Marketing, Publicidade e Propaganda. Qual é a diferença entre eles?

 



Apesar de estarem bem próximos, Marketing, Publicidade e Propaganda não são a mesma coisa.

Diferentemente do que muitas pessoas imaginam essas áreas não possuem o mesmo conceito. Cada uma tem as suas características e, se usadas corretamente, podem trazer resultados extraordinários para os negócios.

Nesse post, vamos analisar desde as suas definições até os seus dilemas, para entender como eles funcionam e quais são os seus papéis. Vamos lá?


Afinal, o que é marketing?

O Marketing é a cabeça de tudo e a peça-chave fundamental para as empresas. Daqui saem as estratégias para que a Publicidade e a Propaganda possam ter resultados. É aqui onde as metas são estabelecidas e os resultados são avaliados.

Segundo a American Marketing Association, “Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e oferecer trocas com valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.”


Como o Marketing trabalha?

É aqui que entram as cabeças pensantes com uma visão macro da empresa!

Se as pessoas nem sabem que seu produto existe, então é uma novidade no mercado. Mas qual a fatia desse mercado estaria disposta a trocar seu dinheiro, para resolver o problema delas? Nessa etapa entra a pesquisa de mercado, pesquisa de opinião, coleta de feedbacks de clientes, entre diversos outros pontos.


O que é Publicidade?

A publicidade utiliza formas e meios de comunicação para divulgar o que você está querendo vender, e estimular o consumidor a realizar a compra. Na publicidade você pode utilizar diversos meios de divulgação, como o próprio Facebook ou Instagram, que são meios digitais (online), onde não há a necessidade de impressão, além dos meios fora do digital (off-line), como panfletos, banners, cartazes, outdoors, a publicidade na tv entra aqui também.

É na publicidade que você vai utilizar os meios de persuasão para fazer o seu cliente comprar o seu produto, então aqui os textos publicitários fazem todo sentido agora, não?

Se você divulgou um vídeo comparando seu produto com outro semelhante da concorrência, então você utilizou uma estratégia da publicidade para divulgar sua mercadoria.

Quando você mostra que um produto está em promoção, com cartazes, chamadas na TV, e outras divulgações em mídias, você também está fazendo publicidade da sua marca.


Mas onde entra a propaganda?

Este é um assunto bem delicado, pois o Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP), qualifica publicidade e propaganda como sendo a mesma coisa, mas no meio acadêmico a situação é bem diferente.


O que é Propaganda?

Propaganda é um modo específico sistemático de persuadir visando influenciar com fins ideológicos, políticos as emoções, atitudes, opiniões ou ações do público-alvo. Seu uso primário advém de contexto político, referindo-se geralmente aos esforços de persuasão patrocinados por governos e partidos políticos.

Então a Propaganda está muito mais ligada a divulgação de causas e ideologias, enquanto a Publicidade está muito mais ligada a divulgação de empresas, marcas, produtos e serviços.


Você sabia dessa diferença entre essas três áreas? Se não, agora que está por dentro do assunto, não vale mais errar, hein!!


Gostou no nosso conteúdo? Deixe um comentário ou sua dúvida.

Continue conectado no Blog do Marketing Wolves - UNICID e nas nossas redes sociais para aprender muito mais.


Go Wolves!!!


Comentários