Você sabe o que é varejo?


Você sabe o que é varejo?

Todos nós estamos cercados de lojas de vários segmentos e muitas vezes não sabemos distinguir um tipo de “negocio” do outro.
Nesse post vamos deixar claro para você o que significa essa palavra que todos conhecem mas nem todos sabem o que significa. Mas antes, observe a imagem abaixo. Ela explica quem são e onde se posicionam os indivíduos do sistema de comércio.


Fonte: ILOS, Especialistas em logística e supply chain. Disponível em:<http://www.ilos.com.br/web/pesquisa-benchmark-2011-servico-de-distribuicao-parte-1/>.

Varejo:
Tipo de venda que é feito diretamente para o consumidor final, onde as mercadorias são comercializadas em pequenas quantidades. Ou seja, varejo é a venda direcionada ao último indivíduo do processo de comercialização, aquele que utilizará o produto/serviço para benefício próprio.

Alguns tipos de varejo:
Hipermercados
Loja de grande proporção que comercializa produtos de diversos tipos, visa atender inúmeras necessidades do consumidor final.

Supermercado
Loja de média proporção, trabalha com menor quantidade de produtos em relação ao hipermercado. Geralmente está voltado em sua maioria ao ramo alimentício e itens de mercearia. Também atende o consumidor final.

Lojas de departamento
São lojas que vendem uma grande variedade de produtos e estão organizados em diferentes departamentos ou categorias, isso torna o espaço mais acessível ao cliente.

Loja de conveniência
Loja de atendimento 24 horas que visa atender as necessidades emergenciais do consumidor. Ficam localizadas em pontos estratégicos, visíveis e de consumo pratico, driblando as temidas filas.

Lojas tradicionais ou boutique
Lojas onde o consumidor recebe auxilio personalizado no momento da compra, também trabalha com quantidades menores de produtos voltado ao atendimento de necessidades específicas, geralmente com um público alvo definido.

O marketing dentro do varejo
No varejo as estratégias de marketing são essenciais para o sucesso na venda, pois lidar com o consumidor final exige muito mais esforço, uma vez que este compra em menor quantidade do que clientes atacadistas. É necessário atrair a atenção de uma grande massa de pessoas e para isso a comunicação entre a empresa e o público deve ser eficaz de maneira que a empresa impulsione o ato da compra mediante à técnicas que influenciem na decisão do cliente. Alguns fatores que influenciam no consumo são: Localização do ponto de venda, posição dos produtos e estratégias de propaganda.


Exemplos de grandes varejistas 











Grupo











Faturamento em 2016











Faturamento em 2015











Variação
Grupo Carrefour
 R$49.103.325.988
 R$                                 42.701.594.004
14,99%
Grupo Walmart Brasil
 R$                     29.409.150.946
 R$                                 29.323.141.083
0,29%
Lojas Americanas – LASA
 R$                     21.400.572.000
 R$                                 20.714.500.000
3,31%
Raia Drogasil
 R$                     11.827.567.000
 R$                                   9.424.777.000
25,49%
Grupo Boticário
 R$                     11.400.000.000
 R$                                 10.100.000.000
12,87%
Magazine Luiza
 R$                     11.371.600.000
 R$                                 10.498.300.000
8,32%
Lojas Renner S.A
 R$                       8.450.085.000
 R$                                   8.073.387.000
4,67%





Referências
LEVY, Michael; WEITZ, Barton A. Administração de Varejo. São Paulo: Atlas S.A., 2000.
LAS CASAS, Alexandre. Marketing de Varejo. São Paulo: Atlas S.A., 2000.

Os autores
Milena Pereira, Pyetra Kauffman, Vitória, Gabriel, Douglas da Conceição, Ana Carolina, Carla Carvalho, Stefanie Marino, Larissa Helena, Laís Herrera.

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