Se você já viu esse nome em algum lugar,
mas não tem a mínima ideia sobre do que se trata, neste post iremos trazer o
conceito inicial de marketing institucional e a sua importância.
Primeiro, precisamos entender o conceito do marketing institucional...
O marketing institucional é
desenvolvido através das ações de uma empresa que possuem o objetivo de agregar
valor e consolidar uma boa imagem à marca e entidade, associado aos seus
princípios e a sua missão. É uma forma de falar das suas conquistas, sempre
visando a responsabilidade que a sua imagem vai gerar para outros campos e quem
ela pretende atingir. Além disso, podemos considerar, que é um conjunto de
atividades para atingir seu público alvo de forma positiva para que sejam a
favor da sua marca.
Fonte:
raicescomunicacion.org
E qual a sua importância?
Estudos
mostram que o marketing institucional é importante para criação de valor e
poder de influência, fatores que quando associados impactam no crescimento de
uma organização.
Considerando que os
clientes estão cada vez mais exigentes com as ações e impactos de uma marca na
sociedade, o marketing institucional é de suma importância para o negócio, pois
uma empresa sem uma boa imagem no mercado não tem projeção de crescimento e/ou
vida longa.
As empresas que
investem nesta estratégia se preocupam em contribuir de alguma forma para a
sociedade, esta colaboração deve estar inserida tanto na fabricação dos produtos,
na prestação de serviços, quanto nos valores da empresa, que podem ser
“comprovadas” com o uso do marketing institucional através das ações sociais e
socioambientais, promovidas e patrocinadas pela marca, que tem objetivo
colaborar com o mundo e lucrar de maneira indireta para a empresa.
O marketing
institucional também pode estar inserido na comunicação interna da companhia,
criando ações dedicadas aos seus funcionários para influenciar a
conscientização de temas fundamentais, como questões ambientais e sociais.
Esta relação de
empresa e funcionário, também é conhecida como endomarketing, saiba mais
clicando aqui.
Para
finalizarmos este post, marketing institucional é o conjunto de estratégias
utilizadas na realização de uma troca associativa entre a imagem de um produto
já conhecido e consolidado no mercado à imagem que se deseja para a organização
ou instituição.
Fique atento ao próximo post, vem
muita coisa bacana por aí...
Palavras-chave: Marketing,
institucional, endomarketing, marca, imagem, valor, ação
#gowolves #mktunicid #unicid
#chupapanda #marketinginstitucional #administracao #endomarketing #empresas #marca
Autores: Aline de Paula Godoy,
Camila Mirelly Silva Souza, Cecília Pereira Ferreira, Juliana dos Santos
Carneiro, Mariana Prado, Rodrigo Afonso do Nascimento, Stéfani de Lima Moreira e Thiago
Oliveira de Castro
Referências
Comentários
Postar um comentário