MARKETING DE GUERRILHA
O Marketing de Guerrilha surgiu através de uma guerra chamada, guerrilha bélica é um tipo de guerra que seu principal objetivo é impor suas ideias e exterminar seus concorrentes. Esse Marketing surgiu na época que a publicidade precisava de uma inovação na década de 70. Mas essa ação só ocorreu nos anos 80, com a publicação do livro ‘’ Marketing de Guerrilha” do autor Jay Conrad Levinson, através desse livro ele defendeu que pequenas e médias empresas tem condições de disputar o mercado com grandes companhia, desde que utilizem estratégias apropriadas, baseadas em criatividade e inovação. E com o passar do tempo o Marketing só foi evoluindo com a tecnologia.
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A
primeira ação de Marketing de guerrilha:
Em 1929 Edward Louis Bernays, sobrinho do freud e um
respeitado Relações Públicas, criou a primeira ação de marketing de guerrilha:
Ele passo a seguinte informação para a imprensa: Haverá uma manifestação
feminista e durando esse ocorrido iam acender a tocha da liberdade, era obvio que
todos os jornalistas ficariam intrigados com essa informação, então quando todo
chegaram, cada feminista, todas modelos contratadas, acederam um LUCKY STRIKE e
fumaram na frente dos fotógrafos e jornalistas. Não podemos esquecer um fato
muito importante naquela mesma época as mulheres não podiam fumar em público.
Lembrando que Edward influenciou muito a forma como nos
‘’ relacionamos ‘’ com o consumo nos dias de hoje.
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Fronzen
Cinema
A companha foi criada pela Agência Havas Worldwide de
Dusseldorf, na Alemanha. Produzida pela JOTZ! A ideia era fazer com que os
espectadores sentissem na pele, por algumas horas, o que os moradores de rua
sentem todos os das, principalmente nas frias noites de inverno. Eles receberam
cobertores para ajudá-los a enfrentar o frio dentro do cinema e com essa ação
perceberam com isso a importância de ajudar. Cada cobertor contava com um QR
Code que indicava o caminho para ajudar a Fifty Fifty.
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Real test Ride
O grande
triunfo de Harley Davidson é proporcionar experiências pilotando uma Harley
ouvindo o seu inconfundível ronco do motor e a liberdade, essa ação foi
produzida em São Paulo o cliente chega à concessionária e é convidado a fazer
um ‘test ride’ com uma das motocicletas. No decorrer do trajeto, ele se depara
com 60 ‘’ harleyros ‘’, que passam a fazer todo o caminho ao seu lado, como se
ele fosse parte do grupo.
FONTES:
Autores:
Andréia Lopes
Edlaine Sousa
Emerson Príncipe
Jefferson Carvalho
Michelle Garcia
Rebeca Souza
Tiago Jesus
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