Alcance o sucesso em vendas com essas dicas
de negociação.
Para vendermos sabemos que precisamos, fazer
com que o cliente se sinta “especial” e que sempre tenha novidades para e ele,
e claro mostrar que estamos preocupados com as necessidades dele.
Vender mais está associado em como você
apresenta o seu produto para os clientes, e como fideliza eles, inovação,
criatividade e ousadia, são os três tópicos que precisam estar na sua lista
para crescimento de vendas.
Buscar recursos e sempre estar um passo a
frente faz com que você se destaque no mercado, dependendo do seu nicho, por
exemplo: Se você é dono de uma Hamburgueria, sabe que precisa fazer com que os
seus clientes tenham uma experiência fantástica, seja ela com atendimento
diferenciado, ou com pratos exóticos e divertidos, e saia do óbvio.
Qual o conceito?
Venda nada mais é que uma consequência da
negociação, você faz algo esperando também “algo” em troca, e esse algo seria
uma venda. E o fator indispensável nos processos da empresa, pois traz o
faturamento e sustenta a organização.
A negociação é uma prática presente na
sociedade desde os tempos mais remotos, quando na tentativa de conseguir algo
se oferece outra coisa em troca. Tratando-se do meio organizacional, a
negociação passa a ser concebida como um processo mais complexo e que envolve a
mediação de interesses divergentes entre duas ou mais partes, de forma a atingir
um acordo.
A venda vem como um bônus para a negociação
de sucesso, por isso muitas empresas acabam saindo no prejuízo quando vende os
seus negócios pois não sabem como negociar, a negociação pode ser feita para
qualquer produto ou venda, por exemplo: se você compra roupas para a revenda
precisa ter uma ótima negociação para conseguir revender com um valor, que seus
clientes estão acostumados a pagar.
Quais os tipos?
1.
Negociação
distributiva: a distribuição dos valores negociados será geralmente mais favorável
para um lado do que para o outro
2.
Negociação
integrativa: é gerar ganhos mútuos, sem a obrigação de haver uma disputa
acirrada.
3.
Venda
direta: Porta a porta, quando o vendedor se desloca até a residência do
cliente, para oferecer o seu produto, o famosos P.A.P.
4.
Venda
consultivas: Esse é uma forma de cliente e vendedor estarem próximos, pois
requer estudo do produto que se está vendendo e clareza ao oferecer tal
produto.
E
afinal, o que devo fazer para vender mais?
Há
diversas técnicas que você pode utilizar para fazer que o seu pequeno negócio,
mas agora conhecendo um pouco do conceito de Vendas e Negociação e quais os
seus processos, será mais fácil seguir essas dicas que temos para o seu
sucesso:
Invista
em Redes Sociais – todos sabem que quase todo mundo está na
internet, principalmente os seus clientes e pessoas interessada s em seu
produto, por isso é importante ter a sua presença online para abrir novos
canais de comunicação com os clientes. Tenha um site, redes sociais, faça e-mail
marketing, poste conteúdo relevante para atrair mais vender.
Conheça
o seu cliente – saber quais as principais necessidades e
preferencias dos seus clientes e prospects, é muito importante na hora da
negociação pois você saberá o que falar para conseguir atendê-lo de forma
correta e conduzir até o processo final de venda.
Crie
relacionamentos – Abordar o cliente somente com o intuito
de vender não mostra uma imagem positiva da sua empresa, converse com o seu
prospect e seja empático, entenda quais são suas dificuldades e mostre que você
está interessado em ajuda-lo sendo parceiro e consultivo. Criar uma amizade com
o seu cliente traz feedback positivos, indicações e mais vendas.
Capacite
sua equipe de vendas – buscar conhecimento sempre é
importante para se negociar com clareza e confiança no que está falando,
garantindo a venda. Se aprimore mais no seu produto/serviço, acompanhe as
últimas notícias do seu mercado e de outros que possam afeta-lo e invista em
treinamentos e capacitação para a sua equipe, assim eles trarão mais negócios
para a empresa e mais valor para os clientes.
Tenha
um atendimento personalizado e efetivo – Cada cliente é único,
então você deve atender de forma personalizada para gerar valor e confiança da
parte dele. Toda venda é decorrente de um bom atendimento, se o atender bem
pode ter certeza de que mesmo que não haja venda esse cliente lembrará de você
quando precisar.
Busque
sempre ser um profissional organizado – Se você buscar ser mais
organizado, disciplinado e paciente possível a sua forma de trabalhar irá
melhorar e consequentemente trará mais vendas para a empresa. Um bom vendedor
tenta sempre deixar a sua vida pessoal e profissional em ordem, planeja suas atividades,
se mantem motivado e paciência para evitar frustações, afinal a área comercial
é puxada quando não organizada.
Sabemos
que é difícil aplicar tudo isso em um pequeno negócio, mas tente com calma e
aos poucos inserir essas técnicas na empresa e equipe, ajustando sempre que
necessário para atender suas necessidades e verá que atualmente os consumidores
mudaram a forma de como veem as marcas e seus produtos, e o modelo de vendas
antigo não é mais pertinente ao cenário atual. Muitas empresas cresceram quando
mudaram a sua visão de vendas e passaram a pensar no relacionamento com o
cliente em vez do faturamento dessa venda, negociar com clareza, confiança e
verdade trazem mais negócios de valor para a sua empresa do que vendas que não
agregam.
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Referências
https://resultadosdigitais.com.br/especiais/vendas/
https://rockcontent.com/br/blog/guia-de-vendas/
https://crmpiperun.com/blog/sucesso-em-vendas/
https://www.agendor.com.br/blog/a-arte-da-negociacao/
https://www.osocio.com.br/5-estrategias-de-vendas-para-pequenos-negocios/
https://enotas.com.br/blog/aumentar-a-venda-de-produtos/
https://acqio.com.br/blog/marketing-para-empresas/
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