O QUE É E COMO FUNCIONA O
EDI (ELETRONIC DATA INTERCHANGE)
Com o grande avanço da tecnologia e a
competitividade no mercado, criam-se novas alternativas para facilitar e
minimizar processos, trazendo assim diferenciais para as empresas. O EDI surgiu
propondo simplicidade e agilidade no compartilhamento de informações,
transferindo arquivos de um sistema para outro de forma automática, sem
necessidade de um trabalho manual na hora de inserir informações, o que diminui
o risco de erros drasticamente.
O EDI – Intercâmbio Eletrônico de Dados,
em português – é uma tecnologia com intuito de viabilizar troca de informações
importantes, como por exemplo: processamento de encomendas, faturas e
pagamentos, cargas e estoques, e etc. Mas isso só se torna possível quando as
empresas envolvidas seguem um padrão, estabelecido por elas, que é chamado de
“layout EDI”, e serve para orientar como os dados devem ser gerados e
transmitidos.
A implementação do EDI, faz com que seja
necessário um padrão para o envio de arquivos, facilitando a integração entre
as empresas. Assim, nos anos 90, surgiu a PROCEDA, com vários layouts
padronizados que, mais tarde, seriam adotados como padrão para vários tipos de
negócios. Com o tempo são necessárias algumas mudanças, visando modernizações e
continuar atendendo bem as necessidades dos usuários. Dessa forma, versões mais
antigas devem receber atualizações sem que haja impacto nas operações.
Benefícios
●
Aumento na competitividade entre as empresas, com um controle
sobre vendas e ações, ajudando a melhorar o desempenho.
●
Aumento da agilidade e rapidez em processos de produção e
administração
●
Diminuição nos custos operacionais (Menos pessoas envolvidas no
processo)
●
Redução do tempo para processamento e troca de informações
Custos
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Instalação de uma boa estrutura de informática
●
Investimento em hardware e software
●
Treinamento do pessoal para operar novos processos
●
Atualizações constantes no sistema
Embora os custos para se manter o EDI
numa empresa sejam altos, o grande potencial e a melhora significativa nos
processos falam mais alto na hora da escolha. Porém, vale ressaltar que para a
eficiência da automação não basta apenas ter bons equipamentos e um bom
treinamento, é preciso adaptar seus processos a nova estrutura, seguindo um
planejamento para manter a ordem e o bom funcionamento. Assim, torna-se claro
que o EDI é uma boa escolha para melhorar o entendimento entre as empresas.
Redatores
do artigo: André Luiz, Beatriz Tovaruela, Bruna Oliveira, Camila Silva, Gabriel
Mariano, Lucas Matheus, Marcelo Henrique, Patrick Diego, Vagner Virgílio, Yuri
Oliveira.
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