Carreira em Marketing!




Você já sabe como é a carreira em Marketing? Tem duvidas sobre qual seguimento seguir?

Nesse post, vamos ajudá-lo a sanar todas essas duvidas!

Muito Mais que a maioria pensa, marketing não é só vendas, afinal ser um bom vendedor não significa ser um bom profissional em marketing, e nem sempre um bom profissional de marketing é um bom vendedor.
Fazer propagandas? Não!
O profissional de marketing ele é especialista em clientes, ele trabalha na necessidade do cliente, criando desejos e satisfazendo expectativas.
Nos últimos anos a carreira em marketing vem crescendo e se destacando devido a sua constante atualização.
As empresas estão se preocupando cada vez mais em ter um setor responsável somente pelo marketing com especialistas para ter boas estratégias para ter um bom relacionamento entre seus clientes e seus produtos. Em cada parte da carreira em marketing são encontradas pessoas – Criativas – Comunicativas – familiarizadas com números – Atualizadas em redes sociais...
Agora me diz: Qual empresa não gostaria de ter alguém com todas essas qualidades cuidando dos seus produtos?
O Marketing é uma carreira que se atualiza constantemente, para seguir carreira é necessário estar também constantemente se atualizado e por dentro das tendências.
A profissão atualmente tem sido muito promissória, já que as empresas vêm investindo fortemente em profissionais qualificados se destacando e destacando a empresa.
Hoje em dia as grandes empresas já têm pessoas à frente desse trabalho que se abrange em diversos segmentos.

Segmentos de carreira em Marketing

Marketing estratégico
É seguir a evolução do mercado de referência e identificar os diferentes produtos/mercados e segmentos atuais e potenciais, a partir de uma base de necessidades a serem encontradas.

Marketing operacional: Transformar estratégias em resultados.

Marketing digital: Utiliza as ferramentas digitais para destacar seu produto.

Endomarketing: Marketing Interno, Melhorar a imagem da empresa para seus colaboradores.

Marketing de relacionamento: Conquistam novos clientes e fideliza os antigos.

Marketing esportivo: Utiliza o esporte para sua ferramenta de trabalho.

Marketing político: Ajuda a educar os eleitores quanto a vida política.

Marketing social: é a modalidade de ação mercadológica institucional que tem como objetivo principal atenuar ou eliminar os problemas sociais.

Marketing cultural: É uma estratégia utilizada pelas empresas para que, por meio de patrocínios a projetos culturais, agreguem valor às suas marcas.

Neuromarketing: É a mistura entre neurociência e marketing que tem como principal objetivo entender o que faz um consumidor preferir uma marca, comprar ou não um produto e até mesmo se tornar um cliente fiel.

Os analistas de mídias sociais – profissionais capacitados para interagir com clientes em redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn, além de blogs – cada vez mais fazem parte do quadro das empresas. Para desempenhar essa atividade são recrutados profissionais de áreas distintas, mas predominam os formados em comunicação, especialmente em Marketing.
O mercado é grande para diversos profissionais, não só aqueles formados em Marketing. Quem quiser trabalhar na área pode estudar qualquer faculdade de Comunicação que terá bases boas. Há profissionais de Marketing formados em Publicidade e Propaganda, Comunicação Social, Relações Públicas e Jornalismo, por exemplo.
Vale a pena lembra que o importante na profissão é entender quem precisa receber a mensagem para só assim criar um modo de transmiti-la e que é através do Marketing que uma empresa vai saber como identificar seu consumidor, satisfazê-lo e mantê-lo. Além do Marketing empresarial, há o político que é responsável pelos mesmos processos, mas, dessa vez, com eleitores. O mesmo acontece com Marketing esportivo e assim por diante.
Marketing antropológico: Contribuições da Antropologia do Consumo ao Entendimento do Sistema de Produção de Bens e do Comportamento do Consumidor.
Podemos observar que existem varias definições do que é marketing.
É incrível como essa profissão ainda recebe muitos preconceitos pela falta de conhecimento das pessoas.
Pois se fazemos algo de errado ou algo que gere varias repercussões as pessoas acham que tem algo envolvido com a profissão.
Ainda tem dúvida disso? Preste atenção em entrevistas, novelas, reality show.
 Para o profissional dessa área isso é um absurdo.
Mas como uma profissão que é responsável em criar diversas coisas é tão vista assim pela sociedade?
Na universidade Cidade de São Paulo os professores de graduação e pós-graduação fazem a seguinte pergunta constantemente. Por que essa profissão não é conhecida?


Palavras Chaves:  #Carreiraemmarketing #Marketing #profissão #seguircarreira #unicid #Wolves #marketingdigital #Endomarketing #Marketingestrategico #Marketingoperaciona #Marketingantropologico #Neuromarketing #Marketingcultural #marketingsocial #marketingesportivo #marketingpolitico #Carreira


Colaboradoras:

Beatriz Coutinho
Barbara Santos
Caroline Malgueiro
Fernanda Farias
Isabella Menezes
Janaina Velozo
Lais Santos Alves Xavier
Suzana Ferreira
Taina Araujo Brito
Wilma Quispe Mamani


Fontes:
https://www.napratica.org.br/carreiraemmarketing

Comentários