6 áreas de atuação para formados no curso de Marketing

 


   Na publicação de hoje vamos falar um pouco mais a fundo sobre o mercado de trabalho e o leque de opções que um profissional de marketing possui.

   É muito comum os profissionais desta área em questão serem associados única e exclusivamente a propaganda e vendas, o que está incorreto, o profissional de marketing não desempenha apenas essas funções, o mercado é bem maior e possui mais aplicações e funções para um profissional do que apenas ações e campanhas publicitárias.

   As empresas e o mercado em si, estão cada vez mais focados em antecipar os desejos de seus clientes para assim poder satisfazê-los, e é papel do profissional de marketing realizar esse estudo, o foco são os consumidores e suas necessidades, e essa estudo pode ser realizado atuando em diferentes departamentos e setores econômicos. Veja abaixo 6 áreas de atuação para um profissional graduado em marketing.

1. Endomarketing

   O endomarketing é uma junção da área do marketing com a de recursos humanos. O endomarketing motiva os colaboradores e faz com que eles realmente se sintam uma parte importante dentro da empresa, essa área se atenta às necessidades dos seus colaboradores transformando os  problemas em possibilidades de melhora e trabalha para garantir o melhor ambiente de trabalho para eles. A área de recursos humanos e o time de marketing precisam juntar forças e trabalhar em cima da interação do colaborador com a empresa, desenvolvendo atividades no dia a dia que resultem em uma maior motivação da equipe.

   A empresa que decide investir em endomarketing terá colaboradores mais motivados, leais e compromissados com a empresa, diminuindo a rotatividade de funcionários e também conseguirá otimizar a produtividade da empresa,  passando a ter um clima organizacional  mais saudável e agradável com qualidade de trabalho e bem-estar.

 

2. Inbound Marketing

   É o conjunto de estratégias de marketing que visa atrair e converter clientes usando conteúdo relevante explorando canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais para ser encontrada. São realizadas ações para captar o potencial cliente para seu blog ou site, fazendo todo um trabalho de relacionamento com essa pessoa. Esse relacionamento é desempenhado por meio de conteúdo personalizado e autoral de uma forma que eduque a audiência e potenciais clientes sobre o segmento de sua empresa, transformando sua empresa em referência em determinado assunto relacionado a seu mercado e influencia na decisão de compra de futuros clientes.

   As empresas mais inovadoras do mercado têm usado o Inbound Marketing agressivamente como estratégia de Marketing. Resumindo, o Inbound Marketing serve para aumentar a visibilidade de seu negócio, diminuir o custo de aquisição de seus clientes, atrair clientes em potencial, gerar conteúdos que fazem diferença e otimizar o processo de vendas.

 

3. Neuromarketing

   O neuromarketing nada mais é do que aplicar as tecnologias de neurociência para fins do marketing. Sua utilidade está pautada na aplicação de tomografia cerebral para identificar as reações geradas no cérebro humano quando as pessoas recebem determinados estímulos. Exemplo, Através de testes de ressonância magnética é possível medir a dilatação da pupila, a resposta muscular e a temperatura da pele de um indivíduo quando ele é estimulado, então o neuromarketing usa essas informações para estimar o tempo de resposta, a frequência e a localização da atividade neuronal, visando assim otimizar seus anúncios e estratégias de comunicação.

   Com a ajuda das tecnologias da neurociência, conseguimos identificar os estímulos que acionam cada uma das partes do nosso cérebro e a partir disso, os profissionais de marketing conseguem entender de que forma os consumidores captam o seu produto ou anúncio. É possível identificar se uma propaganda força a pessoa a pensar mais antes de entender a mensagem, ou se ela aciona seu lado instintivo de imediato. De acordo com esses dados, surge a possibilidade de traçar estratégias que estimulem determinadas áreas do cérebro e gerem o impacto desejado, obtendo mais eficiência nas suas atividades de divulgação e geração de valor de produtos e serviços.

4. E-commerce

   O Marketing em lojas online difere da realizada para os pontos físicos, por mais que o mundo na internet seja uma extensão da realidade. A promoção e divulgação de produtos e serviços em ambiente virtual exige técnicas de SEO (uso estratégico de palavras), compreende anúncios pagos e lida com a visibilidade em páginas parceiras.

   Nas plataformas de comércio digital, o profissional que passou por um curso de Marketing pode atuar. Nessa ocupação, será responsável por acompanhar e avaliar dados de todo o processo de divulgação e vendas de produtos. Assim como faria em um estabelecimento ou loja física, o marketing no e-commerce também deverá estar atento ao comportamento do público e suas preferências. Com um montante eficiente de informações coletadas a partir de ferramentas da própria rede, o marketing será capaz de identificar possíveis defeitos na estratégia e ainda trabalhar em novas soluções. Como um profissional extremamente analítico, deve sempre estar em busca dos melhores métodos e recursos para seu negócio, visando o aumento do interesse e, consequentemente, das vendas online.

 

5. Análise de dados

   Um analista de dados é responsável por realizar a coleta, compilar e interpretar as informações disponíveis para obter insights que possam direcionar a tomada de decisões em um negócio. No cotidiano desse profissional, são realizadas diversas análises que, normalmente, também estão relacionadas com as atividades do dia a dia de uma empresa.

   O cientista de dados é o profissional responsável ​​por tornar útil às empresas o grande volume de dados estruturados e não estruturados disponibilizados constantemente pela internet. Ele vem sendo cada vez mais requisitado por conta do Big Data, que permite coletar dados estruturados e não estruturados que podem ser interpretados para as tomadas de decisão. Entretanto, o poder do Big Data pode ser um problema quando se leva em consideração apenas o mar de dados gerados atualmente. Para transformar tudo isso em informações relevantes para um negócio, é preciso contar com profissionais especializados na realização de todas as fases de um processo de análise.

 6. Consultoria

   O objetivo de uma consultoria, independentemente da área de atuação, é auxiliar o cliente em um assunto que ele não tem conhecimento suficiente para resolver sozinho. O papel do consultor é amplo, mas algumas de suas principais funções é diagnosticar problemas ou aspectos que podem ser otimizados, definir as soluções e melhorias que devem ser feitas, estabelecer metas e traçar caminhos para alcançar os resultados.

   O consultor de marketing é quem pode ajudar seu cliente a identificar melhor o perfil de seu público, traçar as melhores estratégias para se destacar no mercado e alavancar as vendas. Ele trabalha na construção de planos para aumentar o alcance de audiência, no estudo de concorrência, sugestões de conteúdo e canais de comunicação ideais para cada ação. Se uma empresa não está atingindo os resultados que esperava com sua equipe de marketing ou precisa de orientações para saber por onde começar, esse é o profissional indicado.

Fonte:

     https://www.educamaisbrasil.com.br/cursos-e-faculdades/marketing/salario-de-tecnologo-em-marketing-carreira
     https://www.unicesumar.edu.br/blog/areas-formados-no-curso-de-marketing/
     https://exame.com/carreira/as-7-carreiras-em-vendas-e-marketing-mais-quentes-para-este-ano/
     https://www.impacta.com.br/blog/profissional-de-marketing-conheca-as-diferentes-areas-de-atuacao/
     https://rockcontent.com/br/blog/endomarketing/#:~:text=Endomarketing%20%C3%A9%20uma%20estrat%C3%A9gia%20de,motivada%20e%20reduzindo%20o%20turnover.
     https://resultadosdigitais.com.br/especiais/inbound-marketing/#
     https://resultadosdigitais.com.br/agencias/o-que-e-neuromarketing/#:~:text=Neuromarketing%20%C3%A9%20um%20campo%20de,3.0%3A%20centrado%20no%20ser%20humano.
     https://www.impacta.edu.br/blog/afinal-como-trabalhar-com-dados-conheca-7-profissoes-possiveis/
     https://blog.academiain1.com.br/saiba-por-onde-comecar-uma-carreira-focada-em-analise-de-dados-2/
     https://blog.hotmart.com/pt-br/o-que-um-consultor-faz


Realizado por:
Amanda Marques
Caio Reis
Caroline Rodrigues
Eduardo Severiano
Felipe Santos
Hye Sung
Kauan Gligio
Maria Laura
Mayara Capitanio

Comentários