A ética deixou de ser uma escolha dentro
das organizações e passou a ser um posicionamento estratégico dentro do mercado
competitivo.
O
mercado empresarial que estamos presenciando fica mais competitivo a cada dia
com mais ferramentas estratégias e recursos. As organizações e os profissionais
que desejam ter os melhores resultados possíveis deve uso de todas as
ferramentas ao seu alcance, porém, a obsessão cega por lucros financeiros, já
se provou como não sendo um posicionamento muito inteligente da organização.
Assim, entra em cena à ética, onde se define o que se pode e deve fazer.
Durante
séculos estudamos a ética e desenvolvemos vários conceitos e significados, em
síntese, a ética é entendida como o estudo da moral, determina o que é certo e
errado, bem e o mal. A ética se refere a padrões de conduta e julgamento social,
ou seja, dita o convívio do indivíduo com a sociedade, assim se fazendo
presente em nosso cotidiano em todos os âmbitos. Vale ressaltar que a ética é a
ciência e a moral seu objeto de estudo.
https://www.maxta.com.br/trabalho-e-etica-um-casamento-possivel/
A
ética no marketing baseia-se na ética
nos negócios, não podendo dissolver uma da outra. É preciso que todos os
aspectos que envolvem a organizam sejam éticos.
Por
ser uma das principais funções do profissional de marketing analisar e estudar o mercado onde a empresa em que atua
está, desenvolver e fazer valer a missão organizacional precisa acima de tudo
ser na base ética.
Alguns
aspectos a serem abordados no estudo do marketing
são o modo como ele é plural e envolve o entendimento de várias ciências,
como a econômica, social, política, organizacional, do comportamento humano,
envolvendo a psicologia, sociologia, filosofia e sociologia.
Com
a evolução do papel das empresas no cenário contemporâneo a ética deixa de ser
apenas uma tendência, adotar uma postural antiética já se provou um completo
tiro no pé da empresa, isso porque o cliente se torna cada vez mais exigente e
consciente como consumidor de certa marca ou produto, a imagem que a empresa
tem perante a sociedade é um dos pontos decisivos de seu sucesso ou fracasso, com
isso em mente, muitas organizações ditam sua conduta, buscado cada vez mais
melhorar o bem estar de seus clientes internos e externos.
Palavras-Chave: marketing,
ética, mercado, ambiente mercadológico, empresa, organização, negócios, moral.
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Autores
Alef
de Oliveira Moraes
Aline
Hermann
Caroline
Rufino
Giuliana
Mendes Cardena
Ismael
Rúbio
Murilo
Dias da Conceição
Vanessa
Félix
Victoria
Bertoni Barbieri
http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos1/Marketing_etico.htm
https://www.zemoleza.com.br/trabalho-academico/humanas/administracao/etica-e-marketing/
http://www.abmn.com.br/codigodeetica//upload/artigo/17022016115412.pdf
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