O que é Trade Marketing?

Uma das estratégias mais antigas de Marketing, o Trade Marketing, é uma prática fundamental para empresas produtoras que querem ver suas mercadorias em destaque.

Uma estratégia de distribuição em pontos de venda é o que vai possibilitar a expansão dos produtos dessa companhia no mercado.

Mais do que simplesmente dar visibilidade, é uma estratégia de posicionamento no mercado.

Para que serve?

O trade marketing é responsável por todas as ações no ponto de venda, desde o plano de distribuição nos canais de venda até a gestão de promotores de venda.
Com a evolução do mercado, o trade marketing precisou se adaptar ao cenário. Assim, o profissional da área se baseia em conhecimentos mercadológicos para implementar estratégias de marca ideais para cada canal, região e cliente.
A abordagem do trade marketing para consolidar esse vínculo é propor uma visão ganha-ganha, em que tanto a indústria quanto o canal aproveitam os benefícios do aumento de vendas.

Qual a importância para as empresas?

O trade marketing tem um papel importante na relações entre a indústria, os canais de venda.
Os principais desafios para esses profissionais no cenário atual são compreender o comportamento dos shoppers, avaliar os canais de vendas e aprender sobre as vendas online.
Logo, é fácil concluir que a função do trade marketing está em alta, e que os desafios e oportunidades são imensos.


Quais as vantagens do Trade Marketing?

Mais vendas;
Ao chegar aos varejistas, seu produto alcança um volume de vendas interessante que gere capital de investimentos, produção e ainda o lucro.

Dominar o mercado;
O domínio do mercado é o que se espera como um dos principais resultados da aplicação do trade.

Visibilidade.
O trabalho em campo tem um resultado direto na visibilidade que essa mercadoria tem para o público-alvo, ainda que ele não conheça o produto.

Como executar o Trade Marketing?

Identifique as necessidades do distribuidor do seu produto
O profissional de trade precisa saber qual a necessidade dos seus distribuidores.
Para isso, é importante conhecer quais os tipos de produtos os clientes deles buscam, quais são os principais benefícios que eles estão procurando e o que mais for relevante.
As informações coletadas serão a base inicial para formar uma estratégia bem estruturada.

Alinhar as necessidades com o objetivo
Para ser um trade marketing de sucesso é importante se envolver com o distribuidor e ir além de conhecer apenas suas necessidades.
Você deve se comprometer com os resultados do distribuidor adequando os seus objetivos de vendas aos objetivos do distribuidor.

Trabalhe na sua marca
O branding é a gestão inteligente da marca. É importante apostar em abordagens que irão chamar visualmente a atenção dos clientes e promover a interatividade com eles.

Defina um cronograma
O trade marketing precisa de um cronograma para guiar a execução das estratégias.

Executar
Tudo deve ser pensado para não colocar o trabalho em risco. Uma forma de chamar a atenção dos distribuidores é através de anúncios que evidenciem o valor que aquele produto agrega.
Os anúncios podem ser a melhor maneira de conseguir atrair a atenção dos distribuidores no início. A publicidade deve incluir apresentações multimídia visualmente estimulantes e que gere uma experiência interativa para os seus potenciais clientes.
Crie incentivos comerciais que façam os potenciais clientes distribuidores lembrarem de você
Programe visitas as lojas ou centros de distribuição do potencial cliente. Essa ação é crucial para a construção de relacionamentos de longo prazo.


Monitore os resultados.
Quem investe em ação de marketing quer saber se ela está trazendo os resultados esperados ou não. Acompanhar e analisar os números alcançados é uma ótima forma de ver os acertos e identificar onde a estratégia está errando. Isso permite corrigir algum erro, se necessário, para tentar reverter uma situação.


Conclusão, Se você ainda não sabia o que é trade marketing, agora já entende a importância dessa área que atua na linha de frente da experiência de compra. Enquanto o marketing age nos bastidores, preparando toda a comunicação e criação de valor do produto para garantir uma relação com a marca, o trade marketing faz ao vivo. É por isso que o trade concentra seus esforços na execução, se envolvendo diretamente com o mix de produtos, categorias, planogramas, treinamento de promotores e outras funções típicas dos canais de venda. Depois de compreender a atuação do trade marketing, você nunca mais vai fazer compras sem perceber sua presença em cada ponto de venda.


Laís Herrera e Larissa Helena

Fontes:
https://www.google.com.br/amp/s/rockcontent.com/blog/o-que-e-trade-marketing/amp/
https://www.significados.com.br/trade-marketing/
http://onegociodovarejo.com.br/mas-afinal-o-que-e-trade-marketing/

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