Rebranding – mudanças no branding da
empresa.
O posicionamento da marca, sua missão,
atitudes e valores, são transmitidos pelo branding, e é a forma que o cliente
irá enxergar a empresa, a percepção que ele vai ter, o que vai ficar em sua
mente, pelo que sua marca será lembrada e conhecida.
O mercado sempre esta em uma constante
mudança, o que deu certo ontem pode não dar certo hoje e em muitos casos as
empresas precisam se reposicionar no mercado, com novos conceitos, atitudes e
inovações para ser destaque em seu segmento.
“nada é tão bom que não possa ser
melhorado”
O rebranding é caracterizado por
qualquer alteração que for feita por uma empresa já estabelecida no mercado, a
fim de mudar a percepção de seus clientes. Pode ser melhorias em seu branding
antigo de acordo com as necessidades da empresa, tanto como quaisquer mudanças
no logo, cores, fontes ou slogan, produtos, na
cultura, nos princípios e identidade.
Determinada empresa pode passar pelo processo de Rebranding
por diversos motivos. Conheça alguns fatores que podem tornar-lo necessário:
●
Necessidade de união dentro empresa;
●
Reposicionamento de marca para gerar diferenciação da
concorrência;
●
Criação de novos produtos;
●
Crises ou processos judiciais;
●
Separação de organizações;
●
Redução de portfólio;
●
Imagem desatualizada;
●
Mudança na localização geográfica;
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Perda de clientes ou posição de mercado;
●
Crise econômica.
O nível
de mudança pelo qual a empresa passará, diferencia o Rebranding em duas
vertentes. São elas:
Rebranding evolutivo
Refere-se
a pequenas e sucessivas mudanças que, embora sejam pouco percebidas pelos
stakeholders, são capazes de atualizar e fortalecer a empresa no mercado.
Rebranding revolucionário ou radical
São
mudanças extremas que envolvem todo o negócio, como modificação no nome da
marca ou nova identidade visual.
No fundo, rebranding existe e é necessário porque, atualmente, é praticamente
impossível gerir uma empresa sempre da mesma maneira. A evolução é inevitável.
Os públicos mudam de perfil ao longo do tempo. Continua-se a gerir a sua
empresa da mesma forma desde que ela foi criada, o mais certo é que esteja
estagnada e que esteja a perder negócios.
A mudança é muito saudável para uma
empresa, quer seja radical ou que envolva pequenos ajustes. Além disso, as
ações de rebranding costumam ser altamente respeitadas pelo mercado, porque transmite
dinamismo, vivacidade e, acima de tudo, genuíno empenho e profissionalismo para
que a empresa se destaque num mercado cada vez mais competitivo.
O processo de rebranding deve sempre
ser visto como uma evolução da marca, e não como a morte dela para o nascimento
de outra.
Autores:
·
Fernando Chiari
·
Darli Cabral
·
Ana Clara Teixeira
·
Inês de Jesus Teixeira
·
Samiris Siqueira
·
Ricardo Brandão
·
José Henrique Suarez Santiago
·
Gustavo Toledo
·
Kevin Juan
·
Victor Augusto Serrano
Palavras Chaves: Marcas, Branding, Marketing, Rebranding, Apple.
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Referencias:
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