Você já sabe
como é a carreira em Marketing? Tem duvidas sobre qual seguimento seguir?
Nesse post,
vamos ajudá-lo a sanar todas essas duvidas!
Muito Mais que
a maioria pensa, marketing não é só vendas, afinal ser um bom vendedor não
significa ser um bom profissional em marketing, e nem sempre um bom
profissional de marketing é um bom vendedor.
Fazer
propagandas? Não!
O profissional
de marketing ele é especialista em clientes, ele trabalha na necessidade do
cliente, criando desejos e satisfazendo expectativas.
Nos últimos
anos a carreira em marketing vem crescendo e se destacando devido a sua
constante atualização.
As empresas
estão se preocupando cada vez mais em ter um setor responsável somente pelo
marketing com especialistas para ter boas estratégias para ter um bom
relacionamento entre seus clientes e seus produtos. Em cada parte da carreira
em marketing são encontradas pessoas – Criativas – Comunicativas –
familiarizadas com números – Atualizadas em redes sociais...
Agora me diz:
Qual empresa não gostaria de ter alguém com todas essas qualidades cuidando dos
seus produtos?
O Marketing é
uma carreira que se atualiza constantemente, para seguir carreira é necessário
estar também constantemente se atualizado e por dentro das tendências.
A profissão
atualmente tem sido muito promissória, já que as empresas vêm investindo
fortemente em profissionais qualificados se destacando e destacando a empresa.
Hoje em dia as
grandes empresas já têm pessoas à frente desse trabalho que se abrange em
diversos segmentos.
Segmentos
de carreira em Marketing
Marketing estratégico
É seguir a evolução do mercado de referência e
identificar os diferentes produtos/mercados e segmentos atuais e potenciais, a
partir de uma base de necessidades a serem encontradas.
Marketing operacional: Transformar estratégias em resultados.
Marketing digital: Utiliza as ferramentas digitais para
destacar seu produto.
Endomarketing: Marketing Interno, Melhorar a imagem
da empresa para seus colaboradores.
Marketing de relacionamento: Conquistam novos clientes e fideliza
os antigos.
Marketing esportivo: Utiliza o esporte para sua ferramenta
de trabalho.
Marketing político: Ajuda a educar os eleitores quanto a
vida política.
Marketing social: é a modalidade de ação mercadológica
institucional que tem como objetivo principal atenuar ou eliminar os problemas
sociais.
Marketing cultural: É uma estratégia utilizada pelas
empresas para que, por meio de patrocínios a projetos culturais, agreguem valor
às suas marcas.
Neuromarketing: É a mistura entre neurociência e
marketing que tem como principal objetivo entender o que faz um consumidor
preferir uma marca, comprar ou não um produto e até mesmo se tornar um cliente
fiel.
Os analistas de mídias
sociais
– profissionais capacitados para interagir com clientes em redes sociais, como
Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn, além de blogs – cada vez mais fazem
parte do quadro das empresas. Para desempenhar essa atividade são recrutados
profissionais de áreas distintas, mas predominam os formados em comunicação,
especialmente em Marketing.
O
mercado é grande para diversos profissionais, não só aqueles formados em
Marketing. Quem quiser trabalhar na área pode estudar qualquer faculdade de
Comunicação que terá bases boas. Há profissionais de Marketing formados em
Publicidade e Propaganda, Comunicação Social, Relações Públicas e Jornalismo,
por exemplo.
Vale
a pena lembra que o importante na profissão é entender quem precisa receber a
mensagem para só assim criar um modo de transmiti-la e que é através do
Marketing que uma empresa vai saber como identificar seu consumidor,
satisfazê-lo e mantê-lo. Além do Marketing empresarial, há o político que
é responsável pelos mesmos processos, mas, dessa vez, com eleitores. O mesmo
acontece com Marketing esportivo e assim por diante.
Marketing antropológico: Contribuições da Antropologia do
Consumo ao Entendimento do Sistema de Produção de Bens e do Comportamento do
Consumidor.
Podemos
observar que existem varias definições do que é marketing.
É incrível como
essa profissão ainda recebe muitos preconceitos pela falta de conhecimento das
pessoas.
Pois se fazemos
algo de errado ou algo que gere varias repercussões as pessoas acham que tem
algo envolvido com a profissão.
Ainda tem
dúvida disso? Preste atenção em entrevistas, novelas, reality show.
Para o profissional dessa área isso é um
absurdo.
Mas como uma
profissão que é responsável em criar diversas coisas é tão vista assim pela
sociedade?
Na universidade
Cidade de São Paulo os professores de graduação e pós-graduação fazem a
seguinte pergunta constantemente. Por que essa profissão não é conhecida?
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Colaboradoras:
Beatriz
Coutinho
Barbara Santos
Caroline
Malgueiro
Fernanda Farias
Isabella
Menezes
Janaina Velozo
Lais Santos
Alves Xavier
Suzana Ferreira
Taina Araujo
Brito
Wilma Quispe
Mamani
Fontes:
https://www.napratica.org.br/carreiraemmarketing
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