Em primeiro lugar para podermos entender o
que é uma tendencia de marketing precisamos entender o que é uma tendencia.
Tendencia é tudo aquilo que nos leva seguir
algo em determinado caminho, ou a agir de certa forma, seguir o que todos estão
usando, gostando etc.
Com base nisso, vivemos na era digital onde
tudo é feito por computadores e grandes máquinas potentes capazes de substituir
facilmente a ação humana.
Marketing em 2021: 5 maiores tendencias de
marketing
Todo ano o mercado os mercados observam
alteração do período anterior e com isso ele consegue destacar as próximas
tendencias de marketing. E no ano de 2021 essa análise é notada pelas
transformações trazidas pelo COVID-19. No ano de 2020 foi um marco para todos
sem exceções, a pandemia provocou dor e transformações em todo mundo, muitas
habilidades formam surgindo conforme as necessidades, e atitudes da
concorrência. E um dos motivos das empresas fortalecerem suas tecnologias e
sistemas, foi justamente o distanciamento social.
Nesse assunto a pandemia lançou diversas
necessidades para a criação de novas tendencias na era digital e no mundo do
marketing e da gestão de negócios.
Então vamos entender agora quais são essas principais
tendencias do marketing, e levando em consideração as transformações e
alterações provocadas pela pandemia.
1. O
crescimento do TikTok e Reels no Brasil
Sabemos que as redes sociais estão também em
constante transformação a cada dia em busca de otimização e fazer com que seus
usuários fiquem mais tempo voltados a sua atenção para os conteúdos produzidos
e assim ter um maior engajamento e participação de ambas as partes. Mas o
Tiktok veio para ficar, o aplicativo de vídeos instantâneos se firmou no Brasil
em 2020 durante a quarentena e segundo sites de notícias foi o aplicativo mais
baixado do mundo com aproximadamente 2 bilhões de downloads.
Nesse contexto o avanço progressivo do
aplicativo é uma das principais tendencias do marketing. E o que as empresas
estão buscando em cima dessa tendencia? Maior número de visualização e fazer
com que o seu conteúdo seja viralizado, e sem contar com o maior número de
parcerias, novas fontes de publicidade com criadores de conteúdo. O sucesso
dessa rede social foi tanto que repercutiu no mundo todo, contudo o mais
importante de ter um tiktok na palma da mão é saber como ele funciona para a
criação dos seus vídeos em poucos segundos e fazer com que ele seja visto por
um número muito alto de pessoas e que ele seja compartilhado com outras
pessoas.
Os
Reels devem ser acompanhados de perto em 2021, porque também tendem a crescer.
Afinal, a ferramenta conta com a base de usuários que já está no Instagram e já
gasta horas do seu dia por lá. São vídeos rápidos, que pouco
se preocupam com uma qualidade profissional e procuram explorar os efeitos e
trilhas para criar um conteúdo criativo que viralize. Eles servem para dar
risada, mas também para educar e informar, mas sempre com um toque de humor.
1. O
aumento no uso da assistente de voz
Os assistentes de voz também é outro
mecanismo que está ganhando força no Brasil, durante a pandemia o crescimento
dessas assistentes virtuais cresceu em média 47% entre os brasileiros.
O Google Trends mostra que o interesse pela
Alexa, da Amazon, aumentou consideravelmente este ano.
As
tendencias que estão sendo publicadas a anos nos estados Unidos podem começar a
aparecer aqui no Brasil só agora, aparelhos como a Amazon Echo e google home
são capazes de tocar músicas, fazer listas de tarefas configurar alarmes,
controlas outros aparelhos conectados e até mesmo fazer compras, dessa forma
eles trazes praticidade e otimização de tempo.
Para o marketing esses assistentes de vozes
são um prato de cheio para a inovação e nesse caso existe um grande campo para
ser explorado com esses assistentes para esses aparelhos, desenvolvimentos de
produtos que se conectam com a criação de conteúdo, exemplo disso são os
podcast.
E em 2020 3 meses após a pandemia a Bia teve
um aumento de 25% nas interações por mês.
Cada vez mais os usuários estão realizando
pesquisas com linguagem natural, como se estivessem conversando com o buscador.
E o Google está preparado para entender como as pessoas falam a inteligência
artificial do BERT é capaz de desvendar a linguagem
humana.
Porém, em smartphones, o uso da busca por voz
é maior: segundo dados do Google, em 2018, 27% das
pessoas usavam voice Search em dispositivos móveis. E essa estatística tende a
crescer, à medida que os assistentes virtuais se popularizam, especialmente no
Brasil.
1. Mais
buscas sem cliques no google
O google quer entregar cada vez mais respostas
prontas na página de resultados das buscas, o buscador entende que os usuários
não precisam navegar nos sites para que possam encontrar suas respostas que
desejam, sua experiencia de busca é vantajosa e valiosa.
As
tendencias de buscas sem cliques na verdade não é nenhuma novidade, mas o
google mostrou que ele está fortalecendo cada vez mais, só que mediante a isso
podemos notar alguns questionamentos para quem por exemplo trabalha como SEO;
será que que não vou perder tráfego orgânico com isso?
Se o usuário não precisa clicar no link para
ter uma resposta, talvez ele não clique no link da sua empresa, mas se
enxergarmos essas tendencias de outra forma, as informações que os usuários
podem ter um estímulo para que ele realize a ação que você deseja que você
deseje. Como podemos ver no exemplo abaixo.
Se você tem um e-commerce e utiliza um Rich shippe
de avaliação dos usuários, talvez uma boa nota do produto incentive o usuário a
clicar para comprar.
Então com isso podemos notar que o tráfego
orgânico nesse caso nem sempre é o objetivo do SEO e que ele nem sempre deve
mirar, muitas vezes o que faz mais “o andar da carruagem” é o fator da
conversão que é o que mais importa para o negócio. E nesse caso a otimização do
google deve passar a considerar essa tendencia de marketing para 2020.
1. Virada
para o slow contente
Você certamente já percebeu que, nos últimos
anos, a internet foi inundada de conteúdos de marcas, não é? O fortalecimento
do marketing levou as marcas a criarem volumes inacreditáveis de publicações. O
problema é que muitas vezes o foco ficou no volume de produção, em detrimento
da qualidade, apenas para agradar os algoritmos do Google e das redes sociais.
Como resultado, temos hoje uma infinidade de
conteúdos que não respondem as dúvidas dos usuários, trazem informações erradas
e não agregam valor na jornada do consumidor. Muitas
pessoas deixaram de lado conteúdos fúteis e superficiais para se aprofundar e
conectar com temas que fossem mais importantes para a sua vida. As pessoas
querem consumir bons conteúdo. E os bons conteúdos são aqueles que entregam
valor para a persona, que mostram a identidade e o propósito da sua marca, que
criam conexões profundas com a audiência. Por isso, eles precisam de
planejamento, pesquisa, maturação, revisão. Precisam de criatividade e
inspiração. Precisam de aprofundamento, análise de dados, alinhamento com a
persona, com o posicionamento, com os princípios da marca. E nada disso é feito
da noite para o dia.
O gráfico abaixo nos mostra um problema que
está na raiz dessa “aceleração”: a maioria das equipes de marketing produz
conteúdo em resposta a solicitações internas, em vez do foco na audiência.
Então, chega de cumprir tabela e correr atrás
do relógio. Conteúdo precisa ter qualidade para o público, e isso demanda
tempo. Sabemos que o mercado nem sempre tem esse tempo, mas é preciso organizar
os processos, cronogramas e prioridades para que o marketing de conteúdo seja
relevante.
1. Aumento
na Criação de conteúdos interativos
talvez você esteja pensando: conteúdo
interativo não é novidade. E não é mesmo: no início de 2020 já falávamos sobre
a dos conteúdos interativos no Marketing Digital.
Diante
de todas as informações nos questionamos, então, por que a conteúdo interativo
volta a ser uma tendência de Marketing Digital para 2021?
Essencialmente porque passamos por um ano de
distanciamento social, que nos impediu de estar perto das pessoas
presencialmente e levou as interações para as telas. Por isso, as marcas
passaram a investir mais na interatividade para criar um
envolvimento humano. Assim como as experiências em tempo real e o uso do UGC,
que já citamos, os conteúdos interativos conectam marcas e consumidores.
E podemos levar em consideração a
interatividade como forma de tendencia, sendo que se levarmos em consideração
alguns anos atras, as empresas tinham uma certa dificuldade para poder ao menos
ter um relacionamento com o seu cliente. Com o andar da tecnologia que se diga
de passagem está cada vez mais progressiva.
As
médias de interação estão ainda mais alta com o aumento de produções de
conteúdo publicado na internet, basta que as empresas possam saber qual o tipo
de post por exemplo ela tem que postar para que possa ter um maior engajamento,
e acima de tudo uma integração direta com o cliente. E nisso saber o nicho, ou
seja, saber em qual seguimento você está direcionando o seu produto, saber
identificar onde aplicar o seu produto através de interações com cliente final.
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