Quando
pensamos ou ouvimos essa frase PESQUISA
DE MERCADO, vem um turbilhão de questões em nossa mente como por exemplo: Por
que elas são feitas? O que são? E para que elas servem?
No
post de hoje vamos esclarecer algumas dessas dúvidas, então vem com a gente!
O que são as pesquisas de mercado?
A
pesquisa de mercado é um método para coletar informações e pode ser utilizado
como uma base estatística para tomar uma decisão voltada para seu negócio. Podemos
considera-la como um recurso chave e indispensável para o mercado de hoje, pois
através dela é possível levantar dados dos seus clientes, dos seus produtos ou
serviços e concorrentes.
Além
disso, as análises destes dados podem nos levar a localizar oportunidades e
ameaças e entender as forças e fraquezas do seu empreendimento, e isso poderá
gerar novas estratégias para a sua empresa.
Como são definidas?
A
pesquisa de mercado deverá ser definida a partir de um problema específico e
deve ter um público alvo definido para atingir o objetivo de buscar resposta e
soluções sólidas para se tomar uma ação. Como por exemplo:
·
Na área de vendas, com objetivo de
entender a queda ou aumento nas vendas;
·
Ao lançar um produto, para entender o
público alvo;
·
Ao abrir uma empresa, para entender o
mercado e concorrência.
Quais os benefícios da PESQUISA DE MERCADO?
De acordo com uma
pesquisa realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas
Empresas), a cada 4 empresas abertas 1 fecha antes de completar 2 anos de
existência no mercado.
Será que todas as
empresas realizam pesquisas antes de abrir, a fim de entender a viabilidade do
negócio?
Entender o seu mercado é
um fator crucial para o seu negócio ir bem e conhecê-lo melhor é um dos
principais benefícios da pesquisa, através de dados obtidos por ela é possível
enxergar qual o melhor caminho a ser seguido e quais escolhas devem ser
evitadas para não entrar para essa estatística.
Entre
outros benefícios temos:
·
Os dados levantados podem servir para
fazer ações de Marketing;
·
As análises podem ser um material que comprove
os fatos ocorridos na história da empresa;
·
Se preparar para enfrentar futuros
problemas que o mercado pode trazer para seu negócio, como por exemplo
atualizações do comportamento do consumidor e da tecnologia.
Quais áreas podem ser impactadas com esta ferramenta?
É importante saber que todas as áreas
da empresa podem utilizar esta ferramenta ou serem impactadas de alguma forma.
O Recursos Humanos pode realizar
uma pesquisa para entender a satisfação dos colaboradores;
Os gestores podem realizar uma
pesquisa para buscar feedback a respeito da sua liderança;
O SAC pode buscar uma pesquisa
para entender se a agilidade na resolução de problemas junto ao cliente está
satisfatoria;
E se o Maketing realizar uma
pesquisa voltada para consumidor, todas as areas acima podem ser atingidas de
forma indireta na hora de tomar uma ação para a empresa.
Acredito que após estes
esclarecimentos vocês ficaram curiosos para saber como fazer uma pesquisa não é
mesmo?
Por isso, nós fizemos uma vídeo
interativo com apenas 4 PASSOS explicando sobre como elaborar a sua pesquisa de
mercado.
Acesse o link abaixo e confira!
Fontes:
Autores:
Alef Moraes
Camila Mirelly
Cecília Ferreira
Juliana Carneiro
Mariana Prado
Milena Leal
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