Para começar, o que é pesquisa de Marketing?
A pesquisa de Marketing é bem conhecida pelos estudantes e
profissionais de Marketing. É uma estratégia que consiste em captar dados do
público-alvo da empresa, de forma a responder qualquer dúvida que se tenha em
relação ao ambiente mercadológico dela, coletando informações importantes para
o plano de Marketing, gerando vantagem competitiva. Pode-se, por exemplo,
descobrir o potencial de um produto da empresa, ou até mesmo um novo nicho que
ainda não é trabalhado pela concorrência.
A pesquisa de Marketing viabiliza uma tomada de decisão
mais certeira com base em dados comprovados. Pode-se identificar necessidades do
público-alvo da empresa e informações sobre a concorrência. Além disso,
relatórios de pesquisas tendem a apresentar um grande número de
compartilhamentos, o que favorece e aumento o reconhecimento e a autoridade da
marca.
Esse tipo de pesquisa serve para qualquer negócio,
inclusive aqueles que não saíram do papel. Todos os dias, novos negócios surgem
no mercado com o intuito de serem bem-sucedidos e terem um lugar privilegiado
na cabeça dos consumidores, mas nem sempre é o que acontece. Por este motivo a
pesquisa de Marketing te ajuda a responder perguntas como: Por que isso
acontece? Onde os empreendedores erram? Por que não conseguem realizar boas
vendas?
De forma a amenizar quaisquer receios sobre pesquisa de
Marketing, apresentaremos abaixo dicas de como realizar uma boa pesquisa em
todo o seu processo (tiramos como base o modelo descritivo-quantitativo).
Maaas, antes de tudo, afinal, qual a diferença
entre pesquisa de Mercado e pesquisa de Marketing?
Muitos pensam que se tratam de sinônimos, mas ambas
pesquisas têm particularidades que se diferenciam uma da outra. A pesquisa de
mercado busca saber qual o ponto de vista do cliente em relação à empresa; se
ela é vista negativa ou positivamente pelo público-alvo. Já a pesquisa de
Marketing busca reunir informações mercadológicas acerca dos 4 P’s de
Marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção, e identifica oportunidades,
ameaças, fraquezas e vulnerabilidades, de forma a reunir dados para futuras
análises como a SWOT e ações para a perpetuação dos negócios.
Agora vamos às dicas:
Definição de problema
Estes itens guiarão toda a pesquisa. O problema corresponde
à indagação principal que se procura responder com a pesquisa. Para formá-lo, é
recomendável fazer-se questões como: por que a pesquisa deve ser realizada?
Qual dúvida pretende-se esclarecer? Quais decisões devem ser tomadas a partir
dos resultados? Quais as possíveis respostas a serem obtidas?
Método e formulação de pesquisa e trabalho de
campo
Neste passo, decidimos a forma como abordaremos a coleta de
dados.
A observação é um método tradicional de pesquisa de Marketing,
é bastante econômico e preciso. Pode ser realizado a partir da observação
direta de um lugar físico ou através de dispositivos online. A aplicação
dependerá do objetivo final.
A enquete é o método mais utilizado, pode ser realizada
manualmente ou online. Muitas informações podem ser reunidas em pouco tempo, é
fácil e não é necessário um grande orçamento para realizá-la.
Entrevistas podem ser feitas por telefone, presencialmente
ou por e-mail. É possível coletar informações de forma confiável, porém, requer
mais recursos econômicos e tempo. É o método mais recomendado por conta de
extrair informações direto do cliente, sem um canal tecnológico no meio.
A avaliação (ou teste de mercado), é conhecer diretamente a
avaliação de uma pessoa sobre seu produto, serviço ou ideia. É geralmente
realizado antes do lançamento de um produto com objetivo de reduzir riscos.
Esse tipo de método acontece em pesquisas causais, onde estuda-se relações de
causa e efeito.
-Como
fazer um questionário de Pesquisa de Marketing
Comece com perguntas que identifiquem quem está respondendo
e que sejam importantes para a análise, como onde a pessoa mora, sexo, idade
etc; para que se possa analisar os hábitos de diferentes segmentos
demográficos, psicográficos e geográficos.
Após isso, faça perguntas relacionadas ao consumo do seu
produto pelo respondente, como frequência de compra e método de pagamento.
Por fim, faça perguntas comparando o seu produto/marca com
seus principais concorrentes, sem deixar claro qual marca é a sua, para que não
haja indução.
Vale ressaltar a atenção que deve ser dada à lógica do
questionário, principalmente se for feito de forma online! Se o indivíduo
responde que prefere a marca X, não faz sentido perguntar se ele prefere a
marca Y logo após; ou se o respondente afirma não consumir o produto que
empresa vende, não faz sentido dar continuidade ao questionário. Neste último
caso, damos o nome de pergunta desqualificadora, que separa o público-alvo da
pesquisa de quem não faz parte desse grupo.
É importante testar o questionário antes de
disponibilizá-lo ao público que o responderá. Convide ao menos 3 pessoas para responderem
o seu questionário e pergunte, posteriormente, quanto tempo demoraram, se
alguma coisa estava confusa ou se encontraram algum erro. Isso faz com que
possíveis ruídos na comunicação do questionário sejam mitigados.
-Dicas
para fazer uma entrevista em uma pesquisa de Marketing
Selecione um método, os mais famosos são:
informal: Procura uma visão mais profunda do problema. É
feita em forma de uma conversa descontraída.
separada por pautas: O entrevistador define pautas
específicas com as quais deseja trabalhar, e faz poucas perguntas, dando margem
para respostas maiores.
formalizada: Conta com perguntas fixas e com mais
objetividade que serão feitas para todos os entrevistados da mesma forma. Essa
abordagem procura estabelecer dados quantitativos.
Deixe claro o objetivo da entrevista desde o início.
Certifique-se que o entrevistado tem todas as informações pertinentes para que
não desconfie de quaisquer perguntas nem ache que as perguntas não levarão a
lugar algum.
Com a permissão do entrevistado, é aconselhável gravar
áudios durante a entrevista, de forma que o entrevistador não se sinta obrigado
a anotar cada detalhe do que o entrevistado está falando, e sim foque no
diálogo em si, dando mais base para análises futuras. Atente-se ao
funcionamento do aparelho que será usado para gravar, e se possível, possua um
aparelho backup, afinal, pode ser que o entrevistado não esteja
disponível futuramente.
Pode parecer óbvio, mas é primordial ter um conhecimento
grande do tema abordado. O entrevistado percebe quando o entrevistador não
domina o tema o qual eles estão falando, o que acaba por gerar falta de
confiança e credibilidade por parte do entrevistado, o que pode prejudicar os
resultados da entrevista.
Não se deixe ficar nervoso pelo silêncio. Muitas vezes o
entrevistado precisa de tempo para formular suas ideias. Não pressione uma
resposta rápida, preze pela qualidade dessa resposta.
Atenção ao julgamento pessoal! Ao se fazer uma pesquisa de
Marketing, não podemos deixar nossos juízos pessoais interferirem nos
resultados. Ou seja, ao se fazer uma entrevista com o público-alvo, deve-se ir
com a mente aberta e registrar exatamente o que aconteceu, sem modificações com
base em suas próprias opiniões.
Ao realizar entrevistas pessoalmente, busque tirar o máximo
de informações claras do entrevistado. Evite expressões subjetivas como “muito”
e “bastante”, pois o que é muito para um pode ser pouco para outro.
Monte um roteiro! É importante se ater a um passo a passo
pessoal para que a entrevista não saia dos eixos e vá para assuntos que não
agregam nada à pesquisa.
Por fim, use a linguagem dos respondentes. Evite expressões
e palavras que são apenas usadas no contexto de sua área, pois a chance de o
entrevistado não saber o que aquela expressão ou palavra significa é grande.
Adeque seu linguajar ao grau de instrução do respondente.
Análise de dados
Essa é a parte em que o filho chora e a mãe não vê. Como
dica para esta etapa, temos eliminar os respondentes cujas respostas o
desqualificaram, e então... ser paciente para formar as centenas ou até
milhares de análises.
Boa sorte!
Apresentação do relatório
Uma vez coletados e analisados os dados, é hora de fazer o
relatório da pesquisa. Muitos profissionais, diante de tantas informações de
análises simples e cruzadas, não conseguem achar a melhor forma de pôr todas as
informações pertinentes ao negócio no papel.
O primeiro passo é informar o problema da pesquisa, de
forma a nortear quem vai ler sobre do que será tratado no restante do
relatório.
Após isso, caso tenha sido feito um questionário, ele é
descrito, apresentando suas perguntas. Então, descreve-se o método usado para a
coleta de dados, descrevendo o lugar e a forma com que o questionário foi
disponibilizado, assim como a data em que os dados foram coletados.
Com isso, são identificadas quantas análises foram feitas e
são apresentados os principais pontos identificados nas análises simples e
cruzadas. Vale lembrar que tais pontos são achados quando, na análise, se
encontra uma Força, Ameaça, Oportunidade ou Vulnerabilidade para a empresa;
caso contrário, a análise não deve ser citada. Sendo assim, ilustrando com
tabelas e gráficos, são apresentadas todas as análises pertinentes à empresa
com uma legenda de qual ponto foi identificado, para que o leitor não perca
tempo e identifique rapidamente qual ponto está sendo enfatizado.
Na conclusão, resume-se todos os aprendizados que a empresa
teve a partir dos resultados da pesquisa.
Esperamos que, com essas dicas, você tenha maior facilidade
em elaborar uma pesquisa de Marketing em um ambiente empresarial, ou até mesmo
para abrir seu próprio negócio. Não esqueça de nos seguir nas redes sociais
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mais!
https://oficinasoportugues.com.br/blog/6-dicas-para-criar-entrevistas-em-pesquisas-academicas/
https://www.misterpostman.com.br/a-importancia-da-pesquisa-de-marketing/
https://neilpatel.com/br/blog/pesquisa-de-marketing/
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