Marketing Digital – Importância do Google no Marketing Digital


Marketing Digital – Importância do Google no Marketing Digital



Basicamente, o marketing digital é um conjunto de ações de comunicação que são aplicadas por meios digitais viabilizando a divulgação, comercialização e as melhorias, como  forma de conquistar o cliente, e engajar um relacionamento mais amplo e viável com o mesmo.

No século XXI, em uma era onde as pessoas se conectam por meio dos seus smartphones a maior parte de seu tempo, tanto para o desenvolvimento de seus trabalhos, como para a busca de itens para seu consumo ou para alguma prestação de serviços, é notável que as áreas digitais são o lugar onde tem a capacidade de materializar um produto ou serviço, em tempo real, sem se quer vê –lo.

É claro, que por trás de tudo isso, são necessárias as ferramentas mais importantes da Internet, ou os famosos buscadores, dentre as quais podemos citar o mais conhecido e poderoso Google.
O Google Hoje representa mais de 93% de todas as pesquisas feitas na internet, a representatividade dele hoje e gigantesca, pois quem pensa em pesquisa na internet, pensa em Google.
Basta fazer uma retrospectiva dos termos utilizados diariamente por muitas pessoas hoje em dia como: está com dúvida? Da uma “Googada aí” ou Não sabe o que é certa coisa, “pesquisa no Google”.

É imprescindível o uso do marketing digital na ferramenta Google, pois  tudo se envolve as mídias, site, blogs, e-mails , vídeos, dentre outros; além do que, ao falar de gestão empresarial, o marketing digital é um pilar básico para um bom desenvolvimento da empresa.

Como exemplos temos: publicar  um vídeo no maior canal de entretenimento (Youtube), efetuar uma pesquisa procurando conteúdo e achar algum blog, procurar alguma Hamburgueria ou um Restaurante,  buscar  algum endereço, entre outros. Os serviços e ferramentas que o Google oferece são vastos tanto para o usurário, quanto para alguma empresa que quer surtir efeitos no ranking das melhores pesquisas.

Atualmente muitas empresas vem aderindo aos serviços do Google para melhorar seus resultados, pois muitos dizem que se você não aparece nas pesquisas do Google sua empresa não existe.
Vale ressaltar que as empresas que nunca tinham utilizado nenhum serviço do Google, ao  começar a utilização, aumentaram muito seus resultados e visibilidade.

Atualmente as ferramentas mais utilizadas pelas empresas que buscam melhorar seus resultados, visibilidade e analises são as seguintes:

Google AdWords - Revolucionou a publicidade na Internet gerando resultados para empresas de todos os portes. Seu principal formato de anúncio são os links patrocinados,os quais aparecem nos resultados de busca sempre nas primeiras posições das pesquisas.
O Adwords é a plataforma de anúncios do Google que foi criada em 2000. Desde então, ela vem liderando o mercado e fazendo com que diversas empresas consigam se destacar na internet com investimentos considerados baixos.

Basicamente, o Google Ads exibe o link de sua empresa em alguns dos canais do Google, sempre levando em consideração o assunto do anúncio e o tipo de público que irá visualizá-lo.

Hoje, existem quatro formas de anunciar no Google Adwords, como poderemos ver abaixo

REDE DE PESQUISA – Busca Comum do Google, onde os anúncios aparecem sempre entre as primeiras posições e também nas ultimas posições da Pagina.

REDE DE DISPLAY - anúncios são expostos em sites de notícias ou blogs que formam a rede de display do Google Adwords.

YOUTUBE - O Youtube é o site de vídeos mais visitado do mundo e pertence ao Google. Por isso, ele também é usado para a promoção de anúncios do Google Adwords.
E, como já era de se esperar, as campanhas desse modelo de anúncio são expostas no próprio vídeo.

APLICATIVOS - é possível inserir anúncios do Google em aplicativos de celular.

SEO – Search Engine Optimization ou em português “Otimização para os Motores de Busca” é o que chamamos carinhosamente de SEO, tão bem, muito conhecida como busca orgânica. Consiste em basicamente aumentar a relevância dos sites para os motores de busca como do Google. As otimizações são feitas com base em inúmeras técnicas básicas e avançadas com o objetivo de deixar todas páginas do seu site de acordo com as recomendações e exigências do Google, e com isso, aparecer nas melhores posições possíveis das buscas.

Google Meu Negocio - Criada a pouco mais de cinco anos, o Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita onde uma empresa pode se cadastrar e com isso conseguir uma ótima exposição nos resultados de pesquisas do buscador e também no Google Maps.
Ter uma presença online nesta ferramenta ajuda as pessoas a encontrarem sua empresa em diversas situações de pesquisa, como pelo nome da empresa, produtos e serviços que você oferece, e em buscas por localização geográfica.

Search Console - Para aumentar as suas vendas na internet você precisa saber se as páginas do seu negócio estão saudáveis. E o Google Search Console é o serviço ideal para isso, pois dentro da ferramenta ela dá dicas de melhoramento para suas paginas do seu site, é uma das ferramentas hoje em dia mais importantes para o melhoramento da busca orgânica. 

Google Analycts: O Google Analytics é uma plataforma de monitoramento de audiência. Portanto, esta ferramenta criada e disponibilizada pelo Google, tem como objetivo trazer informações de perfil e comportamento do público que interage com o seu negócio digital.
Com ela você terá acesso a muitas informações relevantes sobre seus visitantes, como dados demográficos e geográficos, comportamento por canal, bem como as ações realizadas dentro do seu blog, loja virtual ou qualquer outro site que você utilize.
Portanto, caso você não utilize esta ferramenta, saiba que ela proporcionará relatórios, até em tempo real, essenciais para a análise de resultados das suas estratégias.



Participantes do Grupo:
Alana Costa
Erica Fernanda Thomaz
Everson Luís Rodrigues da Cruz
Fabio Bueno
Filippe Resende
Gabriel Lopez
Guilherme Carvalho
Lennon Cavalcanti

Fontes:

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