No post anterior, discutimos o conceito e a importância do marketing institucional. Mas, como o marketing institucional funciona?
Fonte: https://h2web.com.br/
O marketing institucional utiliza diversas áreas para
atingir o objetivo de cativar seu público e proporcioná-lo experiências que o façam se
apaixonar pela marca, mas as principais são:
Ambiental: Podemos considerar que esta é a área mais
explorada pelas empresas que querem construir uma boa imagem ou que desejam
apresentar diferenciais no mercado. Comumente as organizações adotam o
chamado “marketing verde” por meio de projetos que visam a
sustentabilidade e, consequentemente, a aproximação do consumidor, seja através
da preocupação com a reciclagem de produtos, conscientização do
uso de recursos naturais, e demais ações que não somente beneficiam
o indivíduo, mas a sociedade como um todo. Uma das empresas que adotou
esta visão é o Santander, que possui um programa de reciclagem de
pilhas, baterias e celulares que são recolhidos através do “Papa-Pilhas”,
projeto que até 2014 tinha reciclado 155,5 milhões de toneladas destes materiais.
Esportivo: Consiste no patrocínio de equipes ou eventos
esportivos. Uma das alternativas mais comuns são as corridas beneficentes, um
exemplo é a corrida anual promovida pelo McDonald’s com o objetivo de fortalecer
a mensagem do outubro rosa, mês de combate ao câncer de mama.
Cultural: Assim como o esportivo, a organização patrocina
eventos deste segmento, seja da categoria audiovisual, musical ou
literatura. Através desse tipo de plataforma a marca pode se aproximar do consumidor.
Como exemplo, temos o Rock in Rio, festival de música em que diversas
marcas disputam a atenção do público, entre elas está a Heineken, que
desembolsa 25% da sua verba de marketing para participar do evento e é responsável
por montar uma tirolesa para entretenimento do público.
Social: Promovendo mudanças e atitudes comportamentais
pensando no futuro do mundo, nesta atuação as empresas trabalham com
todos os tipos de causas sociais, de forma a criar uma maneira autêntica de
aplicar o DNA social na marca sem perder o foco no cliente, este pensamento é uma
das evoluções do estudo do Marketing.
Através das pesquisas apresentadas no Livro Marketing 3.0 de
Philip Kotler, nos países Estados Unidos e Reino Unido é explícito a
relevância deste assunto para a sociedade:
O novo consumidor está conectado 24 horas por dia e, consequentemente, antenado as informações das marcas que fazem parte do seu
cotidiano, por este motivo, o marketing institucional é um impulsionador do interesse
positivo dos clientes.
Palavras-chave: Marketing, institucional, marca imagem, valor, ação, ambiental, esportivo, social, cultural, consumidor.
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Autores:
- Aline de Paula Godoy
- Camila Mirelly Silva Souza
- Cecília Pereira Ferreira
- Juliana dos Santos Carneiro,
- Mariana Prado
- Rodrigo Afonso do Nascimento
- Stéfani de Lima Moreira
- Thiago Oliveira de Castro
Referências:
KLOTER, P. Marketing 3.0 – As forças que estão definindo o novo marketing
centrado no ser humano.
centrado no ser humano.
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