Entender o comportamento do consumidor é Importante?

Hoje em dia para uma empresa ter uma participação relevante em meio a seus concorrentes neste mercado cada dia mais competitivo é preciso que conheçam a fundo seu público-alvo e os fatores que podem influencia-lo na hora de escolher determinado produto ou serviço.


Consumidores são o público alvo de qualquer negócio, a partir do momento em que uma empresa passa a conhecer seus comportamentos ela consegue antecipar tendências, satisfazer as vontades e necessidades de seu público, e com isso gerar uma maior lucratividade e aumento de suas vendas. Para que isso funcione, precisamos saber aquilo que irá influenciar o comportamento dos consumidores e clientes, é importante analisar o que leva o cliente a aceitar ou até mesmo recusar um determinado produto ou serviço que lhe é oferecido, a pergunta é, como?
Primeiro temos que entender melhor o comportamento do consumidor e compreender a importância que isso tem para o crescimento e lucratividade de sua empresa.

Importância do comportamento do consumidor

 Um cliente fiel carrega o nome da sua empresa na ponta da língua, promove e indica sua empresa para seu ciclo social, e sua frequência de consumo e sua satisfação faz com que seja o medidor do sucesso dos planos e ações das empresas. E com todas as ações da empresa voltadas para esse nicho, ela consegue gerar uma grande economia, além de manter sua imagem mais sólida e consistente mantendo assim um crescimento sustentado dentro do mercado.
 Hoje o comportamento do consumidor é considerado um campo de estudo científico, pois a sua análise faz com que consigamos entender as principais motivações e fatores por trás das decisões de compra de cada indivíduo, com isso conseguimos criar e inovar cada vez mais os produtos e serviços a fim de suprir as necessidades e desejos do consumidor, decidir em qual praça se estabelecer ou que métodos criar para que ele tenha melhor acesso a seu produto, verificar qual a melhor estratégia de valor e saber os métodos de promoção que são mais eficientes para atrair esse consumidor e com isso obter lucratividade no consumo do que é ofertado.

Mudanças no comportamento

O consumidor evolui cada vez mais rápido e seu comportamento está em constante mudança e a forma com que se relaciona com as empresas e marcas que consome está diferente. Hoje ele quer ter um produto ou serviço que seja inovador, que desperte seu desejo, que tenha um mínimo de qualidade e um diferencial em relação aos outros, e este consumidor exigente hoje busca a interação com as marcas e empresas de forma mais clara e pessoal.
O profissional de Marketing tem uma árdua tarefa de estar sempre a frente inovando e criando tendências para este público que processa informações cada vez mais rápido, e os profissionais que não pesquisarem e não procurarem entender como se comporta esse consumidor, não conseguirão ter um bom engajamento em suas ações e talvez o público-alvo não se motive a  tornar-se cliente e consumidor daquele produto ou serviço ofertado.
No momento em que nos encontramos onde as redes sociais estão em alta e com o universo tecnológico em constante expansão, precisamos compreender o que o cliente quer e que ação deve ser feita de uma maneira muito ágil, pois as reações desses clientes e dos consumidores é cada vez mais rápida e  não permite erros, o que o atrai hoje pode não ser o mesmo que atrai amanhã.


Fatores Pessoais

Existem alguns fatores pessoais e psicológicos importantes que modificam o comportamento de cada consumidor, um exemplo é a nossa faixa etária de idade, todos nós passamos por fases ao longo da vida, e nosso ciclo de vida muda nosso comportamento, mudamos de preferência de compra.
Outro ponto é a classe social de cada consumidor, pessoas de classe mais alta tem geralmente um padrão de vida que tem acesso à variedade muito maior de produtos do que as classes mais baixas. A classe mais baixa tem acesso aos produtos mais populares como preço mais acessível também pela sua possibilidade de compra.
Um fator psicológico que também é presente no comportamento do consumidor é a motivação, o desejo de satisfazer tal necessidade de comprar algo. E as experiências adquiridas por comprar determinado produto.
A partir destes princípios entendemos que o comportamento de cada consumidor depende de vários fatores que influenciam a compra e cada atitude do consumidor é única.

Quem são os influenciadores dos consumidores?

Os influenciadores do comportamento de cada consumidor, estão presentes no nosso dia a dia, vemos eles constantemente através de propaganda pelas redes sociais, que hoje é um dos principais influenciadores, por se tratar de um campo que cresce muito para divulgações de produtos e serviços, se tornou cada vez mais comum comprarmos algum produto ou contratar algum serviço por ter visto alguma divulgação nas redes sociais ou ter recebido indicação de alguém próximo que compartilhou e indicou essa marca ou empresa. Na tv a todo momento vemos comerciais, letreiros que são comuns vermos em rodovias, enfim quase tudo é influenciável no comportamento e poder de decisão de cada consumidor, como por exemplo: crenças, sentimento, desejos, alguma ação marketing, hábitos familiares comodidade e muitos outros.

Fidelize seus clientes já!

Clientes fiéis agem como propagadores e geram diversas indicações para sua marca. Funcionam como um instrumento de marketing extremamente eficaz ao indicarem seu negócio para seus conhecidos, hoje em dia a indicação de alguém tem um valor enorme para o reconhecimento da marca de uma empresa.
Seus consumidores fiéis são os termômetros que medem o sucesso das ações da sua empresa, e como consomem com frequência fornecem os parâmetros ideais e informações valiosas de que tipo de ações e estratégias devem ser adotadas para melhorar seus produtos e serviços e se manter inovador comparado a sua concorrência.
Não tente mudar o comportamento do consumidor, você deve aprender a entender esse comportamento e usar esse conhecimento adquirido a seu favor quando for desenvolver quaisquer estratégias e ações de marketing para melhorar e inovar seus produtos e serviços, fortalecer sua marca e se manter à frente da concorrência.

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Autores:
  • ·         Iago Jose Matos Martins Lyra
  • ·         Arinne de Souza Almeida
  • ·         João Carlos Fonseca Pereira
  • ·         Marcus Vinicius Oitaven
  • ·         Milva Hilda dos Santos
  • ·         Paulo Eduardo de Souza Barbosa
  • ·         Paulo Vitor Rios Junior
  • ·         Regiane Silva Costa
  • ·         Vitor de Souza Bastos



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