Black Friday e Black Fraude no Varejo


Estamos chegando na época mais consumista do ano, esses dois últimos meses vão trazer para nós novidades no varejo para bombar as nossas compras de final de ano.



Então vamos falar sobre a Black Friday e o varejo. Originalmente americana essa estratégia usada lá caiu no gosto dos brasileiros trazendo um aumento significativo para o comércio varejista que faturou em seu primeiro ano no Brasil só no e-commerce 1,1 bilhão. A black Friday é uma ação comercial dos varejistas, surgida nos estados unidos com a intenção de fazer uma queima de estoque antes da chegada dos produtos para as celebrações natalinas. No Brasil ela surge com o intuito de impulsionar as vendas virtuais. O evento em si gerou um grande crescimento para as vendas de diversas empresas, pois os baixos preços são um grande atrativo para os consumidores que desejam economizar e garantir um objeto de desejo. Black Friday é conhecida como uma das datas mais importantes do comércio eletrônico mundial e nacional, e em 2017, representou um crescimento de 10,3% no faturamento, segundo dados do e-bit.

Levantamento do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostra que em 2017, a sexta-feira de descontos cresceu 9% em relação à mesma data no ano anterior, taxa superior à registrada no Natal e Dia das Mães, por exemplo, que cresceram, respectivamente, 3% e 2,3% na mesma comparação
Para 2019, no dia 29 de novembro a Black Friday promete um aumento nas vendas em lojas físicas também trazendo uma grande oportunidade para os varejistas que souberem aproveitar essa oportunidade de queimar seu estoque, os brasileiros efetuam pesquisas online antes de comprarem em lojas físicas, por conta da modalidade de comprar online e retirar nas lojas físicas poupa tempo, e não pagam pelo frete.

O varejista então precisa se preparar para atender esse grande público que irá a sua busca nesta tão aguardada data. Muitos se aproveitam para colocar nas vitrines produtos novos que ainda não fazem parte de seu catálogo e ter um crescimento ainda maior.


Entretanto começaram a ser registrados casos em que as ofertas na verdade eram o preço habitual do produto, porém com uma etiqueta que continha um valor mais alto riscado e o valor normal como uma oferta. Isso fez com que a credibilidade no evento fosse contestada, por empresas que colocam um valor maior para então oferecer o falso desconto.

Vamos apresentar abaixo dicas para que você não caia na “Black Fraude”, confira:

Pesquise os preços antes de comprar
Para não cair naquela pegadinha do “tudo pela metade do preço” sendo que é quase o dobro, antes da Black Friday, pesquise o preço do produto que você quer comprar. Assim, você vai poder avaliar se a oferta realmente vale a pena ou se é apenas uma enganação.

Busque por avaliação e referência das lojas
Para evitar surpresas desagradáveis nas compras da Black Friday, antes de fazer uma compra, avalie a reputação e busque indicação das lojas. Evite comprar em locais desconhecidos e leia os comentários de outros consumidores e pesquise sobre o estabelecimento em sites como o Reclame Aqui e o que os usuários dizem deles nas redes sociais.

Prefira comprar com o cartão de crédito
Apesar de algumas lojas oferecerem mais descontos no pagamento via boleto bancário, especialistas recomendam utilizar o cartão de crédito por ser a opção mais segura, pois o consumidor conta com o apoio do banco e da financeira do seu cartão caso a compra tenha problemas você consegue tomar providências de forma mais ágil.

Ofertas por e-mail “CUIDADO”
Muitos hackers e aproveitadores usam esta data para enviar promoções por e-mail e roubar os dados dos consumidores. Antes de clicar em algum link, observe se a extensão do destinatário realmente corresponde ao da loja que você deseja realizar a compra.

Confira as condições de troca e devolução
Em razão da Black Friday, algumas lojas podem alterar suas políticas de troca e devolução. Por isso, antes de concluir a compra, fique atento às letras pequenas e textos de rodapé.

Procon
Para evitar fraudes ou abusos que prejudiquem o consumidor, o Procon tem acompanhado de perto as promoções da Black Friday. Caso seja comprovada alguma irregularidade, a empresa pode ser multada. Com base no Código de Defesa do Consumidor, o valor depende da infração, que varia desde a falta de garantia do produto em estoque até atraso na entrega.

As Casas Bahia, Extra e Ponto Frio são empresas que aparecem no topo da lista de queixas dos consumidores (20,13% ao todo). A apelidada “Black Fraude” já é conhecida pelos consumidores brasileiros. Ainda sim estima-se um aumento nas vendas deste ano.

Segundo uma pesquisa sobre o varejo realiza pela Google a estimativa é de que os varejistas recebam mais visitas dos consumidores devido a modalidade de entrega "retire na loja" e o grande aumento do número de clientes que tem buscado durante o ano os preços e condições, pela internet, de diversas lojas para tomar uma decisão e ir diretamente na loja efetuar suas compras.

Podemos assim dizer que estamos aquecendo o mercado para um crescimento real e significativo, os varejistas que souberem apreciar essa oportunidade pode além de vender bem, fidelizar seus clientes por sua qualidade de produto oferecido.
E você? Já está preparado para suas compras da Black Friday?

Fontes:
https://veja.abril.com.br/economia/black-fraude-propaganda-enganosa-lidera-reclamacoes-do-procon/
https://exame.abril.com.br/negocios/como-a-black-friday-de-2019-sera-inedita/
https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tendencias-de-consumo/black-friday-movimenta-consumidores-e-varejistas/
https://portalnovarejo.com.br/2019/09/desafios-para-a-proxima-black-friday/
https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/black-friday-brasil-setembro/
https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/black-friday-e-a-data-do-varejo-que-mais-cresce-no-brasil/

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Assistam nosso vídeo:  https://youtu.be/_OByJ5vv2pU

Autores:
Amanda Alves da Costa
Darla Lacerda Barbosa
Evelyn Isabela dos Santos
Iago Jose Matos Martins Lyra
Ligia Tomaz de Aveiro
Vinicius Oliveira de Souza


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