Olá, conforme vimos na última postagem o Processo Decisório de Compra é um processo sistemático no qual o
consumidor passa por algumas etapas para adquirir um produto ou serviço. Esse
processo se constitui em 5 etapas que são Reconhecimento
do problema, Busca de informações, Avaliação de Alternativas, Decisão de compra
e o Comportamento pós compra.
Segundo Minard, 2013, existem alguns
processos que levam o cliente à tomada de decisão por determinado produto.
Alguns deles são:
- Processo
de categorização: é um processo
mental associado a categorias de produto. Exemplo: extensões de marcas.
- Processo
por Partes: é um processo que avalia os custos versus
benefícios das mercadorias para a tomada de decisão. Exemplo: garantias,
assistências.
- Estratégia
de Avaliação não Compensatória: neste tipo de estratégia o cliente escolhe
por eliminação, eliminando as marcas e produtos que oferecem menos benefícios.
Exemplo: uma carta de vinhos em um restaurante onde o cliente elimina o vinho
que não conhece ou que não harmoniza com seu prato.
-
Estratégia Lexicográfica: é quando duas
marcas tem o mesmo grau de importância e valor percebido para o consumidor,
porém algum fator determina a escolha do cliente. Exemplo: Óleo Liza ou Soya.
- Estratégia
de Eliminação por Aspectos: é semelhante a
lexicográfica, porém o fator determinante é o preço.
- Estratégia
Conjuntivas: é uma estratégia semelhante à de
Eliminação por Aspectos, porém existem 3 determinantes que são qualidade,
preço, design, onde o produto que não se adequa é eliminado. Exemplo: máquina
de lavar, geladeiras.
Os profissionais de marketing devem
entender as estratégias, pois elas afetam as escolhas dos consumidores. As
empresas, por sua vez, utilizam estes estudos para influenciar o cliente no
momento da tomada de decisão.
Ø Por
exemplo:
Como quando você vai a uma perfumaria comprar o seu perfume e no
momento da compra te oferecem um kit mais vantajoso, com mais itens, por um
valor próximo de outra fragrância. Esta é uma estratégia do fabricante do kit
para chamar atenção do seu produto quando comparado a um semelhante,
influenciando assim a escolha do consumidor.
Outro exemplo prático da influência que as ações das empresas
exercem na tomada de decisão, é o caso das concessionárias com os Test- Drive,
que tem como objetivo demonstrar as características e benefícios que o veículo
pode proporcionar para o cliente fazendo com que ele escolha pela compra
daquele determinado veículo a partir da experiência vivida.
Como vimos, são inúmeras as possibilidades que as empresas têm de
estimular seu consumidor a optar por seu produto em vez de outro. O tema
Comportamento do Consumidor é de suma importância para o entendimento das
necessidades dos clientes e sucesso de um produto. Nos próximos posts nos
aprofundaremos ainda mais neste tema.
Aguardamos você.
Até a próxima!
Fontes:
- Friendlab.co/processo-de-decisao-de-compra
- Artigo –
Processo de decisão de compra do consumidor
- Artigo –
Comportamento do consumidor – Processo de decisão de compra de livros pela
internet
Participantes:
- Camila de Mello
- Geiziel Rodrigues
- Janaina Rufino
- Mayra Gabriel
- Patricia Nejo
- Pedro Cavichiollo
- Stephanye Morgado
- Thais Rocha
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