Hoje em dia para uma empresa ter
uma participação relevante em meio a seus concorrentes neste mercado cada dia
mais competitivo é preciso que conheçam a fundo seu público-alvo e os fatores
que podem influencia-lo na hora de escolher determinado produto ou serviço.
Consumidores são o público alvo
de qualquer negócio, a partir do momento em que uma empresa passa a conhecer
seus comportamentos ela consegue antecipar tendências, satisfazer as vontades e
necessidades de seu público, e com isso gerar uma maior lucratividade e aumento
de suas vendas. Para que isso funcione, precisamos saber aquilo que irá
influenciar o comportamento dos consumidores e clientes, é importante analisar
o que leva o cliente a aceitar ou até mesmo recusar um determinado produto ou
serviço que lhe é oferecido, a pergunta é, como?
Primeiro temos que entender
melhor o comportamento do consumidor e compreender a importância que isso tem
para o crescimento e lucratividade de sua empresa.
Importância do
comportamento do consumidor
Um cliente fiel carrega o nome da sua empresa
na ponta da língua, promove e indica sua empresa para seu ciclo social, e sua
frequência de consumo e sua satisfação faz com que seja o medidor do sucesso
dos planos e ações das empresas. E com todas as ações da empresa voltadas para
esse nicho, ela consegue gerar uma grande economia, além de manter sua imagem
mais sólida e consistente mantendo assim um crescimento sustentado dentro do
mercado.
Hoje o comportamento do consumidor é
considerado um campo de estudo científico, pois a sua análise faz com que
consigamos entender as principais motivações e fatores por trás das decisões de
compra de cada indivíduo, com isso conseguimos criar e inovar cada vez mais os
produtos e serviços a fim de suprir as necessidades e desejos do consumidor,
decidir em qual praça se estabelecer ou que métodos criar para que ele tenha
melhor acesso a seu produto, verificar qual a melhor estratégia de valor e
saber os métodos de promoção que são mais eficientes para atrair esse
consumidor e com isso obter lucratividade no consumo do que é ofertado.
Mudanças no comportamento
O consumidor evolui cada vez mais
rápido e seu comportamento está em constante mudança e a forma com que se
relaciona com as empresas e marcas que consome está diferente. Hoje ele quer
ter um produto ou serviço que seja inovador, que desperte seu desejo, que tenha
um mínimo de qualidade e um diferencial em relação aos outros, e este
consumidor exigente hoje busca a interação com as marcas e empresas de forma
mais clara e pessoal.
O profissional de Marketing tem
uma árdua tarefa de estar sempre a frente inovando e criando tendências para
este público que processa informações cada vez mais rápido, e os profissionais
que não pesquisarem e não procurarem entender como se comporta esse consumidor,
não conseguirão ter um bom engajamento em suas ações e talvez o público-alvo
não se motive a tornar-se cliente e
consumidor daquele produto ou serviço ofertado.
No momento em que nos encontramos
onde as redes sociais estão em alta e com o universo tecnológico em constante
expansão, precisamos compreender o que o cliente quer e que ação deve ser feita
de uma maneira muito ágil, pois as reações desses clientes e dos consumidores é
cada vez mais rápida e não permite
erros, o que o atrai hoje pode não ser o mesmo que atrai amanhã.
Fatores Pessoais
Existem alguns fatores pessoais e
psicológicos importantes que modificam o comportamento de cada consumidor, um
exemplo é a nossa faixa etária de idade, todos nós passamos por fases ao longo
da vida, e nosso ciclo de vida muda nosso comportamento, mudamos de preferência
de compra.
Outro ponto é a classe social de
cada consumidor, pessoas de classe mais alta tem geralmente um padrão de vida
que tem acesso à variedade muito maior de produtos do que as classes mais
baixas. A classe mais baixa tem acesso aos produtos mais populares como preço
mais acessível também pela sua possibilidade de compra.
Um fator psicológico que também é
presente no comportamento do consumidor é a motivação, o desejo de satisfazer
tal necessidade de comprar algo. E as experiências adquiridas por comprar
determinado produto.
A partir destes princípios
entendemos que o comportamento de cada consumidor depende de vários fatores que
influenciam a compra e cada atitude do consumidor é única.
Quem são os influenciadores dos
consumidores?
Os influenciadores do
comportamento de cada consumidor, estão presentes no nosso dia a dia, vemos
eles constantemente através de propaganda pelas redes sociais, que hoje é um
dos principais influenciadores, por se tratar de um campo que cresce muito para
divulgações de produtos e serviços, se tornou cada vez mais comum comprarmos
algum produto ou contratar algum serviço por ter visto alguma divulgação nas
redes sociais ou ter recebido indicação de alguém próximo que compartilhou e
indicou essa marca ou empresa. Na tv a todo momento vemos comerciais, letreiros
que são comuns vermos em rodovias, enfim quase tudo é influenciável no
comportamento e poder de decisão de cada consumidor, como por exemplo: crenças,
sentimento, desejos, alguma ação marketing, hábitos familiares comodidade e
muitos outros.
Fidelize seus clientes
já!
Clientes fiéis agem como
propagadores e geram diversas indicações para sua marca. Funcionam como um
instrumento de marketing extremamente eficaz ao indicarem seu negócio para seus
conhecidos, hoje em dia a indicação de alguém tem um valor enorme para o
reconhecimento da marca de uma empresa.
Seus consumidores fiéis são os termômetros
que medem o sucesso das ações da sua empresa, e como consomem com frequência
fornecem os parâmetros ideais e informações valiosas de que tipo de ações e
estratégias devem ser adotadas para melhorar seus produtos e serviços e se
manter inovador comparado a sua concorrência.
Não tente mudar o comportamento
do consumidor, você deve aprender a entender esse comportamento e usar esse
conhecimento adquirido a seu favor quando for desenvolver quaisquer estratégias
e ações de marketing para melhorar e inovar seus produtos e serviços,
fortalecer sua marca e se manter à frente da concorrência.
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Autores:
- · Iago Jose Matos Martins Lyra
- · Arinne de Souza Almeida
- · João Carlos Fonseca Pereira
- · Marcus Vinicius Oitaven
- · Milva Hilda dos Santos
- · Paulo Eduardo de Souza Barbosa
- · Paulo Vitor Rios Junior
- · Regiane Silva Costa
- · Vitor de Souza Bastos
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