No post anterior falamos um pouco sobre o que
é o varejo, o marketing inserido nele e os principais modelos nesse setor.
Agora que todos já sabem um pouco do que se trata, iniciaremos a saga dos
líderes deste ramo, eles com certeza podem nos ensinar o caminho para o sucesso
melhor do que ninguém.
Fonte: FANDOM, poweredbywikia.
Disponível em: <http://es.clash-of-clans.wikia.com/wiki/Gigante>
Quem é o Gigante?
Hoje vamos
falar de uma das lojas de departamento mais famosas pelo mundo todo, é uma
multinacional norte-americana que surgiu na pequena na cidade de Rogers, nos Estados Unidos da América e o fundador se chama
Sam Walton. Estamos falando da rede “Walmart”.
Fonte: EVEF,
agência web design gráfico. Disponível em: <http://www.evef.com.br/artigos-e-noticias/marcas-mais-famosas/20-walmart>
No início as primeiras lojas surgiram atuando de diversas formas, desde
franquias até lojas de variedades, mas foi só quando Sam decidiu investir em
Lojas de Descontos que surgiu o primeiro “Walmart” em 1962. Logo passou a ser
notada pela qualidade de seus produtos e por seus preços baixos. Sam se tornou
obsessivo por redução de custos para eliminar concorrentes, fez economias até
nas despesas de escritório e toda a parte administrativa.O crescimento foi
extremamente rápido, dois anos após a inauguração do primeiro “Walmart” a rede
já possuía 24 outras lojas.
Como se tornou um dos líderes mundial?
O foco do varejista Walmart sempre foi ficar
de olho na concorrência, os seus preços eram baseados na competitividade assim
como a forma que se posicionava na praça. Suas primeiras lojas se localizavam
em cidades pequenas e ignoradas pelo resto do setor em que atuava, isto trouxe visibilidade
e tornou a rede conhecida por seu público alvo.
Sam também se preocupava com o bem-estar e a
motivação de seus colaboradores, sendo assim começou a inovar em novos formatos
comerciais criando por exemplo um CLUBE
DE COMPRAS e o primeiro HIPERMERCADO
da marca.
Em determinado momento o sucesso expandiu-se
internacionalmente. Em 1991, a rede iniciou sua
expansão com a inauguração de uma loja na Cidade do México. No ano seguinte
ingressou no mercado de Porto Rico e alcançou vendas surpreendentes em uma
única semana. Não demorou muito para chegar ao Brasil, Inglaterra e
China. Em 55 anos o varejista Walmart tornou-se o Gigante mundial do varejo e
continua ganhando espaço até hoje
Referências
LETHBRIDGE, Tiago; NAIDITCH, Suzana. O Poderoso Walmart. EXAME. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/revista-exame/o-poderoso-wal-mart-m0079996/>. Acesso em: 26 Abr. 2018.
Os autores
Milena Pereira, Gabriel Messias, Ana Carolina, Carla Carvalho, Stefanie
Marino, Larissa Helena e Laís Herrera.
Hashtags
#MarketingUNICID #UNICID #Marketing #MKT #marketingunicid #marketing
#wolves #mktdigital #marketingdigital #vempraunicid #marketingunicid #unicid
#gowolves #cim #varejo #faculdade #universidade #university #universitlife
#picoftheday #business #businessschool #saopaulo #sp #negocios
Comentários
Postar um comentário