Os primeiros fatores a serem percebidos por um consumidor ao ir às compras são a
fachada e o ambiente da loja. O impacto gerado poderá influenciar o cliente de duas formas,
positivamente ou negativamente. Por isso, é importante ficar atento á tudo o que envolve
o layout da sua loja, como vitrine, exposição de produtos, iluminação, cores e limpeza,
entre outros aspectos que devem ser observados.
fachada e o ambiente da loja. O impacto gerado poderá influenciar o cliente de duas formas,
positivamente ou negativamente. Por isso, é importante ficar atento á tudo o que envolve
o layout da sua loja, como vitrine, exposição de produtos, iluminação, cores e limpeza,
entre outros aspectos que devem ser observados.
É claro que deve-se considerar o segmento do negócio e perfil do público alvo para
determinar o estilo da comunicação visual da loja, o merchandising.
determinar o estilo da comunicação visual da loja, o merchandising.
O Layout de uma loja é a utilização dos espaços disponíveis, onde se define a melhor
forma de utilizar os espaços e adaptá los, quando necessário, para melhorar o trabalho
de vendas e garantir a comodidade dos clientes.
forma de utilizar os espaços e adaptá los, quando necessário, para melhorar o trabalho
de vendas e garantir a comodidade dos clientes.
Neste artigo, veremos 5 dicas sobre como melhorar o layout da sua loja.
1- Vitrine
A vitrine é o cartão de apresentação de uma loja, pois tem o intuito de apresentar o que o
comércio tem de melhor a oferecer aos clientes que estão passando por ela. Isso significa
que a vitrine tem apenas alguns segundos para convencer o consumidor de que vale a
pena entrar no estabelecimento, porque ali podem existir produtos de seu interesse.
comércio tem de melhor a oferecer aos clientes que estão passando por ela. Isso significa
que a vitrine tem apenas alguns segundos para convencer o consumidor de que vale a
pena entrar no estabelecimento, porque ali podem existir produtos de seu interesse.
É preciso ter criatividade e bom senso na hora de montar sua vitrine. Como disse
anteriormente, deve-se considerar o segmento do negócio e seu público alvo para se
comunicar com ele de maneira adequada. A melhor opção é contratar profissionais da
área para executar essa tarefa, principalmente.
anteriormente, deve-se considerar o segmento do negócio e seu público alvo para se
comunicar com ele de maneira adequada. A melhor opção é contratar profissionais da
área para executar essa tarefa, principalmente.
Vale ressaltar, ainda, que a vitrine precisa ser constantemente renovada, tanto na
exposição de produtos, como tematicamente, para chamar a atenção do cliente e não
ficar na mesmice. Caso existam itens em oferta, é preciso deixar isso bem claro por meio
de placas ou cartazes criativos.
exposição de produtos, como tematicamente, para chamar a atenção do cliente e não
ficar na mesmice. Caso existam itens em oferta, é preciso deixar isso bem claro por meio
de placas ou cartazes criativos.
A vitrine pode ser utilizada também para influenciar a compra em datas comemorativas e
feriados. Neste caso, não apenas a vitrine, mas todo o layout da loja deve se adaptar ao
momento em que o comércio se encontra. Portanto, é necessário estar sempre atualizado
aos acontecimentos do seu setor de atuação para acompanhar as tendências de consumo
do seu público-alvo.
feriados. Neste caso, não apenas a vitrine, mas todo o layout da loja deve se adaptar ao
momento em que o comércio se encontra. Portanto, é necessário estar sempre atualizado
aos acontecimentos do seu setor de atuação para acompanhar as tendências de consumo
do seu público-alvo.
2- Visibilidade
O consumidor não pode ter dificuldade para visualizar os produtos na vitrine. Posicione-os,
se possível, na altura da visão. Os itens de maior destaque devem ser os mais visíveis.
se possível, na altura da visão. Os itens de maior destaque devem ser os mais visíveis.
3- Espaço
Toda loja tem produtos de maior saída, os que têm saída média e aqueles que vendem
com menos frequência. Você pode aproveitar esse aspecto ao seu favor organizando o
espaço físico do estabelecimento de forma estratégica.
com menos frequência. Você pode aproveitar esse aspecto ao seu favor organizando o
espaço físico do estabelecimento de forma estratégica.
Para tanto, considere ocupar mais espaço do interior com os produtos que vendem mais.
Neste caso, é coerente que se uma mercadoria que representa 40% das vendas, por
exemplo, ela também ocupe 40% da área de exposição.
Neste caso, é coerente que se uma mercadoria que representa 40% das vendas, por
exemplo, ela também ocupe 40% da área de exposição.
Itens que geram mais lucratividade para o negócio, por terem um número maior de
vendas, devem ocupar os espaços maiores e de melhor destaque.
vendas, devem ocupar os espaços maiores e de melhor destaque.
4- Cores
A escolha das cores é muito importante, elas devem compor tanto o exterior do
estabelecimento quanto a decoração da loja, e não pode ser feita ao acaso. É
imprescindível que elas sejam pertinentes à identidade visual da empresa.
estabelecimento quanto a decoração da loja, e não pode ser feita ao acaso. É
imprescindível que elas sejam pertinentes à identidade visual da empresa.
Muitas lojas optam por fazer referência às cores do logotipo, mas é necessário priorizar
a harmonia entre os tons. Evite o contraste de tonalidades muito fortes.
a harmonia entre os tons. Evite o contraste de tonalidades muito fortes.
5- Iluminação
Deve-se considerar a iluminação da loja como forma de agregar valor não somente ao
espaço interno, mas também aos seus produtos expostos, seja qual for o segmento de
atuação de sua empresa, pois os clientes podem ignorar o que está na penumbra, como
também podem facilmente notar melhor as coisas com a ajuda da luz. Um produto que
esteja em um ambiente iluminado atrai o olhar, capta a atenção do cliente e produz uma
percepção de valor ainda mais elevado. A iluminação deve ser utilizada a favor da sua loja.
Por essa razão, os diferentes tipos de sistemas de iluminação, devem ser pensados e
distribuídos estrategicamente a fim de agregar valor aos produtos. Lembre-se que as
repetições podem gerar monotonia, então variar o sistema de iluminação nos diferentes
ambientes da loja é uma ótima estratégia para quebrar a mesmice.
espaço interno, mas também aos seus produtos expostos, seja qual for o segmento de
atuação de sua empresa, pois os clientes podem ignorar o que está na penumbra, como
também podem facilmente notar melhor as coisas com a ajuda da luz. Um produto que
esteja em um ambiente iluminado atrai o olhar, capta a atenção do cliente e produz uma
percepção de valor ainda mais elevado. A iluminação deve ser utilizada a favor da sua loja.
Por essa razão, os diferentes tipos de sistemas de iluminação, devem ser pensados e
distribuídos estrategicamente a fim de agregar valor aos produtos. Lembre-se que as
repetições podem gerar monotonia, então variar o sistema de iluminação nos diferentes
ambientes da loja é uma ótima estratégia para quebrar a mesmice.
É possível posicionar as luminárias de modo a realçar detalhes específicos de seus
produtos.Trabalhar estrategicamente a iluminação de loja faz toda a diferença no visual
dos produtos.
produtos.Trabalhar estrategicamente a iluminação de loja faz toda a diferença no visual
dos produtos.
Palavras-chave: Dicas, layout, loja.
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#marketing #mkt #dicasparaolayout
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Fontes de pesquisa:
Participantes do desenvolvimento deste artigo:
Aquila Lima Moreira
Diana Maria da Silva
Emerson Silva
Erica Dias Matos
Giovane Barbosa Pereira de Almeida
Hilamel auxiliadora de lacerda
Islan Amorim
Jéssica Ribeiro da Silva
Thayna luchin Barbosa
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