Black Friday - 7 dicas para o varejo


A Black Friday foi criado nos EUA, esse dia de promoções e liquidações acontece um
dia após o feriado americano de Ação de Graças que é um dos mais importantes do país.
A tradução para Black Friday é “sexta-feira preta”, se trata de um dia inteiro de descontos
generosos organizados pelos varejos. A Black Friday é realizado na quarta sexta-feira de
novembro de cada ano. Nesta época muitos consumidores saem desesperados pelas
lojas á procura de produtos com 50% e, às vezes, até mais de 70% de descontos.


No Brasil, a Black Friday só chegou mesmo em 2010, o que inicialmente envolveu apenas
varejistas online, mas que nos anos seguintes tomou corpo através dos grandes varejistas
que passaram a adotar a estratégia em suas lojas físicas. Desde então o evento começou
a chamar atenção de comerciantes de grande e pequeno porte, dentro e fora da internet.
Este ano, a Black Friday acontecerá em 23 de novembro. Participar do evento é muito
importante pois poderá gerar muitas vendas aos varejistas, além de atrair novos clientes
e retomar o contato com antigos consumidores.


Abaixo separamos 7 dicas para tornar essa estratégia assertiva na sua empresa:


1- Planejamento para as vendas
Em 2018, a Black Friday ocorrerá em 23 de Novembro. É necessário se programar para
vender mais e suprir a demanda, sem prejudicar o relacionamento com os clientes e sem
se esquecer das suas vendas para o Natal e Ano Novo.


2- Programe o estoque
Não adianta realizar a ação de Black Friday se não tiver produtos suficientes para suprir a
demanda. Fique atendo à saída de produtos para verificar a necessidade de reposição do
estoque. Se preciso, faça isso com antecedência planejando sempre de acordo com a
média de venda. E não se esqueça ainda, do estoque para o Natal e Ano Novo.


3- Planejamento logístico
É necessário fazer o planejamento logístico para que você consiga entregar tudo o que irá
vender e não fique nada acumulado para o Natal e Ano Novo.
Se achar necessário contrate uma empresa especializada para fazer as entregas.


4- Não faça propaganda enganosa
É importante que a marca tenha um relacionamento transparente com seu consumidor
para gerar confiança e credibilidade. Esteja sempre atento para o cumprimento das suas
promessas e pratique sempre descontos reais a fim de satisfazer seus clientes e evitar
reclamações posteriores.


5- Faça promoções com produtos desejados
Ofereça produtos que as pessoas queiram realmente comprar. Você pode pegar o histórico
de produtos mais vendidos e oferecer descontos e formas de pagamento variadas.


6- Foco no relacionamento
Além do giro de estoque, um dos principais objetivos da Black Friday é estreitar o
relacionamento com o consumidor. Os descontos são uma forma de chamar a atenção
e aumentar a movimentação das lojas para maiores chances de vendas, mas não se
esqueça de incluir ações que ajudem sua marca a estar mais próxima de seu cliente
durante o processo.
Relacione os descontos da Black Friday à condição de o cliente fornecer dados sobre
ele para que no futuro, você poderá utilizar as informações de contato desse cliente para
conhecer as preferências e necessidades dele e, consequentemente, fidelizá-lo.
7- Faça Marketing pós-venda
O principal objetivo do marketing pós-venda é fidelizar o cliente. Para que um cliente volte
a comprar em sua loja é necessário uma série de fatores como: um bom atendimento,
formas de pagamento diversas, além de uma boa aparência física da loja. Além dos
]atributos citados, é importante fazer marketing pós-venda para manter o relacionamento
com o seu cliente, mantendo contato com ele periodicamente.
Aproveite a Black Friday para dar um incentivo para que ele volte em outra oportunidade.
Você pode dar descontos ou condições especiais de pagamento para as compras de final
de ano, por exemplo.


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Fontes de pesquisa:


Participantes do desenvolvimento deste artigo:
Aquila Lima Moreira
Diana Maria da Silva
Emerson Silva
Erica Dias Matos
Giovane Barbosa Pereira de Almeida
Hilamel auxiliadora de lacerda
Islan Amorim
Jéssica Ribeiro da Silva
Thayna luchin Barbosa

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