O Merchandising é um conjunto de técnicas que tem o objetivo
de tornar algo interessante para o consumidor ao mesmo tempo em que gera lucro
para sua empresa. Conheça agora os 5 principais tipos de merchandising do
momento.
1- Merchandising fora do ponto de venda
É usado
uma ação de comunicação que utiliza materiais profissionais, sempre reforçando
a imagem da marca para fazer o cliente sempre se lembrar dela. Podemos utilizar
como exemplo, a utilização de panfletos ou degustação do produto em palestras
relacionadas ao seu negócio. Também
podemos usar como exemplo, distribuição de brindes em consultórios de
odontologia ou até mesmo canetas, copos, adesivos ou sacolas que determinadas
empresas distribuem para seus clientes.
2- Merchandising Editorial
O Merchandising Editorial, também chamado de Product Placement, é uma ação que visa posicionar produtos
ou marcas em clipes musicais, novelas, filmes, também com o intuito de reforçar
a imagem. Podemos usar como exemplo, quando a marca Coca-Cola aparece no clipe
da música Telephone da Lady Gaga.
3- Vitrinismo
O vitrinismo é uma
das formas mais eficazes no visual merchandising. A vitrine é utilizada por
lojas, com o intuito de chamar atenção do cliente e despertar o interesse do
mesmo, a conhecer a loja toda. Podemos usar como exemplo, lojas de brinquedos,
como a Rihappy.
4- Exibitécnica
É a técnica que usa a exposição de produtos no ponto de
venda, muito parecido com o vitrinismo, porém, na exibitécnica os produtos são
expostos com uma preocupação estética e atenção para o comportamento do
consumidor. Nessa ação, é tudo muito bem elaborado, como a iluminação, piso,
informações de preços e o som do ambiente.
5- Merchandising Digital
O merchandising digital é usado para explorar as mídias
digitais apresentando marcas e produtos, aumentando a rentabilidade das
empresas, é preciso saber escolher a plataforma que será usada como vitrine
virtual. Podemos usar como exemplo o Market Place da loja Riot Clothes no
instagram.
Comentários
Postar um comentário