Você sabe a importância do conteúdo que
você ou sua empresa têm para seu público? Geralmente, esta responsabilidade
está nas mãos do setor de marketing, por isso, vamos falar sobre importância do
conteúdo para quem está pensando em fazer carreira em marketing.
Para todo profissional de marketing, do
estagiário ao diretor, é importante ter em mente que, a criação de conteúdo
estará relacionada aos seus produtos ou serviços, os divulgando para fazer sua
marca presente no mercado, nas redes sociais, site e em outros canais digitais,
atraindo cada vez mais prospects e clientes potenciais.
Mas como?
Em marketing, isso é chamado de Inbound
Marketing, que engloba o marketing de conteúdo e outras formas que atraiam o
interesse de pessoas a sua marca. Atualmente, este é um dos principais
segmentos do marketing digital, mas é preciso cuidado e ter muita estratégia
para executá-lo, como, primeiramente, saber quem é seu público (personas), ter planejamento,
definir seus objetivos e prioridades e como e onde divulgar sua mensagem.
Identificar e estudar quem é o seu
público é primordial. Somente assim, você irá identificar as necessidades e
desejos dos mesmos, usando estes aspectos a favor do seu negócio. O conteúdo
proposto precisa passar o que seu público procura, o atraindo para o caminho
dos seus resultados.
Onde?
Você poderá divulgar o conteúdo em um
blog, nas redes sociais, e-mail, artigos feitos no site, vídeos ou em outros
canais. É importante estudar qual será o melhor canal que lhe dará retorno e
resultados, ou seja, o canal em que seu conteúdo será mais visto e terá maior
divulgação!
Por isso, o conteúdo do seu texto
precisa chamar a atenção do público e atraí-los, e isso pode ser feito através
de textos que contenham títulos impactantes, palavras-chaves que atraiam
pessoas, hashtags e hiperlinks, que dão conexão a outra página que você deseja
que seja vista também. Tais pontos, são estratégias chamadas de estratégias de
SEO (Search Engine Optimization).
SEO
Brevemente falando,
para o profissional de marketing, é preciso entender o conceito e a importância
da estratégia de SEO, que se leva em conta os pontos já destacados antes, além
de outras técnicas de otimização em seu site, visando o crescimento de tráfego
de seus canais digitais apenas usando práticas de qualidade de conteúdo para
melhorar sua posição nos mecanismos de buscas via web.
Você, profissional
de marketing
Na maioria das
vezes, a criação de um conteúdo precisa ser planejada e executada pela área de
marketing, mas isso não significa que isso é um aspecto exclusivo para nós. É
importante que outras áreas estejam relacionadas e participem da criação do
conteúdo, como a área de produtos e vendas, por exemplo, pois eles irão ajudar
ainda mais na qualidade do conteúdo com informações importantes, pois assim, a
probabilidade de atrair novos leads é ainda maior.
Como profissionais
de marketing, para a criação de um conteúdo, precisamos deixar a marca
presente, bem como a especificação de seus produtos e serviços, de forma
objetiva, que irá atrair o público a se interessar pelo conteúdo, assim,
atingindo seu objetivo.
Muito além de ter um
planejamento, objetivo, metas e executar os processos de criação de conteúdo, o
profissional de marketing deve se em mente questões que vão além do marketing
digital e suas ferramentas. É preciso estudar, pesquisar e ser curioso, indo
além das ferramentas digitais no cotidiano, seja qual for o segmento da
carreira em marketing.
A criação de conteúdo
será eficaz somente se tivermos estes importantes aspectos em mente, deixando
claro que suprir a necessidade de procura do cliente é mais importante, pois
assim, a probabilidade de as metas e objetivos traçados pela área e pela empresas
serão alcançados e irão trazer os resultados desejados.
Autores:
Bárbara Santos
Beatriz Coutinho
Caroline Malgueiro
Fernanda Farias
Isabella Menezes
Janaina Velozo
Laís Santos
Suzana Caroline
Taína Araújo
Wilma Quispe
Fontes:
Palavras-chave:
Conteúdo /
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