Passos para implementação de CRM

Passos para implementação de CRM

O que é CRM?  Você sabe o que é CRM? 

Nós te explicamos!

CRM não é nada mais e nada menos que o Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, uma ferramenta poderosíssima de gestão de clientes e vendas, que nos possibilita saber quem são os clientes  e suas opiniões, quais são os melhores clientes aos que devemos estimular a compra, também nos possibilita conhecer as suas preferências de produtos/serviços, assim como saber também o que eles não compram ou usam, além de identificar quais são os seus clientes potenciais e quais são os mais fáceis de atingir naquele momento.

O CRM nos fornece as respostas claras e objetivas sobre a situação de seu negócio/serviço, bem como o relacionamento com seus clientes para poder aplicar a estratégia de vendas ideal para cada tipo de cliente. Esses são os poucos dos motivos para implementar um CRM na sua empresa.
C:\Users\Getulio\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.MSO\4A026006.tmp
  
A continuação detalharemos um passo a passo para implementar o CRM no seu negócio.

Passo 1 - Análise da empresa
A estratégia de CRM deve ser adequada às necessidades do negócio, deve determinar os limites do projeto de implantação e as mudanças estruturais necessárias, assim como saber definir as métricas de desempenho, já que precisa visualizar resultados a longo prazo e mensurar com eficiência estes resultados obtidos. 

Passo 2 - Pesquisa sobre as necessidades do negócio/empresa, estrutura, cultura, etc.

É fundamental desenvolver uma cultura de atendimento e satisfação do cliente, pois o CRM como estratégia adotada pela empresa, facilita conhecer melhor seus clientes, suas necessidades, gostos e problemas, para dessa forma, resolvê-los da melhor forma possível e satisfazê-los ao máximo para fidelizar esses clientes.

C:\Users\Getulio\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.MSO\9DCA2E1A.tmp



Passo 3 - Envolva seus colaboradores no processo de implantação
É necessário que exista a comunicação entre todos os envolvidos nesse processo, reúna o grupo de colaboradores, explique sobre o projeto de implantação e ouça as suas opiniões. Explique que essa implantação será feita para auxiliar e facilitar o trabalho de todos e assim obter melhores resultados individuais e logicamente coletivos. A partir daí, poderá ser escolhida uma equipe e definir as responsabilidades de cada colaborador, especialmente daqueles que estarão diretamente comprometidos na implementação da ferramenta.

Passo 4 - Definir qual o tipo de CRM que será utilizado
A escolha do tipo de CRM a ser utilizado deverá ser feita a partir da análise das funcionalidades da ferramenta, as necessidades, o orçamento, facilidade de uso e seus benefícios.

Passo 5 - Definir o cronograma de Implantação
Como todo projeto, a implantação de CRM também precisa de um planejamento no qual se defina cada uma das etapas, as datas e procedimentos a serem seguidos.
É indicado fazer os testes com um número definido de pessoas, analisar os procedimentos feitos, os feedbacks e resultados obtidos através dos testes realizados no sistema. Após isso poderá ser feita a implantação para a equipe inteira.

Passo 6 – Implementação e Planejamento
Após a efetiva implementação do CRM, das análises de indicadores de desempenho da ferramenta, do esclarecimento das dúvidas por parte dos usuários e prováveis ajustes a serem feitos na ferramenta, é que o monitoramento garantirá a eficiência do CRM, apresentando os resultados e os novos dados para as futuras estratégias da empresa/negócio. 

Passo 7 – Avaliação 
É fundamental a realização de acompanhamento periódico da ferramenta implementada e realizar os devidos ajustes sempre que necessário, assim como receber o feedback por parte dos colaboradores que utilizam o CRM e garantir dessa forma o processo de qualidade do sistema implantado e ter a oportunidade para melhorar a estratégia e obter melhores resultados. 

Resultado de imagem para RESULTADOS DO CRM
Fontes:
Integrantes:
Karen Elízabeth Dubón Ledo
Daniel Leite de Lima
Gabriel Messias
Lucas de Jesus Araújo Silva
Marina Gabriel Conte
Tainá Araújo Brito
Uerisson da Silva
Victor Gabriel Frazão da Silva
Victor Pinheiro de Moura
#marketing #mkt #marketingunicid #unicid #panda #wolves #gowolves #negocios #business #CRM #implantandocrm #estratégias # CustomerRelationshipManagement #gestãoderlacionamentocomocliente # gestãodeclientes # gestãodevendas

Comentários