Comportamento do consumidor
O comportamento de consumo abordado nesta postagem é de suma importância
para você que está na área de vendas e pretende continuar em alta no mercado.
Comportamento do consumidor é algo muito importante no estudo para qualquer
área de negócios. Para que exista um bom planejamento é de extrema importância
que você entende o consumidor do seu produto ou serviço.
Existe a ponto inicial da observação que deve sempre estar presente nas
atitudes de quem oferece os serviços! Por que? Toda a mensagem de comportamento
do consumidor será passada pelos atos corporais, mentais e emocionais.
Portando, temos muitas subdivisões dentro dessas características que definem o
tipo de consumidor que irá lidar, como por exemplo:
Todos os fatos nos ajudam a lidar com a diferença entre os consumidores,
a atingir o seu público-alvo e a compreender o desejo com a necessidade de cada
cliente.
Com todas as mudanças sociais contemporâneas a mulher vem se tornando um
consumidor com potencial, com poder de compra e também exercendo uma forte
influência na decisão de compra de suas famílias ou do meio em que vive.
Produtos e serviços que eram antes de exclusividade masculina, quanto a
escolha, hoje são decididos por mulheres; tornando-se quem influência nos
gastos masculinos com as mudanças sociais.
As mulheres entre 30 e 40 anos dentre os gastos que podem ser
considerados evitados, os itens ligados a moda são os mais consumidos (26%),
seguindo de perto por entretenimento como bares, restaurantes, danceterias e
produtos ou serviços para a casa (20% e 17% respectivamente). Os garotos com
beleza ficaram em quarto lugar. As mulheres mais novas com até 25 anos gastam
mais com itens de moda (34%). Já entre 26 e 30 anos os maiores gastos são
divididos moda e entretenimento, e após os 30 anos produtos e serviços para
casa representam os maiores gastos.
Cada vez mais exigentes o homem entre
30 a 40 anos, contemporâneo está vaidoso, mais antenado e, acima de tudo,
consciente dos seus novos desejos de consumo.
Aquela idéia de que os homens devem ser brutos e desinteressados por
cuidados pessoais está realmente caindo por terra. Uma pesquisa realizada pela
mindal hearts, aponta mudanças na forma de agir e na maneira de se comunicar e
consumir do homem. Cada vez mais abertos ao novo, homens assumem que gostam de
moda: 45% afirmam que buscam novidades, atualidades, lançamentos e marcas.
No geral a preocupação masculina tem sido maior com o rosto, 31% afirmam
que dedicar-se mais a face do que ao corpo (29%) e a saúde bucal (27%).
Ambos os sexos masculino ou feminino estão mais exigentes. Fatores que
influenciam a escolha do consumidor em geral são: qualidade e preço.
Em busca da "felicidade" a
sociedade construiu uma nova percepção sobe ela n a vida dos indivíduos o consumo,
pois possibilita momentos de satisfação.
Os consumidores buscam produtos que apresentem características que
favoreçam a vida social, agreguem a sua saúde e lhe traga conforto. A personalidade
influência muito na hora da compra. O consumidor atual tem suas preferências,
crenças e aptidões, ele não é genérico. A medida que as necessidades vão sendo
satisfeitas, surgem necessidades novas e mais altas que precisam ser
satisfeitas.
Contudo pode se concluir que precisamos pesquisar e conhecer o público
alvo que vamos lidar, saber as dimensões que serão alcançadas através do
produto que será colocado no mercado, será o que o consumidor quer ? Será que
vai ser bem aceito? Trará algum benefício? Acima de tudo temos que sempre ter
em mente, que o cliente é o principal motivo da existência do produto inserido
no mercado.
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Autores:
Caik Lunardi
Daniel Vicente
Gabriela Nunan
Guilherme Miranda
João Victor
Júlio César
Luiza Barbosa
Renan Ferreira
Fontes:
Muito bom! Parabéns!
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