Marketing Institucional: Você já ouviu falar sobre?


Se você já viu esse nome em algum lugar, mas não tem a mínima ideia sobre do que se trata, neste post iremos trazer o conceito inicial de marketing institucional e a sua importância.


Primeiro, precisamos entender o conceito do marketing institucional...

O marketing institucional é desenvolvido através das ações de uma empresa que possuem o objetivo de agregar valor e consolidar uma boa imagem à marca e entidade, associado aos seus princípios e a sua missão. É uma forma de falar das suas conquistas, sempre visando a responsabilidade que a sua imagem vai gerar para outros campos e quem ela pretende atingir. Além disso, podemos considerar, que é um conjunto de atividades para atingir seu público alvo de forma positiva para que sejam a favor da sua marca.

Fonte: raicescomunicacion.org

E qual a sua importância?

Estudos mostram que o marketing institucional é importante para criação de valor e poder de influência, fatores que quando associados impactam no crescimento de uma organização.
Considerando que os clientes estão cada vez mais exigentes com as ações e impactos de uma marca na sociedade, o marketing institucional é de suma importância para o negócio, pois uma empresa sem uma boa imagem no mercado não tem projeção de crescimento e/ou vida longa.

As empresas que investem nesta estratégia se preocupam em contribuir de alguma forma para a sociedade, esta colaboração deve estar inserida tanto na fabricação dos produtos, na prestação de serviços, quanto nos valores da empresa, que podem ser “comprovadas” com o uso do marketing institucional através das ações sociais e socioambientais, promovidas e patrocinadas pela marca, que tem objetivo colaborar com o mundo e lucrar de maneira indireta para a empresa.

O marketing institucional também pode estar inserido na comunicação interna da companhia, criando ações dedicadas aos seus funcionários para influenciar a conscientização de temas fundamentais, como questões ambientais e sociais.
Esta relação de empresa e funcionário, também é conhecida como endomarketing, saiba mais clicando aqui.

Para finalizarmos este post, marketing institucional é o conjunto de estratégias utilizadas na realização de uma troca associativa entre a imagem de um produto já conhecido e consolidado no mercado à imagem que se deseja para a organização ou instituição.
Fique atento ao próximo post, vem muita coisa bacana por aí...




Palavras-chave: Marketing, institucional, endomarketing, marca, imagem, valor, ação

#gowolves #mktunicid #unicid #chupapanda #marketinginstitucional #administracao #endomarketing #empresas #marca

Autores: Aline de Paula Godoy, Camila Mirelly Silva Souza, Cecília Pereira Ferreira, Juliana dos Santos Carneiro, Mariana Prado, Rodrigo Afonso do Nascimento, Stéfani de Lima Moreira e Thiago Oliveira de Castro

Referências

Comentários