MARCAS & BRANDING
O que é uma marca?
São Emblemas, Símbolos ou Signos, que são usados desde a Idade Média, como por exemplo, naquela época famílias e casas usavam brasões para representar-los. E com passar do tempo, com a imagem da revolução industrial como algo mais mecanizado, empresas queria retomar esses valores de antigamente se inspirando no estilo rococó que data de 1700 a 1780 e se tratava do movimento e formas da natureza como algo mais pomposo e artesanal.
Dentre os exemplos atuais citaremos três, o
primeiro é a Apple que seu primeiro logo tem uma referência da inspiração com
um desenho de uma maçã quando caiu na cabeça de Newton, com traços
renascentistas, e com o tempo ficou em desuso adaptando a maçã proibida em uma
proporção mais simples, memorável e de fácil reconhecimento, se tornando mais
minimalista.
A segunda marca é a Pepsi que nos traz uma fonte vermelha mais manuscrita no passado cheio de curvas que dificulta de reproduzir e com base nisso foi criado uma logo redonda que se assemelha ao círculo de Yin-Yang da Bandeira da Coréia do Sul, que foi se adaptando as décadas, tendo como a imagem da empresa o frescor das ondas e o equilíbrio da marca.
E por último temos a famosa Coca-Cola que foi na
contramão em questão de sua atualização, pois no começo pelo produto se tratar
de um medicamento tinha se letras garrafas e simples e depois dar uma
reformulação na formula para se tornar um refrigerante as letras se adaptaram
ao conceito de sua garrafa com letras rebuscadas e curvilíneas que vem sendo
modelo até hoje.
Mas como foram criadas essas marcas e quais seus
processos?
Existe um formato para descrever que tem um
formato de duplo diamante e se trata de 4 etapas para se criar sua marca:
Descobrir, Definir, Desenvolver e Deliberar.
Descobrir: Por onde começar, quais são suas
referências e qual é seu público alvo?
Definir: Brainstorm que é a criação de
conceitos, qual é o nosso problema principal?
Aqui temos o Afunilamento
Desenvolver: Depois de criado vem o fichamento
de ideias e a criação da logomarca
Deliberar: E por último, mas não menos
importante vem o Desenvolvimento: cores e formas.
E a entrega!
Branding VS Identidade Visual
Ao ramo de trabalho de criação existe dois
conceitos que se diferem, mas com o mesmo objetivo e causa uma confusão de seus
serviços. Quem atua no marketing faz branding que é o que: uma pesquisa do
logotipo e seu posicionamento de seu perfil, sendo mais constante e consistente
de apelo mais emocional, uma estratégia do marketeiro.
E já Design Gráfico adota mais a Identidade
Visual, que são conceitos mais metódicos como o grafico: se a tipografia será
em alto relevo ou chapado e as cores sendo degrade ou monocromático. Enfim a
estética do logotipo.
Visite nosso canal no YouTube:
https://youtu.be/_mvG0EML3h8
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Por favor críticas, comentários e sugestões no
site.
Agradecimentos:
João Gabriel
Karen Dubón
Matheus Reis
Daniel Lima
Guilherme Marchini
Eliana Gomes
Tiago Santana
Marketing / Branding / Marcas
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