a métricas e dados importantes;

- Armazenamento de histórico do relacionamento empresa e cliente;

- Aumentar a longevidade no relacionamento cliente e empresa;

- Produtividade dos canais de relacionamento e vendas;

- Redução do tempo de negociação;

- Redução de decisões incorretas;

- Aumento de vantagens competitivas;

- Entre inúmeros outros benefícios.


E existem riscos?


Como em toda estratégia o uso do CRM deve ser bem planejado e executado para que dê certo sendo visto não apenas como um software e sim como uma ferramenta estratégica, caso contraria os riscos podem surgir como:


- Escolha de um CRM de difícil a adaptação e sem personalização;

- A não adaptação das equipes com uma nova cultura empresarial existente;

- Pouco treinamento dos times de vendas e marketing;

- Dificuldade na mudança dos processos gerenciais;

- Esquecer que um bom atendimento mesmo que automatizado precisa de contato humano para funcionar bem,

- E a não padronização do uso da ferramenta.




Funções básicas de um bom CRM:


  • Integração entre setores internos;

  • E-mail marketing;

  • Gestão territorial;

  • Gestão estratégica;

  • Automação de Marketing;

  • Sistemas de calendário ou lembretes,

  • Qualificação de leads.


Os 5 CRM’s mais usados do mercado


  • Salesforce:


Está entre os mais usados do mundo, já passando uma grande segurança para seus usuários e tem como principais funções para seus usuários: configuração inicial rápida e fácil, personalização fácil e planos e recursos adaptáveis aos seus clientes.


  • Zoho CRM:


Um CRM com versão gratuita para até 3 usuários, reconhecido por sua alta qualidade e premiado por uma ótima experiência de usuário e com versões pagas de ampla opção de recursos.


  • Hubspot:

Um sistema 100% gratuito, completo e totalmente adaptável a diferentes tipos de negócio, suas funções incluem: integração interna, e-mail marketing, gestão de tarefas, automação, sistema de calendário e qualificação de leads.


  • PipeDrive:


Sendo usado por mais de 75.000 empresas em todo o mundo o CRM promete facilitar a vida da sua empresa, para isso oferece recursos de grande facilidade de uso e praticidade desde o primeiro contato.


  • Agendor:


Um CRM brasileiro criado para auxiliar pequenas empresas de qualquer segmento, prometendo aprimorar todo o processo comercial e diminuir o desperdício de oportunidades, usando para isso funções como: acompanhamento de cada lead e lembretes para follow-ups.



Dica


Para uma boa implementação leve em conta o tamanho de sua empresa, a cultura atual da mesma, a intimidade com tecnologia dos usuários e a abertura para mudanças dos colaboradores da empresa.


Busque também começar a adaptação a estratégia de CRM combinando com fundamentos de marketing de relacionamento e endomarketing agregando valor a empresa e implantando a cultura em todos os setores da empresa, assim a propaganda começa de dentro para fora mantendo a imagem da empresa a mesma por onde for.



Esperamos te ajudar e se quiser saber mais sobre o assunto e outras dicas e novidades do mundo do marketing é só clicar nos links a baixo e aproveitar os conteúdos das nossas redes sociais!


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