Pesquisa de mercado: COMO FAZER E POR QUÊ?


Quando pensamos ou ouvimos essa frase PESQUISA DE MERCADO, vem um turbilhão de questões em nossa mente como por exemplo: Por que elas são feitas? O que são? E para que elas servem?
No post de hoje vamos esclarecer algumas dessas dúvidas, então vem com a gente!

O que são as pesquisas de mercado?
A pesquisa de mercado é um método para coletar informações e pode ser utilizado como uma base estatística para tomar uma decisão voltada para seu negócio. Podemos considera-la como um recurso chave e indispensável para o mercado de hoje, pois através dela é possível levantar dados dos seus clientes, dos seus produtos ou serviços e concorrentes.
Além disso, as análises destes dados podem nos levar a localizar oportunidades e ameaças e entender as forças e fraquezas do seu empreendimento, e isso poderá gerar novas estratégias para a sua empresa.

Como são definidas?
A pesquisa de mercado deverá ser definida a partir de um problema específico e deve ter um público alvo definido para atingir o objetivo de buscar resposta e soluções sólidas para se tomar uma ação. Como por exemplo:
·                    Na área de vendas, com objetivo de entender a queda ou aumento nas vendas;
·                    Ao lançar um produto, para entender o público alvo;        
·                    Ao abrir uma empresa, para entender o mercado e concorrência.






Quais os benefícios da PESQUISA DE MERCADO?
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a cada 4 empresas abertas 1 fecha antes de completar 2 anos de existência no mercado.
Será que todas as empresas realizam pesquisas antes de abrir, a fim de entender a viabilidade do negócio?



Entender o seu mercado é um fator crucial para o seu negócio ir bem e conhecê-lo melhor é um dos principais benefícios da pesquisa, através de dados obtidos por ela é possível enxergar qual o melhor caminho a ser seguido e quais escolhas devem ser evitadas para não entrar para essa estatística.
Entre outros benefícios temos:
·                    Os dados levantados podem servir para fazer ações de Marketing;
·                    As análises podem ser um material que comprove os fatos ocorridos na história da empresa;
·                    Se preparar para enfrentar futuros problemas que o mercado pode trazer para seu negócio, como por exemplo atualizações do comportamento do consumidor e da tecnologia.


Quais áreas podem ser impactadas com esta ferramenta?
É importante saber que todas as áreas da empresa podem utilizar esta ferramenta ou serem impactadas de alguma forma.
O Recursos Humanos pode realizar uma pesquisa para entender a satisfação dos colaboradores;
Os gestores podem realizar uma pesquisa para buscar feedback a respeito da sua liderança;
O SAC pode buscar uma pesquisa para entender se a agilidade na resolução de problemas junto ao cliente está satisfatoria;
E se o Maketing realizar uma pesquisa voltada para consumidor, todas as areas acima podem ser atingidas de forma indireta na hora de tomar uma ação para a empresa.

Acredito que após estes esclarecimentos vocês ficaram curiosos para saber como fazer uma pesquisa não é mesmo?
Por isso, nós fizemos uma vídeo interativo com apenas 4 PASSOS explicando sobre como elaborar a sua pesquisa de mercado.
 Acesse o link abaixo e confira!



Fontes:



Autores:
Alef Moraes
Camila Mirelly
Cecília Ferreira
Juliana Carneiro
Mariana Prado
Milena Leal


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