Você já ouviu falar em Endomarketing e Marketing de Guerrilha?
Se você não tem noção do que estamos falando fique ligado! Iniciaremos com alguns conceitos e definições importantes para entendermos de forma simples essas poderosas ferramentas de Marketing.
Fonte: WILD MINDS
Endomarketing
Primeiro vamos
entender o que é o Endomarketing, também conhecido como marketing
interno, é uma estratégia de marketing voltada para ações
internas na organização, e preza melhorar a imagem da empresa para com os colaboradores. Essa
ferramenta também é importante aliada na gestão estratégica do
Departamento de Recursos Humanos. Promove um papel importante entre
empresa e funcionário, objetivando o compartilhamento da cultura da empresa,
ou seja, todos em uma mesma visão.
Como
funciona o Endomarketing?
A empresa deve
compreender as necessidades dos funcionários e criar um canal de comunicação
interno para tentar, de forma eficaz, implantar programas, ações, corrigir
erros para melhoria e qualidade de vida.
Motivação
de funcionários
Funcionário
motivado = Funcionário produtivo; Com a implementação do Endomarketing os
funcionários produzem em alta escala, gerando lucros maiores a
organização.
Marketing de Guerrilha
O Marketing de
Guerrilha são ações e estratégias de marketing direto e, algumas vezes,
mais agressivo que outras formas de divulgação. O principal objetivo é
aumentar o impacto das ações sobre o público com um investimento baixo.
O grande segredo
para o sucesso do marketing de guerrilha é que as ações são feitas para serem
tão chamativas que se torna impossível de ignorar, criando então uma
impressão duradora na mente dos clientes de forma impactante.
Uma das marcas
que mais tem sucesso no marketing de guerrilha é a Coca Cola que faz
muito sucesso e gera um alto impacto com mensagens “simples”.
Veja um exemplo:
Fonte:
MKTGUERRILHA.
Disponível em: http://www.mktguerrilha.com.br/blog/midia-alternativa/coca-cola-lanca-outdoor-interativo |
Vale a pena investir no marketing de guerrilha?
Se comparar o
modelo de marketing tradicional com o marketing de guerrilha não vamos
encontrar grande diferença, porém o marketing de guerrilha promete um grande
impacto gastando bem menos, e isso faz ser mais atrativo no mercado.
Podemos concluir
que vale a pena investir no marketing de guerrilha, mas sempre com muita
cautela, pois da mesma forma que podemos deixar uma imagem positiva, podemos
passar uma imagem negativa e sujar a marca. O segredo é estudar e conhecer bem
seu cliente.
O que o Endomarketing e o Marketing de Guerrilha possuem em
comum?
Agora que falamos
alguns conceitos sobre marketing de guerrilha e endomarketing, você deve estar
se perguntando o que os dois possuem em comum, não é mesmo?
Bom, ambos buscam
melhores resultados, tanto interno quanto externo, e clientes/colaboradores
fidelizados. E, as organizações querem isso de forma simples, mas impactante,
para que seu marketing institucional, missão, visão e valores, e suas ações de
marketing esteja bem esclarecida com objetivo de que seus
clientes/colaboradores se tornem advogados da marca.
Autores (Wild Minds):
Amanda Alves, Gabriel Lopes, Hamilton Bertocco, Samantha
Nascimento, Rodrigo Santos, Renata Moraes, Leonardo Lucena, Luana
Nascimento, Letícia Frigério, Uerisson Silva.
BIBLIOGRAFIA
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