MARCAS E BRANDING
Você sabe o que é marca e branding? Hoje vamos falar de um
jeito descomplicado sobre essas duas ferramentas estratégicas, muito comuns e
essenciais do marketing.
O QUE É MARCA?
Apesar de não estar incorreto, o conceito sobre marca é muito
mais amplo do que criar um nome ou ter simplesmente um símbolo gráfico como uma
das formas de identificação de um produto ou serviço.
A marca envolve elementos
figurativos, símbolos e cores, ou seja, diversos aspectos visuais que
transmitirão uma mensagem ao seu público-alvo, mas a experiência que é lavada
aos seus clientes, englobando seus sentidos e os levando a identificar a
empresa pela forma que ela os transmite seus valores e principais qualidades
oferecidas também é um aspecto que caracteriza uma marca.
Isso significa que muito além da importância de um designer
desenhar o logotipo de sua empresa e fazer dela um meio de identificação visual,
todos os outros elementos que fazem o seu negócio e que entram em contato com
seus consumidores atuais e possivelmente potenciais, fazem parte da
representação de uma marca.
Essa percepção contribui para a identificação do negócio e
assim, pela preferência na hora da decisão de compra.
O QUE É BRANDING?
Branding pode ser definido como uma atividade estratégica,
envolvendo planejamento e
posicionamento da empresa no mercado. É na verdade o que o cliente enxerga ou
entende, de uma forma positiva, associado à sua marca e não ao que você
desejaria que ela fosse, ou somente o que você quer que o público enxergue
sobre ela. É todo trabalho feito com o objetivo de tornar a empresa mais
conhecida, desejada e positiva na mente e no coração de seus consumidores.
Eis a importância de uma marca se atentar à sua gestão,
contribuir e auxiliar na percepção sobre seu negócio, os seus produtos e
serviços a serem oferecidos aos seus consumidores. Por isso, branding também é conhecido
como gestão de marca.
Todos esses esforços geram credibilidade, reconhecimento
para a melhoria dos resultados e até mesmo prevenir gastos desnecessários e
investimentos adequados na publicidade e propaganda.
Um mau atendimento, um local sujo, uma roupa com um
acabamento mais ou menos, questionamentos sem retornos, problemas que demoram a
ser resolvidos ou que não sejam resolvidos, afetam o desempenho de sua marca e
consequentemente prejudicam seu branding.
PALAVRAS-CHAVE: MARCAS, BRANDING, NEGÓCIOS, MARKETING,
#MARCAS
#BRANDING #MARCASEBRANDING #MARKETING #UNICID #MARKETINGUNICID #WOLVES
#CHUPAPANDA #GESTÃO
Bianca Anhani
Bruna Ferraz
Claudio Martinez
Iago Andrade
Julia Pacheco
Matheus Rodrigues
Marcos Vinicius Mattioli
Yago Corsato
FONTES:
Comentários
Postar um comentário