Marcas próprias no Varejo


O varejo tem aplicado uma série de estratégias para a construção e consolidação de suas marcas. Uma das estratégias auxilia no aumento da credibilidade da marca, aumentando as opções de produtos para os consumidores e associando a marca com qualidade.

Estamos falando das marcas próprias das grandes redes de varejo. Elas permitem que os fornecedores sejam escolhidos de acordo com os critérios da marca através de rigorosos testes de qualidade e que os produtos sejam vendidos a um preço abaixo da média do mercado.

Entenda mais sobre esse conceito, onde surgiu e o como as empresas administram essas marcas e sua comunicação com o mercado.




No Brasil, a primeira empresa a desenvolver um produto de marca própria foi o Pão de Açúcar ao desenvolver um detergente em pó biodegradável chamado de ALV em 1971. Com o passar do tempo, as marcas próprias foram ganhado mais espaço nas gôndolas e nos carrinhos dos consumidores. De 2003 à 2005 a presença de marcas próprias no mercado cresceu 13%.

No ano de 2006 foi lançada, também pelo Pão de Açúcar, a marca TAEQ que trazia na sua identidade um conceito de alimentação saudável e orgânica que conta hoje com mais de 1500 itens. O nome é uma união das palavras orientais TAO (equilíbrio) + EKI (energia vital).

Visando abranger a linha de produtos com maior saída nos mercados, surgiu a marca Qualitá, que teve seu nome estrategicamente definido com base na associação que a empresa gostaria de agregar à marca. Ela possui rigorosos processos para escolha dos fornecedores, realiza testes de qualidade em laboratórios internos e externos e ainda organiza testes sensoriais com consumidores. A marca se preocupa em ouvir os consumidores sobre as categorias de produtos que poderiam ser acrescentadas no seu mix.

A marca está em um processo de reestruturação da sua identidade e posicionamento. Além das mudanças de cunho visual em suas embalagens e logotipo, com o auxílio de pesquisas com os consumidores, serão lançadas duas novas linhas de produto, visando aumentar seu marketshare. A linha “Leve” trará produtos lights e a linha “Premium” terá produtos feitos através de processos e ingredientes diferenciados.

Com isso a empresa é capaz de entregar seus produtos com a qualidade equivalente a produtos das empresas líderes de mercado com preços, em média, 30% mais baratos.



Fontes:

https://hbrbr.uol.com.br/se-construir-a-marca-leva-tempo-por-que-e-imediatista-sua-gestao/

http://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/06/po-de-acar-tudo-que-estao-pede-o-po.html

https://www.bonde.com.br/colunistas/mercado-em-pauta/marca-exclusiva-qualita-oferece-produtos-para-o-dia-a-dia-95060.html

https://www.mercadoeconsumo.com.br/2018/10/18/qualita-se-reposiciona-no-mercado-e-lanca-novidades-em-seu-portfolio/

Comentários