Marketing Digital – Importância do Google no Marketing
Digital
Basicamente, o marketing digital é um conjunto de ações de
comunicação que são aplicadas por meios digitais viabilizando a divulgação,
comercialização e as melhorias, como forma de conquistar o cliente, e engajar um
relacionamento mais amplo e viável com o mesmo.
No século XXI, em uma era onde as pessoas se conectam por
meio dos seus smartphones a maior parte de seu tempo, tanto para o
desenvolvimento de seus trabalhos, como para a busca de itens para seu consumo
ou para alguma prestação de serviços, é notável que as áreas digitais são o
lugar onde tem a capacidade de materializar um produto ou serviço, em tempo
real, sem se quer vê –lo.
É claro, que por trás de tudo isso, são necessárias as
ferramentas mais importantes da Internet, ou os famosos buscadores, dentre as
quais podemos citar o mais conhecido e poderoso Google.
O Google Hoje representa mais de 93% de todas as pesquisas
feitas na internet, a representatividade dele hoje e gigantesca, pois quem
pensa em pesquisa na internet, pensa em Google.
Basta fazer uma retrospectiva dos termos utilizados
diariamente por muitas pessoas hoje em dia como: está com dúvida? Da uma
“Googada aí” ou Não sabe o que é certa coisa, “pesquisa no Google”.
É imprescindível o uso do marketing digital na ferramenta Google,
pois tudo se envolve as mídias, site,
blogs, e-mails , vídeos, dentre outros; além do que, ao falar de gestão
empresarial, o marketing digital é um pilar básico para um bom desenvolvimento
da empresa.
Como exemplos temos: publicar
um vídeo no maior canal de entretenimento (Youtube), efetuar uma
pesquisa procurando conteúdo e achar algum blog, procurar alguma Hamburgueria
ou um Restaurante, buscar algum endereço, entre outros. Os serviços e
ferramentas que o Google oferece são vastos tanto para o usurário, quanto para
alguma empresa que quer surtir efeitos no ranking das melhores pesquisas.
Atualmente muitas empresas vem aderindo aos serviços do
Google para melhorar seus resultados, pois muitos dizem que se você não aparece
nas pesquisas do Google sua empresa não existe.
Vale ressaltar que as empresas que nunca tinham utilizado
nenhum serviço do Google, ao começar a
utilização, aumentaram muito seus resultados e visibilidade.
Atualmente as ferramentas mais utilizadas pelas empresas que
buscam melhorar seus resultados, visibilidade e analises são as seguintes:
Google AdWords - Revolucionou a publicidade na
Internet gerando resultados para empresas de todos os portes. Seu principal
formato de anúncio são os links patrocinados,os quais aparecem nos resultados
de busca sempre nas primeiras posições das pesquisas.
O Adwords é a plataforma de anúncios do Google que foi criada
em 2000. Desde então, ela vem liderando o mercado e fazendo com que diversas
empresas consigam se destacar na internet com investimentos considerados
baixos.
Basicamente, o Google Ads exibe o link de sua empresa em
alguns dos canais do Google, sempre levando em consideração o assunto do
anúncio e o tipo de público que irá visualizá-lo.
Hoje, existem quatro formas de anunciar no Google Adwords,
como poderemos ver abaixo
REDE DE PESQUISA – Busca Comum do Google, onde os anúncios aparecem sempre entre as primeiras posições e também nas ultimas posições da Pagina.
REDE DE DISPLAY - anúncios são expostos em sites de notícias
ou blogs que formam a rede de display do Google Adwords.
YOUTUBE - O Youtube é o site de vídeos mais visitado do mundo
e pertence ao Google. Por isso, ele também é usado para a promoção de anúncios
do Google Adwords.
E, como já era de se esperar, as campanhas desse modelo de
anúncio são expostas no próprio vídeo.
APLICATIVOS - é possível inserir anúncios do Google em
aplicativos de celular.
SEO – Search Engine Optimization ou em
português “Otimização para os Motores de Busca” é o que chamamos carinhosamente
de SEO, tão bem, muito conhecida como busca orgânica. Consiste em basicamente
aumentar a relevância dos sites para os motores de busca como do Google. As
otimizações são feitas com base em inúmeras técnicas básicas e avançadas com o
objetivo de deixar todas páginas do seu site de acordo com as recomendações e
exigências do Google, e com isso, aparecer nas melhores posições possíveis das
buscas.
Google Meu Negocio - Criada a pouco mais de cinco anos,
o Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita onde uma empresa pode se
cadastrar e com isso conseguir uma ótima exposição nos resultados de pesquisas
do buscador e também no Google Maps.
Ter uma presença online nesta ferramenta ajuda as pessoas a
encontrarem sua empresa em diversas situações de pesquisa, como pelo nome da
empresa, produtos e serviços que você oferece, e em buscas por localização
geográfica.
Search Console - Para aumentar as suas vendas na
internet você precisa saber se as páginas do seu negócio estão saudáveis. E o
Google Search Console é o serviço ideal para isso, pois dentro da ferramenta
ela dá dicas de melhoramento para suas paginas do seu site, é uma das
ferramentas hoje em dia mais importantes para o melhoramento da busca
orgânica.
Google Analycts: O Google Analytics é uma plataforma de monitoramento de
audiência. Portanto, esta ferramenta criada e disponibilizada pelo Google, tem
como objetivo trazer informações de perfil e comportamento do público que
interage com o seu negócio digital.
Com ela você terá acesso a muitas informações relevantes
sobre seus visitantes, como dados demográficos e geográficos, comportamento por
canal, bem como as ações realizadas dentro do seu blog, loja virtual ou
qualquer outro site que você utilize.
Portanto, caso você não utilize esta ferramenta, saiba que
ela proporcionará relatórios, até em tempo real, essenciais para a análise de
resultados das suas estratégias.
Participantes do Grupo:
Alana Costa
Erica
Fernanda Thomaz
Everson Luís
Rodrigues da Cruz
Fabio Bueno
Filippe
Resende
Gabriel
Lopez
Guilherme
Carvalho
Lennon
Cavalcanti
Fontes:
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