Estamos chegando na época mais
consumista do ano, esses dois últimos meses vão trazer para nós novidades no
varejo para bombar as nossas compras de final de ano.
Então vamos falar sobre a Black
Friday e o varejo. Originalmente americana essa estratégia usada lá caiu no
gosto dos brasileiros trazendo um aumento significativo para o comércio
varejista que faturou em seu primeiro ano no Brasil só no e-commerce 1,1 bilhão.
A black Friday é uma ação comercial dos varejistas, surgida nos estados unidos
com a intenção de fazer uma queima de estoque antes da chegada dos produtos
para as celebrações natalinas. No Brasil ela surge com o intuito de impulsionar
as vendas virtuais. O evento em si gerou um grande crescimento para as vendas
de diversas empresas, pois os baixos preços são um grande atrativo para os
consumidores que desejam economizar e garantir um objeto de desejo. Black
Friday é conhecida como uma das datas mais importantes do comércio eletrônico
mundial e nacional, e em 2017, representou um crescimento de 10,3% no
faturamento, segundo dados do e-bit.
Levantamento do Índice Cielo do
Varejo Ampliado (ICVA) mostra que em 2017, a sexta-feira de descontos cresceu
9% em relação à mesma data no ano anterior, taxa superior à registrada no Natal
e Dia das Mães, por exemplo, que cresceram, respectivamente, 3% e 2,3% na mesma
comparação
Para 2019, no dia 29 de novembro
a Black Friday promete um aumento nas vendas em lojas físicas também trazendo
uma grande oportunidade para os varejistas que souberem aproveitar essa
oportunidade de queimar seu estoque, os brasileiros efetuam pesquisas online
antes de comprarem em lojas físicas, por conta da modalidade de comprar online
e retirar nas lojas físicas poupa tempo, e não pagam pelo frete.
O varejista então precisa se
preparar para atender esse grande público que irá a sua busca nesta tão
aguardada data. Muitos se aproveitam para colocar nas vitrines produtos novos
que ainda não fazem parte de seu catálogo e ter um crescimento ainda maior.
Entretanto começaram a ser
registrados casos em que as ofertas na verdade eram o preço habitual do
produto, porém com uma etiqueta que continha um valor mais alto riscado e o
valor normal como uma oferta. Isso fez com que a credibilidade no evento fosse
contestada, por empresas que colocam um valor maior para então oferecer o falso
desconto.
Vamos apresentar abaixo dicas
para que você não caia na “Black Fraude”, confira:
Pesquise os preços antes de comprar
Para não cair naquela pegadinha
do “tudo pela metade do preço” sendo que é quase o dobro, antes da Black
Friday, pesquise o preço do produto que você quer comprar. Assim, você vai
poder avaliar se a oferta realmente vale a pena ou se é apenas uma enganação.
Busque por avaliação e
referência das lojas
Para evitar surpresas
desagradáveis nas compras da Black Friday, antes de fazer uma compra, avalie a
reputação e busque indicação das lojas. Evite comprar em locais desconhecidos e
leia os comentários de outros consumidores e pesquise sobre o estabelecimento
em sites como o Reclame Aqui e o que os usuários dizem deles nas redes sociais.
Prefira comprar com o cartão
de crédito
Apesar de algumas lojas
oferecerem mais descontos no pagamento via boleto bancário, especialistas
recomendam utilizar o cartão de crédito por ser a opção mais segura, pois o
consumidor conta com o apoio do banco e da financeira do seu cartão caso a
compra tenha problemas você consegue tomar providências de forma mais ágil.
Ofertas por e-mail “CUIDADO”
Muitos hackers e aproveitadores usam
esta data para enviar promoções por e-mail e roubar os dados dos consumidores.
Antes de clicar em algum link, observe se a extensão do destinatário realmente
corresponde ao da loja que você deseja realizar a compra.
Confira as condições de troca
e devolução
Em razão da Black Friday, algumas
lojas podem alterar suas políticas de troca e devolução. Por isso, antes de
concluir a compra, fique atento às letras pequenas e textos de rodapé.
Procon
Para evitar fraudes ou abusos que
prejudiquem o consumidor, o Procon tem acompanhado de perto as promoções da
Black Friday. Caso seja comprovada alguma irregularidade, a empresa pode ser
multada. Com base no Código de Defesa do Consumidor, o valor depende da infração,
que varia desde a falta de garantia do produto em estoque até atraso na
entrega.
As Casas Bahia, Extra e Ponto
Frio são empresas que aparecem no topo da lista de queixas dos consumidores
(20,13% ao todo). A apelidada “Black Fraude” já é conhecida pelos consumidores
brasileiros. Ainda sim estima-se um aumento nas vendas deste ano.
Segundo uma pesquisa sobre o
varejo realiza pela Google a estimativa é de que os varejistas recebam mais
visitas dos consumidores devido a modalidade de entrega "retire na
loja" e o grande aumento do número de clientes que tem buscado durante o
ano os preços e condições, pela internet, de diversas lojas para tomar uma
decisão e ir diretamente na loja efetuar suas compras.
Podemos assim dizer que estamos
aquecendo o mercado para um crescimento real e significativo, os varejistas que
souberem apreciar essa oportunidade pode além de vender bem, fidelizar seus
clientes por sua qualidade de produto oferecido.
E você? Já está preparado para suas compras da Black Friday?
Fontes:
https://veja.abril.com.br/economia/black-fraude-propaganda-enganosa-lidera-reclamacoes-do-procon/
https://exame.abril.com.br/negocios/como-a-black-friday-de-2019-sera-inedita/
https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tendencias-de-consumo/black-friday-movimenta-consumidores-e-varejistas/
https://portalnovarejo.com.br/2019/09/desafios-para-a-proxima-black-friday/
https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/black-friday-brasil-setembro/
https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/black-friday-e-a-data-do-varejo-que-mais-cresce-no-brasil/
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Assistam nosso
vídeo: https://youtu.be/_OByJ5vv2pU
Autores:
Amanda Alves da
Costa
Darla Lacerda
Barbosa
Evelyn Isabela dos
Santos
Iago Jose Matos
Martins Lyra
Ligia Tomaz de
Aveiro
Vinicius Oliveira
de Souza
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